Big Data e IA: A Dupla Dinâmica Transformando o Futuro dos Negócios
Ao longo da última década, as companhias passaram a coletar e analisar grandes volumes de dados, tanto dos seus clientes quanto dos seus processos internos, o que demandou grandes investimentos em infraestrutura para armazenamento em servidores ou na Cloud. Mas simplesmente coletar um grande volume de dados não é suficiente para que as organizações tirem o máximo proveito das informações armazenadas. Isso gerou muita frustração e um custo elevado em ferramentas para gerenciar o chamado Big Data.
Com a rápida evolução dos algoritmos de Machine Learning e Inteligência Artificial, estamos vendo este cenário mudar, fazendo com que as empresas tenham ganhos significativos em suas operações.
O Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, permite literalmente aprender com o comportamento passado, analisando esses padrões de comportamento. Isto é diferente das abordagens tradicionais baseadas em regras que seguem instruções explícitas.
O Big Data fornece a matéria-prima pela qual os sistemas de aprendizado de máquina podem obter insights. Muitas organizações estão agora percebendo os benefícios de combinar Big Data e Machine Learning. No entanto, para que as empresas utilizem plenamente o poder do Big Data e do Machine Learning, é importante compreender o que cada um pode fazer por si só.
Como vimos, o Big Data traz como ideia central o armazenamento de grandes volumes de dados. Mas isso não é suficiente. Não é qualquer dado que será útil para a organização. É necessário definir o seu valor, bem como trabalhar alguns outros 'V's nessa equação: variedade, velocidade, veracidade, validade e visualização.
Os sistemas de aprendizado de máquina (ML) usam modelos estatísticos para analisar e fazer inferências a partir de padrões nos dados. No passado, as empresas construíram sistemas complexos e baseados em regras para uma vasta gama de necessidades de relatórios, mas descobriram que estas soluções eram frágeis e incapazes de lidar com mudanças contínuas. Agora, com o poder da aprendizagem automática e da aprendizagem profunda, as empresas podem fazer com que os sistemas aprendam sobre o seu Big Data, melhorando a tomada de decisões, a inteligência empresarial e a análise preditiva ao longo do tempo.
A combinação de IA com o Big Data está impactando positivamente um grande número de negócios em uma variedade de setores e mercados, como o varejo, saúde, indústria automotiva, atendimento ao cliente, entre outros.
Vamos avaliar algumas das principais aplicações:
Visão 360º do cliente:
Nossas "pegadas digitais" estão crescendo a um ritmo surpreendente e as empresas estão usando isso a seu favor para fornecer maiores insights sobre cada indivíduo. As empresas costumavam mover dados para dentro e fora de data warehouses e criar relatórios estáticos que demoravam muito para serem gerados e ainda mais para serem modificados. Agora, organizações inteligentes estão utilizando ferramentas analíticas distribuídas, automatizadas e inteligentes que ficam em cima de data lakes projetados para coletar e sintetizar dados de fontes distintas de uma só vez. Isso está transformando a maneira como as empresas entendem seus clientes.
Previsão de demanda & Otimização de preços:
Tradicionalmente, as empresas baseiam a sua estimativa das vendas do ano corrente em dados do ano anterior. No entanto, devido a uma variedade de fatores, tais como tendências em mudança, pandemias globais ou outras questões difíceis de prever, a previsão de demanda e a otimização de preços podem ser bastante difíceis com abordagens tradicionais. O Big Data está dando às organizações o poder de detectar padrões e tendências antecipadamente e saber como essas tendências afetarão o desempenho futuro. Está ajudando as empresas a tomar melhores decisões, fornecendo às organizações mais informações sobre o que poderia acontecer no futuro com maior probabilidade.
Comentários
Postar um comentário