Siga aquele cliente!

Certamente você já se cansou de ver sua caixa de e-mails cheia de spams ou mesmo seu celular tocando no meio da noite com anúncios por SMS ou até mesmo pelo WhatsApp com assuntos que não só não foram solicitados como não faziam o menor sentido.

No entanto, cada vez mais, recebemos mensagens que parecem ter chegado no exato momento que precisávamos tomar uma decisão importante. É aquela oferta de desconto no empréstimo pessoal, aquela oferta no seu restaurante favorito ou mesmo uma dica sobre como acessar sua rede social favorita na sua nova Smart TV.

Essas mensagens relevantes chegam até nós graças a correta integração de canais, ferramentas de CRM e Analytics que permitem “acertar” o que precisamos naquele exato momento das nossas vidas.
O EDM – Event Driven Marketing (marketing dirigido por eventos) é  a disciplina do Maketing onde todas as atividades comerciais, de relacionamento ou qualquer contato com o cliente é feito com base em uma aprendizado constante dos hábitos individuais de cada consumidor, permitindo criar comunicações mais personalizadas e individualizadas.

Você pode se perguntar porque cada vez que liga no Contact Center do seu banco ou de sua operadora de TV por assinatura precisa ouvir o mesmo e repetitivo menu, quando tudo o que você deseja é saber o seu saldo ou quando o sinal irá retornar na sua região.  Com uma correta aplicação dessa disciplina cada cliente pode receber prioritariamente a comunicação mais relevante.

Imaginando que este acesso ao Contact Center ocorra por um App e não mais por uma chamada de voz, seria possível ainda, oferecer a um cliente que demonstrou algum grau de atrito uma interação por chat ou vídeo chamada com um especialista que poderia resolver o problema especifico, evitando que o mesmo recorra aos órgãos de proteção ao consumidor ou venha a postar uma mensagem negativa nas redes sociais, prejudicando a imagem da empresa e gerando custos adicionais para algo que poderia ser solucionado no primeiro contato.


O Event Driven Marketing adiciona uma nova e importante dimensão sobre o tempo correto e a habilidade de oferecer o que é relevante para cada cliente tratando cada individuo de forma única, reduzindo atritos, aumentando a fidelidade e lucratividade. Literalmente estamos falando:  Siga aquele cliente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comércio Eletrônico 2025: Tendências, Inovações e a Revolução da Experiência do Cliente

O Surgimento da Era da Interconexão: IoT, IA e o Novo Mundo Autônomo.

O Papel Transformador da Inteligência Artificial e Big Data na Otimização das Cadeias de Suprimentos do Varejo