O Surgimento da Era da Interconexão: IoT, IA e o Novo Mundo Autônomo.



Em 2016, escrevi um artigo sobre uma internet que afetava o mundo de maneira física. Ela estava conectada ao seu smartphone e possuía sensores, como câmeras e termostatos. Estava embarcada em drones, carros autônomos e podia tomar decisões com base nos dados coletados dos sensores. Estávamos falando da Internet das Coisas ou IoT.

O termo "Internet das coisas" (Internet of Things) foi mencionado pela primeira vez em 1999 pelo visionário britânico Kevin Ashton. No entanto, somente em meados da década passada é que o IoT ganhou grande destaque na mídia.

A definição clássica de um robô é algo que sente, pensa e age de forma autônoma. Essa é a realidade da Internet atualmente. Temos uma rede de dispositivos que sentem, coletam dados, tomam decisões e agem. Podemos afirmar que criamos um robô de proporção mundial sem sequer percebermos isso.

No final de 2022, atualizamos a parte "pensante" desse grande robô com a chegada do chat GPT e dos Large Language Models (LLMs), um tipo de aprendizagem de máquina que funciona apenas com texto e surpreendeu o mundo com sua incrível capacidade de entender a linguagem humana e gerar respostas que se assemelham ao comportamento humano.

Em 2024, começaremos a conectar os LLMs e outros sistemas de IA tanto para coletar dados quanto para analisar e tomar decisões. Eles serão conectados a qualquer sistema, utilizando APIs, e conectados aos dispositivos de IoT, terão uma grande capacidade de controlar o ambiente.

Teremos uma infinidade de aplicações, mas a introdução será gradual, com coisas básicas, como resumir um e-mail ou gerar respostas rápidas. Também serão aplicados no serviço de atendimento ao cliente, respondendo aos clientes de modo humanizado, alterando um pedido, realizando um reembolso, informando o status do pedido e até realizando reservas de viagem.

Agora, os seus dispositivos conectados à Internet serão capazes de tomar decisões com base nos dados coletados pelos sensores. Seu ar-condicionado inteligente poderá aumentar ou reduzir a temperatura com base em quem está utilizando aquele quarto. Sua cafeteira poderá preparar o seu café enquanto você toma o seu banho matinal.

Essa é apenas a parte simples. A grande mudança será quando grupos de dispositivos com IA se juntarem em uma grande rede de inteligência mundial.

As fábricas do futuro serão equipadas com robôs inteligentes que terão a capacidade de autogerenciar a linha de produção, conforme a demanda, e a capacidade de negociar com os fornecedores a reposição de insumos.

Eles também poderão acionar um técnico humano para realizar a manutenção de um equipamento, a substituição de um item defeituoso ou a simples troca de uma lâmpada.

Sempre imaginamos os robôs como objetos metálicos, como nos filmes de ficção. Os novos robôs são uma grande rede de dispositivos conectados, coletando dados, processando e tomando decisões em qualquer parte do mundo.

Isso trará grande impacto nos sistemas de segurança e precisamos iniciar um debate sobre quem e como controlaremos essas IAs conectadas em uma grande rede mundial. Essas mudanças ainda levarão algum tempo, mas já em 2024 assistiremos ao início dessa nova jornada em nossa civilização.

Conclusão:

A evolução contínua da Internet das Coisas (IoT) e a integração de sistemas de Inteligência Artificial (IA), como os Large Language Models (LLM), estão moldando uma nova realidade. O mundo está testemunhando a criação de uma interconexão global entre dispositivos e sistemas capazes de coletar, processar dados e tomar decisões de maneira autônoma. O advento dessas tecnologias traz consigo um impacto significativo em vários setores, desde o cotidiano com a automação doméstica até a revolução industrial com fábricas equipadas com robôs inteligentes. No entanto, essa transformação também suscita questionamentos sobre a governança e o controle ético dessas IAs conectadas. O futuro se desdobra diante de nós, e enquanto adentramos esta nova era da civilização, é fundamental iniciar debates e buscar maneiras responsáveis de administrar essa rede de inteligência interligada para garantir benefícios duradouros e minimizar possíveis desafios.


Texto de Francisco Sales D'Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas