O e-mail Marketing segue na liderança no mundo digital.
Muito se falou que o e-mail Marketing estava com os
dias contados e era uma plataforma destinada a morrer rapidamente, depois da
explosão da redes sociais, dos dispositivos móveis e seus Apps. No entanto, ao
contrário daqueles, que pregavam um fim apocalíptico, o que vimos foi a
reinvenção e a consolidação da ferramenta como a que oferece maior retorno
sobre o investimento dentro do marketing digital. Prova disso é que os números
de vendas atribuídas ao e-mail Marketing seguem crescendo ano a ano. A
participação em 2013 foi de 18% e saltou para 23% em 2014.
Se voltarmos no tempo. Há cerca de 10 anos, antes da explosão do
Facebook, Twitter, Instagran, Google+ e outras redes sociais, todo o marketing
digital era concentrado em anúncios pagos nos websites e no e-mail.
Atualmente apesar dos impressionantes números de usuários das redes
sociais, as pesquisas demonstram que o e-mail Marketing reina sozinho, quando
se fala em lucro por conversão mensurada de vendas. Novas pesquisas da “Campaign
Monitor” mostram que cada US$ 1,00 gastos em e-mail Marketing, geram US$38,00
de ROI.
Este sucesso está ligado a constante atualização da ferramenta. Após os
investimentos em personalização e segmentação, o mercado adotou mais fortemente
Big Data e Analise comportamental. Além disso outros recursos foram
incorporados para aproveitar o boom das plataformas moveis, o uso de conteúdo relevante
e multimídia.
Uma pesquisa realizada pela BlueHornet (www.bluehornet.com) revelou que, se um e-mail não é
otimizado para dispositivos móveis, mais de 80% das pessoas irão excluí-lo e haverá cerca de 30% de cancelamentos do opt in. Além disso, essa pesquisa indica que
aumenta em 63% a disposição dos consumidores de abrirem o link para o website, se
a mensagem estiver em um formato que possa ser lida no seu smartphone.
A integração de vários canais digitais para a divulgação de campanhas de
marketing é uma estratégia fundamental para se atingir públicos mais amplos. O e-mail Mmarketing é parte indispensável desse tipo de estratégia, já que
possui uma força incrível quanto ao direcionamento para outros canais.
Outra tendência é o chamado remarketing.
Nessa estratégia, o e-mail Marketing é usado para trazer de volta aquele
contato que visitou um produto em sua página, ou mesmo o incluiu no carrinho,
mas abandonou a compra.
O mercado publicitário no Brasil deverá crescer 2,3% este ano e 4,5% no
próximo ano, impulsionado pelos jogos Rio-2016, indicam as previsões do World Advertising
Research Center (www.warc.com).
A internet terá a maior fatia do investimento publicitário mundial já em
2016. Isto graças a uma previsão de crescimento do investimento no online na
ordem dos 15,6% este ano, atingindo os 154 milhões de dólares, e de 12,7% em
2016, chegando aos 173 milhões de dólares, mais do que os 168 milhões previstos
para a televisão, que deverá registrar uma quebra de 0,9% este ano e uma subida
de 3,1% em 2016. O investimento no digital em 2016 será liderado pelo Reino
Unido, seguido pela Austrália, Estados Unidos, Canadá e Alemanha.
A integração do e-mail Marketing com outros canais digitais segue se
mostrando como chave para conversão de vendas, especialmente no e-commerce e certamente
ainda será muito explorado nos próximos anos, conforme indicam as últimas
pesquisas, mostrando que com inovação é possível seguir na liderança.
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