O promissor mercado de Apps.

Depois que a Apple lançou a primeira geração de iPhones em 2007 o mercado de celulares mudou completamente. Pouco depois em 2010 viria o iPad. Hoje em  paises como os Estados Unidos e o Reino Unido mais de 90% da população possúem alguma assinatura de serviços 3G ou 4G. Calcula-se que em 2016 mais da metadade da população mundial estará conectada a Internet por meio dos celulares inteligentes ou tablets.

Números no Brasil

O Brasil conta com 306 milhões de dispositivos conectados à internet, a maioria (154 milhões) telefones inteligentes, segundo um estudo divulgado em abril, pela universidade Fundação Getulio Vargas (FGV).

O 26ª Relatório Anual de Tecnologia da Informação calculou que o Brasil conta com três terminais (computadores, tablets ou telefones inteligentes) para cada dois habitantes.

Atualmente, o Brasil tem 152 milhões de computadores e tablets "em uso", que representam três computadores para cada quatro habitantes. Desse total, 24 milhões são tablets.

No entanto, de acordo com o estudo, em 2015 esse número se elevará 8%, impulsionada pela venda de tablets, que representam mais da metade do valor.

Nas projeções do estudo, o Brasil terá um computador ou tablet por cada habitante, com um total de 208 milhões, para o biênio 2017-2018.

A evolução do mercado dos Apps.

Com todos esses números e facilidades que os dispositivos móveis nos proprcionam é de se esperar uma demanda ainda maior por Apps. Hoje eles ajudam em praticamente tudo e já fazem parte da nossa rotina diária desde o momento que nos levantamos até o momento de nos deitar. São aplicativos para praticamente tudo: redes sociais, jogos, saúde e beleza, operações bancarias, programas de fidelidade, compras online, cupons de desconto e muito mais.

O Gartner publicou recentemente alguns novos dados que prevê que até 2017 aplicações móveis serão transferidas 268 bilhões de vezes, o que gerará uma receita de mais de 77 bilhões de dólares, tornando aplicativos móveis uma das ferramentas de computação mais populares no mundo.

Claro que os Apps não são a única forma de acessarmos a Internet por meio dos smpartphones e tablets. Muitas pessoas ainda preferem o acesso tradicional pelos browsers. No entanto, estudos apontam que o acesso pelos Apps já é dominante, graças a interface mais adequada para as telas pequenas.

Entretanto é preciso lembrar que enquanto as estimativas apontam para cerça de 3 milhões de Apps disponíveis atualmente - a grande maioria na Apple Store e Google Play com mais de 1.4 milhões de Apps cada, haviam mais de 634 milhões de web sites no mundo em 2013. As pesquisas também apontam uma média de 40 Apps baixados por dispositivo, porém apenas 10 são usados frequentemente.

Isso posto, percebemos o grande desafio que é tornar o seu App relevante. Contéudo personalizado, facilidade de uso, interatividade, ferramentas de fidelização, são alguns elementos chaves nessa diferenciação. Um grande aliado será permitir ao cliente iniciar uma experiência em um canal e terminar em outro. O O2O (online to offline) será cada vez mais fundamental, pois no fundo, não somos usuários de um canal e sim de um produto ou serviço e queremos ter a liberdade de comprar no mobile, retirar na loja física, ou de comprar na loja e tirar dúvidas sobre usuabilidade pelo celular.

Beacons  

No quesito interação os iBeacons são a grande aposta do mercado. Esses pequenos emissores de rádio frequência permitem enviar mensagens personalizadas, como uma oferta de produto, navegação "indoor" ou mesmo coletar dados sobre os lugares mais visitados dentro de um estabelecimento. Nos Estados Unidos e Europa cresce o número de cases e aplicações que vão desde puramente comerciais a entretenimento e navegação. Aqui ja temos alguns testes e projetos em desenvolvimento.

Em parte, o cenário economico atrasou a difusão da tecnologia. Aspectos culturais e de hábitos do consumidor também precisam ser considerados, já que os beacons exigem que o usuário tenha um App do estabelecimento instalado, conexão a internet e bluetooth ativado.

O fato é que essa revolução está só começando, cada vez estaremos mais conectados e demandando Apps e interatividade não apenas em nossos tablets e smartphones, mas nos nossos relógios, televisores, geladeiras, carros e tudo mais que estará conectado a rede mundial. Sem dúvida é um momento de grandes oportunidades para ser explorado.

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