Tendências Tecnológicas que Redefinirão o Varejo em 2025 e serão destaque na NRF 2025

 










Para quem acompanha as tendências em tecnologia para o varejo, o ano de 2025 será um divisor de águas, onde a ficção científica encontra a realidade das compras. Neste artigo, vamos detalhar algumas das principais tendências que estão redefinindo o varejo como o conhecemos e antecipar alguns dos temas da próxima NRF 2025 Retail’s Big Show, o principal evento do setor de varejo, que será realizado no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York de 12 a 14 de janeiro. 


IA Criando Personalização e Aprimorando a Experiência do Cliente

Até pouco tempo atrás, personalização para muitos era colocar o nome do cliente em um e-mail. Isso já é coisa do passado. Em 2025, a IA Generativa irá criar experiências de compras inéditas. A IA do Walmart já está planejando festas, personalizando sugestões de compras com base nos produtos que o cliente comprou em um dia de jogo, por exemplo.

Esqueça as promoções para todos os clientes. Os sistemas de IA de 2025 estão criando experiências de compra tão únicas quanto impressões digitais. Estamos falando de preços dinâmicos que se adaptam a orçamentos individuais, programas de fidelidade que realmente entendem o que você valoriza e recomendações de produtos que parecem vir de um amigo que realmente entende você.


IA no Supply Chain

Você já viu um anúncio de um produto que te interessou, e quando chegou ao supermercado, havia se esgotado? Situações como essas, além de gerar frustração, impactam diretamente nas vendas e nos programas de relacionamento com o cliente. Soluções de IA e ML permitem ao varejista não apenas criar as campanhas mais assertivas, como garantir que o produto estará nas prateleiras, por meio de uma gestão mais eficiente da cadeia de suprimentos.

Com o Machine Learning, o sistema analisa variáveis como promoções, sazonalidades, temperatura e qualidade da entrega do fornecedor para colocar o pedido de reposição na data certa, de modo a não ter excesso de estoque, muito menos rupturas, reduzindo custos e aumentando vendas e a satisfação do cliente.


Social Commerce

Se você ainda pensa nas mídias sociais apenas como um canal de marketing, está perdendo o panorama geral. Em 2025, plataformas como o TikTok Shop e o Instagram Shopping não fazem apenas parte de estratégias de comunicação do varejo. Elas estão remodelando o varejo tradicional. Os compradores da Geração Z são mais propensos a confiar na análise do produto de uma transmissão ao vivo do que em um anúncio tradicional, e os varejistas de sucesso estão seguindo os olhos (e as carteiras) para essas plataformas.


Realidade Virtual: Além do Metaverso

O varejo virtual maduro de 2025 trata de inovações práticas que realmente melhoram a experiência de compra. Pense em camarins virtuais que funcionam melhor do que os reais e inspeções de produtos em 3D que tornam as compras online mais reais do que nunca. Não se trata do metaverso – trata-se de tornar as compras digitais melhores. 

Commerce Everywhere: A convergência de redes sociais, IoT e Super Apps

O conceito de Commerce Everywhere está transformando a maneira como consumidores interagem com o comércio eletrônico, integrando a experiência de compra em praticamente todos os aspectos da vida digital.
Você já ouviu falar em Super Apps? Super apps são aplicativos que possuem várias funções em um único local e que permitem que o usuário resolva mais de um problema de uma só vez, sem a necessidade de alterar de interface para essa ação.
O objetivo principal dessa funcionalidade é a de eliminar a necessidade de baixar um ou mais programas para tarefas simples do  dia a dia, permitindo assim que tudo seja resolvido em só lugar.
Em 2025, espera-se que essa convergência atinja um ponto em que plataformas como redes sociais,  dispositivos conectados por Internet das Coisas (IoT) e superapps criem um ecossistema contínuo e interligado
 

Sustentabilidade como Modelo de Negócios

Em 2025, questões ligadas a uma maior conscientização sobre mudanças climáticas tornarão as práticas de sustentabilidade decisivas para o consumidor escolher marcas e varejistas comprometidos em adotar políticas mais sustentáveis. Os varejistas irão implementar a monitorização da pegada de carbono nos produtos, oferecendo pontuações de impacto climático juntamente com informações nutricionais e criando modelos de negócios de economia circular.


Conclusão

O ano de 2025 promete ser um marco para o varejo, com tecnologias emergentes transformando a maneira como compramos e interagimos com as marcas. A personalização através da IA, a eficiência no supply chain, o poder do social commerce, as inovações em realidade virtual e o compromisso com a sustentabilidade são apenas algumas das tendências que moldarão o futuro do setor. Adaptar-se a essas mudanças será crucial para os varejistas que desejam prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico


Autor: Francisco Sales D’Almeida


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