O SAC está preparado para a era digital?
Muito se tem falado que a nossa
forma de nos relacionar com as pessoas, de realizar nossas transações
bancárias, comprar e adquirir produtos mudou completamente na era digital que
vivemos.
A simples compra de um produto
pode iniciar com uma consulta em um canal, como a Web, passar pela aquisição
por telefone ou mesmo pelo App da loja e terminar com a retirada na loja mais
próxima de casa ou ainda com a entrega por um fornecedor local. São vários canais, mais em todos o elemento digital faz o elo de ligação.
No entanto, quando ocorre algo
errado ou precisamos tirar dúvidas, temos uma experiência completamente
digital? Com raras exceções. O SAC
(Serviço de Atendimento ao Consumidor) ainda esta limitado ao velho
atendimento por voz dos Contact Centers, com os inevitáveis clichês e jargões,
cheios de gerúndios, do tipo: “Vamos estar verificando”.
Mesmo as empresas que já
disponibilizam canais digitais como Chat, redes Sociais, e-mail, ainda esbarram
em problemas de atendimento. Normalmente, pouco humanizado e mais lento que o
tradicional suporte telefônico. Se o atendimento é mais demorado e menos
eficiente, por que o cliente iria migrar para esses canais, que do ponto de
vista da empresa deveria ser bem mais econômico e portanto incentivado?
A chave para convencer o cliente
a utilizar um canal digital é garantir uma melhor experiência. Isso passa
primeiro por identificar as opções que melhor atendem o seu público. Para um
cliente de serviços bancários, cartão de crédito ou mesmo do e-commerce, faz
todo sentido disponibilizar atendimento por chat, redes sócias, e-mail e mesmo
App. Do próprio App, que realizamos nossas transações, poderíamos entrar em
contato por texto e havendo necessidade, em situações especiais, seríamos
direcionados para um especialista por vídeo chamada.
Outra questão fundamental é
investir em treinamento. O profissional que por anos se acostumou a realizar o
atendimento tradicional, precisará de ferramentas especificas e capacitação
para realizar o atendimento digital.
O profissional de atendimento,
precisa ter facilmente uma lista de dados importantes do cliente que está interagindo,
seu histórico de consultas, reclamações, seu grau de atrito, valor do mesmo
para a empresa, suas preferências etc.
É importante se certificar que a
dúvida ou ocorrência foi finalizada, monitorar o grau de satisfação com o atendimento recebido e a evolução
de cada profissional envolvido no processo, para garantir uma evolução
constante das suas métricas de performance.
Com pequenos investimentos, é
possível ir alem do básico e encantar o cliente digital com uma experiência que
garanta satisfação, fidelização e novos negócios. E o melhor, sem precisar
aumentar o numero das posições de atendimento.
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