O e-mail Marketing segue na liderança no mundo digital.

Muito se falou que o e-mail Marketing estava com os dias contados e era uma plataforma destinada a morrer rapidamente, depois da explosão da redes sociais, dos dispositivos móveis e seus Apps. No entanto, ao contrário daqueles, que pregavam um fim apocalíptico, o que vimos foi a reinvenção e a consolidação da ferramenta como a que oferece maior retorno sobre o investimento dentro do marketing digital. Prova disso é que os números de vendas atribuídas ao e-mail Marketing seguem crescendo ano a ano. A participação em 2013 foi de 18% e saltou para 23% em 2014.

Se voltarmos no tempo. Há cerca de 10 anos, antes da explosão do Facebook, Twitter, Instagran, Google+ e outras redes sociais, todo o marketing digital era concentrado em anúncios pagos nos websites e no e-mail.

Atualmente apesar dos impressionantes números de usuários das redes sociais, as pesquisas demonstram que o e-mail Marketing reina sozinho, quando se fala em lucro por conversão mensurada de vendas. Novas pesquisas da “Campaign Monitor” mostram que cada US$ 1,00 gastos em e-mail Marketing, geram US$38,00 de ROI.

Este sucesso está ligado a constante atualização da ferramenta. Após os investimentos em personalização e segmentação, o mercado adotou mais fortemente Big Data e Analise comportamental. Além disso outros recursos foram incorporados para aproveitar o boom das plataformas moveis, o uso de conteúdo relevante e multimídia.

Uma pesquisa realizada pela BlueHornet (www.bluehornet.com) revelou que, se um e-mail não é otimizado para dispositivos móveis, mais de 80% das pessoas irão excluí-lo e haverá cerca de 30% de cancelamentos do opt in. Além disso, essa pesquisa indica que aumenta em 63% a disposição dos consumidores de abrirem o link para o website, se a mensagem estiver em um formato que possa ser lida no seu smartphone.

A integração de vários canais digitais para a divulgação de campanhas de marketing é uma estratégia fundamental para se atingir públicos mais amplos. O e-mail Mmarketing é parte indispensável desse tipo de estratégia, já que possui uma força incrível quanto ao direcionamento para outros canais.

Outra tendência é o chamado remarketing. Nessa estratégia, o e-mail Marketing é usado para trazer de volta aquele contato que visitou um produto em sua página, ou mesmo o incluiu no carrinho, mas abandonou a compra.

O mercado publicitário no Brasil deverá crescer 2,3% este ano e 4,5% no próximo ano, impulsionado pelos jogos Rio-2016, indicam as previsões do World Advertising Research Center (www.warc.com).

A internet terá a maior fatia do investimento publicitário mundial já em 2016. Isto graças a uma previsão de crescimento do investimento no online na ordem dos 15,6% este ano, atingindo os 154 milhões de dólares, e de 12,7% em 2016, chegando aos 173 milhões de dólares, mais do que os 168 milhões previstos para a televisão, que deverá registrar uma quebra de 0,9% este ano e uma subida de 3,1% em 2016. O investimento no digital em 2016 será liderado pelo Reino Unido, seguido pela Austrália, Estados Unidos, Canadá e Alemanha.


A integração do e-mail Marketing com outros canais digitais segue se mostrando como chave para conversão de vendas, especialmente no e-commerce e certamente ainda será muito explorado nos próximos anos, conforme indicam as últimas pesquisas, mostrando que com inovação é possível seguir na liderança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comércio Eletrônico 2025: Tendências, Inovações e a Revolução da Experiência do Cliente

O Surgimento da Era da Interconexão: IoT, IA e o Novo Mundo Autônomo.

O Papel Transformador da Inteligência Artificial e Big Data na Otimização das Cadeias de Suprimentos do Varejo