Dados um importante ativo para empresas de todos os tamanhos
Você pode estar se perguntando se
já é o momento de investir em Big data ou mesmo questionando o quão importante
este assunto é para a sua empresa.
A resposta é que você pode estar ficando
para trás e deixando de surfar uma onda de grandes oportunidades para o seu
negócio.
Cuide bem deste ativo
A coleta e análise de dados se
torna cada vez mais acessível, de forma, que quem souber tirar proveito deste
importante ativo fará a diferença no momento de construir estratégias de
relacionamento, de definir melhor o mix de produtos, planejar a comunicação ou
mesmo na hora de contratar os talentos mais adequados para cada posição.
Atualmente mesmo uma pequena empresa gera uma diversidade de dados
relevantes. Se a empresa tem um site, uma presença nas redes sociais, aceita
cartões de crédito etc. , até mesmo uma loja com uma única pessoa tem dados a
coletar sobre seus clientes, a experiência do usuário, o tráfego da web e
muito mais. Isto significa que as empresas de todos os tamanhos precisam de uma
estratégia para Big data e um plano de como coletar, usar e protegê-los.
De uma forma muito simples: Se você
possui ou opera um negócio, e você tem dúvidas sobre como melhorar esse
negócio, você tem dados, seus dados são um ativo, e ele pode ser usado para
melhorar o seu negócio.
Portanto, proteja os seus dados e lembre que segurança é algo crítico e
deve ser muito bem avaliado na hora de planejar sua estratégia.
Esses dados podem ser utilizados tanto para melhorar a eficiência
operacional quanto a experiência do usuário. Entender qual o canal de
relacionamento favorito do seu cliente (loja física, web site, App, rede social,
contact center, e-mail etc.), quais os períodos do ano que ele te visita, quais os caminhos percorridos até finalizar
uma compra, são analises que permitem otimizar o seu negócio e planejar a
distribuição de recursos ao longo de toda a cadeia de contato.
Colheitadeiras Inteligentes
Em última análise coletar dados
permite inclusive melhorar o seu produto. A fabricante de tratores John Deere,
por exemplo, utiliza sensores em seus tratores e colheitadeiras para se
antecipar e prever quando eles precisarão de manutenção. A John Deere também
instala sensores que coletam e informam dados sobre o plantio e colheita que
são utilizados pelos produtores rurais.
O Monitor de Colheita fornece
leituras precisas da produtividade e da umidade dos grãos durante a colheita através
de sensores instalados na colheitadeira. As informações da colheita são facilmente
visualizadas de forma instantânea.
E você já está explorando e
capitalizando todas as possibilidades que a coleta e análise de dados pode
oferecer para o seu negócio? Se ainda não, é bom começar a repensar sua
estratégia o quanto antes.
Comentários
Postar um comentário