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Gamificação ganha mais força com o avanço da IoT

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A Internet das coisas, do inglês IoT ( Internet of Things ) está ganhando cada vez atenção dos CIOs em todo o mundo. E uma das tendências mais promissoras para a tecnologia está na popularização do conceito de gamificação, do inglês gamification . A gamificação, só agora começa a ser vista com mais frequência no varejo e em programas de fidelidade, mas rapidamente irá se estender para outras verticais como serviços financeiros e para a indústria de bens de consumo. Esse conceito consiste na aplicação de técnicas e filosofia de jogos em processos de negócio, criando uma competição interna para atingir metas e objetivos de negócio. Atualmente apenas 1% das “coisas” está conectada a Internet, mas de acordo com o  Instituto Gartner haverá cerca de 26 bilhões de dispositivos conectados em 2020. Vide o artigo: O poder transformador da IoT . Este rápido crescimento implicará que cada departamento que tenha algum contato com clientes terá que se adaptar rapidamente para poder tr

Big Data e Analytics muito antes dos Drones

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A evolução dos meios de transporte e dos sistemas de logística tem alavancado o crescimento do varejo ao longo dos anos. Os serviços públicos, levaram os primeiros consumidores as lojas de departamentos nos grandes centros. Depois veio a explosão de shopping centers ao redor do mundo com seus estacionamentos sempre lotados. E por fim os sistemas de entrega rápida viabilizaram a expansão do e-commerce. Agora uma nova combinação entre tecnologia, Big Data e Analytics promete revolucionar novamente a forma como os lojistas irão se relacionar com seus consumidores. Jeff Bezos, CEO da Amazon, gigante do comércio eletrônico, anunciou recentemente no programa de TV 60 Minutes a criação de um programa de pesquisas “drone delivery”. Isso mesmo, um sistema de entrega utilizando esses equipamentos teleguiados.  Logo após o anúncio, UPS, FedEx e Google também revelaram que realizam pesquisas semelhantes.  A proposta é que em um futuro próximo, poderemos receber pacotes em nossas residênci

Estabeleça os objetivos para medir ROI nas redes sociais

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Os brasileiros estão entre os que mais utilizam a Internet para se socializar. De acordo com a pesquisa da GlobalWebIndex, 47% possui conta em redes sociais. Isso faz crescer o interesse neste canal quando se pensa em investimentos em Marketing Digital. No entanto, a grande questão para suportar esses investimentos  está em como medir o resultados, o famoso ROI (Return Over Investment). Redes sociais no Brasil  As 6 redes mais usadas pelo brasileiros, segundo o IBGE são: - 6° Instagran - 5° Google+ - 4° Twitter - 3°Yahoo! Respostas - 2° YouTube - 1° Facebook O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil. Além do aplicativo mobile estar presente em 76% dos smartphones, 25% dos brasileiros fazem uso desta rede social. No entanto, o YouTube é considerado pelos profissionais de Marketing como o principal foco de investimentos  para os próximos anos, pois o conteúdo em vídeo ganha cada vez mais espaço e apresenta resultados mais positivos e vantajosos. De

A importância do Responsive Web Design

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Há alguns anos ter um website se tornou algo vital para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou tipo de negócio. No entanto, com a multiplicidade de dispositivos e “coisas” que utilizamos para nos conectar a web, tornou o consumidor mais exigente. Ele não espera apenas páginas com bom conteúdo e recursos interativos. Agora o seu canal na web precisa funcionar em todo e qualquer dispositivo. Um usuário comum, antes de decidir pela sua empresa, realiza múltiplas visitas ao  website , elas não serão realizadas em um único  device . O usuário pode ter sua primeira visita em um  desktop  e retornar ao site em um celular ou tablet. Uma pesquisa do Google  mostrou que 48% dos usuários se dizem frustrados quando acessam um website que não funciona no celular. A mesma pesquisa mostra que 61% irão embora e não voltarão a buscar a sua empresa em outro dispositivo. O Google recentemente alterou seu algoritmo para privilegiar os Websites responsivos e as buscas em di

O SAC está preparado para a era digital?

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Muito se tem falado que a nossa forma de nos relacionar com as pessoas, de realizar nossas transações bancárias, comprar e adquirir produtos mudou completamente na era digital que vivemos. A simples compra de um produto pode iniciar com uma consulta em um canal, como a Web, passar pela aquisição por telefone ou mesmo pelo App da loja e terminar com a retirada na loja mais próxima de casa ou ainda com a entrega por um fornecedor local. São vários canais, mais em todos o elemento digital faz o elo de ligação. No entanto, quando ocorre algo errado ou precisamos tirar dúvidas, temos uma experiência completamente digital? Com raras exceções. O SAC   (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ainda esta limitado ao velho atendimento por voz dos Contact Centers, com os inevitáveis clichês e jargões, cheios de gerúndios, do tipo: “Vamos estar verificando”. Mesmo as empresas que já disponibilizam canais digitais como Chat, redes Sociais, e-mail, ainda esbarram em problemas de atendim

O e-mail Marketing segue na liderança no mundo digital.

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Muito se falou que o e-mail Marketing estava com os dias contados e era uma plataforma destinada a morrer rapidamente, depois da explosão da redes sociais, dos dispositivos móveis e seus Apps. No entanto, ao contrário daqueles, que pregavam um fim apocalíptico, o que vimos foi a reinvenção e a consolidação da ferramenta como a que oferece maior retorno sobre o investimento dentro do marketing digital. Prova disso é que os números de vendas atribuídas ao e-mail Marketing seguem crescendo ano a ano. A participação em 2013 foi de 18% e saltou para 23% em 2014. Se voltarmos no tempo. Há cerca de 10 anos, antes da explosão do Facebook, Twitter, Instagran, Google+ e outras redes sociais, todo o marketing digital era concentrado em anúncios pagos nos websites e no e-mail. Atualmente apesar dos impressionantes números de usuários das redes sociais, as pesquisas demonstram que o e-mail Marketing reina sozinho, quando se fala em lucro por conversão mensurada de vendas. Novas pesquisas d

As tecnologias inteligentes que estão redefinindo o varejo

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Com a popularização das tecnologias inteligentes (“Smart Technologies”) já podemos antever e repensar como será o futuro das lojas do varejo físico. Imagine um mundo onde as máquinas inteligentes assumirão as funções e responsabilidades que hoje são ocupadas por pessoas. Os novos recursos de automação irão mudar totalmente a nossa forma de fazer compras e o modo como os varejistas se relacionam com os seus consumidores. Kelsie Marian, principal analista do Gartner, falou no último de 26 de outubro no Gartner Symposium / ITxpo na Austrália e disse que o mais provável, para um futuro bem próximo, é que as grandes redes varejistas em todo o mundo irão adotar maior automação substituindo diversos processos que ainda são realizados de forma manual por novas tecnologias. Adicione aos novos processos de automação a convergência de máquinas inteligentes com a Internet das Coisas - Internet of Things (IoT), a maior capacidade de coleta e analise de dados e a queda de custos