Gamificação ganha mais força com o avanço da IoT

A Internet das coisas, do inglês IoT (Internet of Things) está ganhando cada vez atenção dos CIOs em todo o mundo. E uma das tendências mais promissoras para a tecnologia está na popularização do conceito de gamificação, do inglês gamification.

A gamificação, só agora começa a ser vista com mais frequência no varejo e em programas de fidelidade, mas rapidamente irá se estender para outras verticais como serviços financeiros e para a indústria de bens de consumo. Esse conceito consiste na aplicação de técnicas e filosofia de jogos em processos de negócio, criando uma competição interna para atingir metas e objetivos de negócio.

Atualmente apenas 1% das “coisas” está conectada a Internet, mas de acordo com o  Instituto Gartner haverá cerca de 26 bilhões de dispositivos conectados em 2020. Vide o artigo:O poder transformador da IoT.

Este rápido crescimento implicará que cada departamento que tenha algum contato com clientes terá que se adaptar rapidamente para poder trabalhar e interagir em tempo real com uma infinidade de dados que serão gerados por cerca de 26 objetos inteligentes e conectados que cada pessoa irá carregar, gerando uma visão 360º de cada consumidor.

A Gamificação utilizada em conjunto com as técnicas de IoT, Big Data e as ferramentas de Anlaytics terá um enorme poder de aumentar o engajamento dos consumidores incentivando a interação em tempo real por meio de Apps, o que abre uma infinidade de possibilidades para transformar cada contato em uma oportunidade de negócios.

Não podemos nos esquecer o poder disseminador das redes sociais. Os estudos mostram que a cada ponto ganho e a cada recompensa resgatada o consumidor tende a compartilhar e mencionar positivamente sua marca nas redes sociais, gerando um interesse crescente por sua empresa e maior adesão ao seu App.


O principal cuidado ao desenhar uma estratégia de gamificação é ter em mente que o objetivo deverá ser sempre de aumentar o engajamento sem gerar distração. Tudo o que você quer é criar um ambiente atrativo para reter as pessoas a sua marca. Portanto, tenha o cuidado de criar prêmios e atrações empolgantes para que elas não te abandonem no meio do caminho e migrem para um jogo mais interessante. 

Estamos apenas no começo de uma grande revolução na forma como as empresas e os consumidores irão se relacionar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comércio Eletrônico 2025: Tendências, Inovações e a Revolução da Experiência do Cliente

Tendências Tecnológicas que Redefinirão o Varejo em 2025 e serão destaque na NRF 2025

O Surgimento da Era da Interconexão: IoT, IA e o Novo Mundo Autônomo.