Como tirar proveito do SEO para melhorar a visibilidade do seu Website
Um
dos termos mais utilizados atualmente no Marketing Digital é o SEO - Search
Engine Optimization. Poderíamos resumir como um conjunto de técnicas, métodos e
estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas nos mecanismos de
busca, especialmente no Google.
O
objetivo do SEO é fazer com as páginas do seu website,
apareçam entre os primeiros resultados da busca orgânica (não patrocinada).
O
termo SEO foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group
(MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com
que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do
que os concorrentes.
Entre
os principais fatores que ajudam a melhorar o ranking do seu site nos
mecanismos de busca estão a presença de palavra-chave nos elementos HTML da
página, como título, atributos de imagens, headings,
bem como a relevância semântica desses termos.
O uso de texto –âncora também influenciam muito nos rankings do Google.
Outro
fator que conta é a velocidade de carregamento da página. Os sites mais bem posicionados no Google, Yahoo e Bing, carregam rapidamente tanto no desktop quanto no
mobile.
Os
estudos também apontam que a presença em redes sociais e o número de “likes”
influenciam nos rankings. Aqui vale citar a importância de ter presença nas
redes mantidas pelo próprio Google como YouTube e Google+.
Outra dica importante é preparar o website para atender às buscas feitas por voz, através do Apple Siri, Google Now e Windows Cortana.
Outra dica importante é preparar o website para atender às buscas feitas por voz, através do Apple Siri, Google Now e Windows Cortana.
Em
2015 o volume de buscas mobile ultrapassou, pela primeira vez, o volume de
buscas feitas por dispositivos desktop. O Google recentemente alterou seu
algoritmo para privilegiar os websites responsivos e as buscas
em dispositivos móveis, na hora de conferir relevância. Portanto, quem não
oferece suporte aos dispositivos moveis, não irá aparecer nas duas primeiras
telas dos resultados de exibição, o que implica em perder audiência e
consumidores potenciais. Vide o artigo A importância do Responsive Web Design.
Os
mecanismos de busca são elementos chaves para aumentar a visibilidade do seu website e aumentar as chances de
negócios no mundo digital. Portanto, vale investir nas metodologias de SEO.
Atualmente, existem cursos e consultorias especializadas que poderão ajudar sua
empresa a ganhar destaque nos rankings.
Comentários
Postar um comentário