A importância do Responsive Web Design

Há alguns anos ter um website se tornou algo vital para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou tipo de negócio. No entanto, com a multiplicidade de dispositivos e “coisas” que utilizamos para nos conectar a web, tornou o consumidor mais exigente. Ele não espera apenas
páginas com bom conteúdo e recursos interativos. Agora o seu canal na web precisa funcionar em todo e qualquer dispositivo.

Um usuário comum, antes de decidir pela sua empresa, realiza múltiplas visitas ao website, elas não serão realizadas em um único device. O usuário pode ter sua primeira visita em um desktop e retornar ao site em um celular ou tablet.

Uma pesquisa do Google mostrou que 48% dos usuários se dizem frustrados quando acessam um website que não funciona no celular. A mesma pesquisa mostra que 61% irão embora e não voltarão a buscar a sua empresa em outro dispositivo.

O Google recentemente alterou seu algoritmo para privilegiar os Websites responsivos e as buscas em dispositivos móveis, na hora de conferir relevância. Portanto, quem não oferece suporte aos dispositivos moveis, não irá aparecer nas duas primeiras telas dos resultados de exibição, o que implica em perder audiência e consumidores potenciais.

No entanto, querer desenvolver e manter diversos sites que se adaptem a diferentes tamanhos de tela, seria um desafio insano. A solução para isso está em adotar uma arquitetura “Responsive Web Design”.

No design responsivo existem alguns cuidados para que as imagens redimensionem automaticamente de acordo com o tamanho de tela. Essa arquitetura simplifica elementos que sobrecarreguem a transferência de dados em um celular, por exemplo. Adaptação dos botões / links para interface touch e uso de recursos dos dispositivos móveis também deverão ser considerados, como incluir geo-localização e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical).

O sucesso de um projeto de design responsivo passa também por um grande número de testes. É preciso avaliar o comportamento e a resposta do seu website em diversos dispositivos, sistemas operacionais, navegadores e tamanho de tela para garantir a melhor experiência do usuário.

Ter um site responsivo se tornou algo essencial, mas não exclui oferecer funcionalidades mais específicas. Em um segundo momento, vale considerar o seu público e desenvolver um App que explore todos os últimos recursos dos devices mais modernos.


Em todo o mundo existe um crescimento acelerado de acesso à web por meio dos dispositivos móveis. Uma pesquisa recente da Nielsen mostra que 68 milhões de brasileiros já acessam a internet pelos smartphones e tablets. Ignorar isso significa excluir uma grande parte do seu público e perder participação de mercado para a concorrência. Foco no cliente implica em repensar a forma como você oferece acesso aos canais digitais.

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