Estabeleça os objetivos para medir ROI nas redes sociais
Os brasileiros estão entre os que mais utilizam a Internet
para se socializar. De acordo com a pesquisa da GlobalWebIndex, 47% possui
conta em redes sociais. Isso faz crescer o interesse neste canal quando se
pensa em investimentos em Marketing Digital. No entanto, a grande questão para
suportar esses investimentos está em como medir o resultados, o famoso ROI (Return
Over Investment).
Redes sociais no Brasil
As 6 redes mais usadas pelo brasileiros, segundo o IBGE são:
- 6° Instagran
- 5° Google+
- 4° Twitter
- 3°Yahoo! Respostas
- 2° YouTube
- 1° Facebook
O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil. Além do
aplicativo mobile estar presente em 76% dos smartphones, 25% dos
brasileiros fazem uso desta rede social. No entanto, o YouTube é considerado pelos profissionais de Marketing como o principal foco de investimentos para os próximos anos, pois o conteúdo em vídeo ganha cada vez mais espaço e apresenta resultados mais positivos e vantajosos.
Defina objetivos claros
A grande questão antes investir em mídia nas redes sociais é
definir quais os objetivos e qual o público que se pretende atingir. A sua meta pode ser aumentar o
reconhecimento da marca, o numero de seguidores, engajamento, visitas ao
e-commerce e conversões em vendas, menções positivas, comentários sobre a
qualidade dos seus produtos e serviços.
Mensure
Estabeleça métricas que possam ser mensuradas e defina as
ferramentas mais adequadas para acompanhar o numero de visitas, conversões,
menções etc.
Existem várias ferramentas que podem auxiliar a acompanhar
sua campanha e o que estão falando sobre a sua empresa na rede. Entre as diversas que encontramos no mercado, podemos citar o Google Analytics, Hootsuite, Scup, Buffer, Reputation.
A maioria das grandes redes oferecem sua própria ferramenta de analytics, como o Twitter,
Google e Facebook.
Uma dica importante para facilitar a mensuração é taggear os
seus links para poder rastrear e acompanhar nas ferramentas
de analytics. Para medir efetivamente o ROI será necessário integrar os dados
rastreados com o seu CRM e avaliar os custos envolvidos na produção de
conteúdo, anúncios e tempo gasto na gestão de todo o processo. Somente uma análise detalhada de
relatórios poderá mostrar a efetividade quando se quer medir receita. E
lembre-se de criar grupos de controle para entender a influência das redes no
seu negócio, comparando o tráfego de redes sociais versus não usuários de redes
sociais.
Nem todos
os benefícios que o uso de uma
rede social pode trazer são facilmente
mostrados por números. Muitos valores são intangíveis com o reconhecimento de sua
marca, o quanto as pessoas lembram e reconhecem sua autoridade, as indicações
feitas por fãs e seguidores. Por isso, antes de sair adicionando novas redes
sociais, tenha bem claro quais são os reais valores e objetivos que a sua empresa
busca com este investimento.
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