Gamificação ganha mais força com o avanço da IoT
A
Internet das coisas, do inglês IoT (Internet of Things) está ganhando cada vez
atenção dos CIOs em todo o mundo. E uma das tendências mais promissoras para a
tecnologia está na popularização do conceito de gamificação, do inglês gamification.
A
gamificação, só agora começa a ser vista com mais frequência no varejo e em
programas de fidelidade, mas rapidamente irá se estender para outras verticais
como serviços financeiros e para a indústria de bens de consumo. Esse conceito
consiste na aplicação de técnicas e filosofia de jogos em processos de negócio,
criando uma competição interna para atingir metas e objetivos de negócio.
Atualmente
apenas 1% das “coisas” está conectada a Internet, mas de acordo com o Instituto
Gartner haverá cerca de 26 bilhões de dispositivos conectados em 2020. Vide o
artigo:O poder transformador da IoT.
Este
rápido crescimento implicará que cada departamento que tenha algum contato com
clientes terá que se adaptar rapidamente para poder trabalhar e interagir em
tempo real com uma infinidade de dados que serão gerados por cerca de 26
objetos inteligentes e conectados que cada pessoa irá carregar, gerando uma
visão 360º de cada consumidor.
A
Gamificação utilizada em conjunto com as técnicas de IoT, Big Data e as
ferramentas de Anlaytics terá um enorme poder de aumentar o engajamento dos
consumidores incentivando a interação em tempo real por meio de Apps, o que
abre uma infinidade de possibilidades para transformar cada contato em uma
oportunidade de negócios.
Não
podemos nos esquecer o poder disseminador das redes sociais. Os estudos mostram
que a cada ponto ganho e a cada recompensa resgatada o consumidor tende a compartilhar e mencionar positivamente sua marca nas redes sociais, gerando um
interesse crescente por sua empresa e maior adesão ao seu App.
O
principal cuidado ao desenhar uma estratégia de gamificação é ter em mente que
o objetivo deverá ser sempre de aumentar o engajamento sem gerar distração.
Tudo o que você quer é criar um ambiente atrativo para reter as pessoas a sua
marca. Portanto, tenha o cuidado de criar prêmios e atrações empolgantes para que elas
não te abandonem no meio do caminho e migrem para um jogo mais interessante.
Estamos apenas no começo de uma grande revolução na forma como as empresas e os consumidores irão se relacionar.
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