A importância do Responsive Web Design
Há alguns anos ter um website se tornou algo vital para
qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou tipo de negócio. No
entanto, com a multiplicidade de dispositivos e “coisas” que utilizamos para
nos conectar a web, tornou o consumidor mais exigente. Ele não espera apenas
páginas com bom conteúdo e recursos interativos. Agora o seu canal na web
precisa funcionar em todo e qualquer dispositivo.
Um usuário comum, antes de
decidir pela sua empresa, realiza múltiplas visitas ao website,
elas não serão realizadas em um único device. O usuário pode
ter sua primeira visita em um desktop e retornar ao site
em um celular ou tablet.
Uma pesquisa do Google mostrou que 48% dos usuários se dizem frustrados quando
acessam um website que não funciona
no celular. A mesma pesquisa mostra que 61% irão embora e não voltarão a buscar
a sua empresa em outro dispositivo.
O Google recentemente alterou seu
algoritmo para privilegiar os Websites
responsivos e as buscas em dispositivos móveis, na hora de conferir
relevância. Portanto, quem não oferece suporte aos dispositivos moveis, não irá aparecer nas duas primeiras telas dos resultados de exibição, o que
implica em perder audiência e consumidores potenciais.
No entanto, querer desenvolver e
manter diversos sites que se adaptem a diferentes tamanhos de tela, seria um
desafio insano. A solução para isso está em adotar uma arquitetura “Responsive Web Design”.
No design responsivo existem alguns
cuidados para que as imagens redimensionem automaticamente de acordo com o
tamanho de tela. Essa arquitetura simplifica elementos que sobrecarreguem a transferência
de dados em um celular, por exemplo. Adaptação dos botões / links para
interface touch e uso de recursos dos
dispositivos móveis também deverão ser considerados, como incluir geo-localização
e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical).
O sucesso de um projeto de design responsivo passa também por um
grande número de testes. É preciso avaliar o comportamento e a resposta do seu website em diversos dispositivos,
sistemas operacionais, navegadores e tamanho de tela para garantir a melhor
experiência do usuário.
Ter um site responsivo se tornou
algo essencial, mas não exclui oferecer funcionalidades mais específicas. Em um
segundo momento, vale considerar o seu público e desenvolver um App que explore
todos os últimos recursos dos devices
mais modernos.
Em todo o mundo existe um
crescimento acelerado de acesso à web por meio dos dispositivos móveis. Uma pesquisa recente da Nielsen mostra que 68 milhões de
brasileiros já acessam a internet pelos smartphones e tablets. Ignorar isso
significa excluir uma grande parte do seu público e perder participação de
mercado para a concorrência. Foco no cliente implica em repensar a forma como
você oferece acesso aos canais digitais.
Comentários
Postar um comentário