O poder transformador da IoT

O termo  Internet das coisas (Internet of Things), foi mencionando pela primeira vez em 1999, pelo visionário Britânico, Kevin Asthon. No entanto, só recentemente o IoT ganhou a grande mídia e passou a ser assunto obrigatório em todas as convenções de tecnologia, o que leva o grande público a pensar que é algo realmente muito novo.

O fato é que várias empresas vem desenvolvendo essa tecnologia ao longo das últimas décadas. Com a popularização, dos smartphones e outros dispositivos conectados a Internet o IoT se transformou na próxima grande revolução na área de TI.

Poderíamos definir o IoT, de forma bem ampla, como à integração “machine-to-machine” por meio de sensores instalados em diversos objetos comuns de nosso dia-a-dia que se conectam com sistemas complexos de TI (hardware e software) que possuam alta capacidade de armazenamento e processamento.

Atualmente apenas 1% das “coisas” está conectada a Internet, mas de acordo com o  Instituto Gartner haverá cerca de 26 bilhões de dispositivos conectados em 2020.

Cada vez mais, turbinas de avião, relógios, óculos, roupas, automóveis, tratores, colheitadeiras, câmeras de segurança e todo tipo de equipamento passa a ter a capacidade de gerar dados que alimentarão esses ambientes computacionais para posterior utilização por parte de empresas e organizações, independentes de seus portes, de suas localizações ou do segmento da economia em que atuem.

A grande promessa é que interligando os nossos dispositivos teremos uma melhor qualidade de vida e menos preocupações. Por exemplo, um relógio ou as novas pulseira inteligentes que medem dados, como batimentos cardíacos, podem ser ligados a uma máquina de café, de modo que quando você sair da cama, o café quente estará pronto na cozinha. Os sensores de temperatura em sua casa irão gerenciar o ar condicionado em cada quarto e até mesmo aprender quando você está em casa poupando energia. A sua geladeira poderá saber tudo sobre sua dieta e sua ingestão diária de calorias e reagir em conformidade, enviando-lhe listas de compras atualizadas e receitas recomendadas.

As mudanças também chegarão as ruas das grandes cidades, que poderão monitorar e melhorar o controle do fluxo de carros nos horários de pico. As possibilidades são realmente enormes.
Os grandes desafios passam a ser os aspectos de segurança dos dados, custos ainda elevados para implementação de sensores e o provimento de ambientes e tecnologias computacionais de ponta que possibilitem o atendimento ao crescimento contínuo do ecossistema móvel, e da diversidade de dispositivos conectados a rede mundial.


Com o crescimento dos dispositivos inteligentes conectados em rede veremos uma rápida transformação na vida das pessoas nos próximos 5 anos. O IoT abre uma enorme possibilidade para transformarmos o mundo em que vivemos melhorando a qualidade de vida das pessoas e a nossa relação com o meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas