Siga aquele cliente!
Certamente você já se cansou de
ver sua caixa de e-mails cheia de spams ou mesmo seu celular tocando no meio da
noite com anúncios por SMS ou até mesmo pelo WhatsApp com assuntos que não só
não foram solicitados como não faziam o menor sentido.
No entanto, cada vez mais,
recebemos mensagens que parecem ter chegado no exato momento que precisávamos
tomar uma decisão importante. É aquela oferta de desconto no empréstimo
pessoal, aquela oferta no seu restaurante favorito ou mesmo uma dica sobre como
acessar sua rede social favorita na sua nova Smart TV.
Essas mensagens relevantes chegam
até nós graças a correta integração de canais, ferramentas de CRM e Analytics
que permitem “acertar” o que precisamos naquele exato momento das nossas vidas.
O EDM – Event Driven Marketing (marketing dirigido por eventos) é a disciplina do Maketing onde todas as
atividades comerciais, de relacionamento ou qualquer contato com o cliente é
feito com base em uma aprendizado constante dos hábitos individuais de cada
consumidor, permitindo criar comunicações mais personalizadas e
individualizadas.
Você pode se perguntar porque
cada vez que liga no Contact Center do seu banco ou de sua operadora de TV por
assinatura precisa ouvir o mesmo e repetitivo menu, quando tudo o que você
deseja é saber o seu saldo ou quando o sinal irá retornar na sua região. Com uma correta aplicação dessa
disciplina cada cliente pode receber prioritariamente a comunicação mais
relevante.
Imaginando que este acesso ao
Contact Center ocorra por um App e não mais por uma chamada de voz, seria possível
ainda, oferecer a um cliente que demonstrou algum grau de atrito uma interação
por chat ou vídeo chamada com um especialista que poderia resolver o problema
especifico, evitando que o mesmo recorra aos órgãos de proteção ao consumidor
ou venha a postar uma mensagem negativa nas redes sociais, prejudicando a
imagem da empresa e gerando custos adicionais para algo que poderia ser
solucionado no primeiro contato.
O Event Driven Marketing adiciona
uma nova e importante dimensão sobre o tempo correto e a habilidade de oferecer
o que é relevante para cada cliente tratando cada individuo de forma única,
reduzindo atritos, aumentando a fidelidade e lucratividade. Literalmente
estamos falando: Siga aquele
cliente!
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