Dados um importante ativo para empresas de todos os tamanhos

Você pode estar se perguntando se já é o momento de investir em Big data ou mesmo questionando o quão importante este assunto é para a sua empresa. 

A resposta é que você pode estar ficando para trás e deixando de surfar uma onda de grandes oportunidades para o seu negócio.

Cuide bem deste ativo

A coleta e análise de dados se torna cada vez mais acessível, de forma, que quem souber tirar proveito deste importante ativo fará a diferença no momento de construir estratégias de relacionamento, de definir melhor o mix de produtos, planejar a comunicação ou mesmo na hora de contratar os talentos mais adequados para cada posição.

Atualmente mesmo uma pequena empresa gera uma diversidade de dados relevantes. Se a empresa tem um site, uma presença nas redes sociais, aceita cartões de crédito etc. , até mesmo uma loja com uma única pessoa tem dados a coletar sobre seus clientes, a  experiência do usuário, o tráfego da web e muito mais. Isto significa que as empresas de todos os tamanhos precisam de uma estratégia para Big data e um plano de como coletar, usar e protegê-los.

 De uma forma muito simples: Se você possui ou opera um negócio, e você tem dúvidas sobre como melhorar esse negócio, você tem dados, seus dados são um ativo, e ele pode ser usado para melhorar o seu negócio.

Portanto, proteja os seus dados e lembre que segurança é algo crítico e deve ser muito bem avaliado na hora de planejar sua estratégia.

Esses dados podem ser utilizados tanto para melhorar a eficiência operacional quanto a experiência do usuário. Entender qual o canal de relacionamento favorito do seu cliente (loja física, web site, App, rede social, contact center, e-mail etc.), quais os períodos do ano que ele te visita,  quais os caminhos percorridos até finalizar uma compra, são analises que permitem otimizar o seu negócio e planejar a distribuição de recursos ao longo de toda a cadeia de contato.

Colheitadeiras Inteligentes

Em última análise coletar dados permite inclusive melhorar o seu produto. A fabricante de tratores John Deere, por exemplo, utiliza sensores em seus tratores e colheitadeiras para se antecipar e prever quando eles precisarão de manutenção. A John Deere também instala sensores que coletam e informam dados sobre o plantio e colheita que são utilizados pelos produtores rurais.

O Monitor de Colheita fornece leituras precisas da produtividade e da umidade dos grãos durante a colheita através de sensores instalados na colheitadeira. As informações da colheita são facilmente visualizadas de forma instantânea. 


E você já está explorando e capitalizando todas as possibilidades que a coleta e análise de dados pode oferecer para o seu negócio? Se ainda não, é bom começar a repensar sua estratégia o quanto antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comércio Eletrônico 2025: Tendências, Inovações e a Revolução da Experiência do Cliente

O Surgimento da Era da Interconexão: IoT, IA e o Novo Mundo Autônomo.

O Papel Transformador da Inteligência Artificial e Big Data na Otimização das Cadeias de Suprimentos do Varejo