Postagens

Cinco dicas para iniciar o seu e-Commerce e aproveitar as oportunidades em tempos de pandemia

Imagem
Os números do e-Commerce no Brasil são superlativos o que atrai, cada vez mais, novos empreendedores. Com a pandemia da Covid 19 as vendas cresceram ainda mais e muitas empresas estão buscando o comércio eletrônico como forma de salvar o seu negócio.  Dados da 41ª Edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-Commerce do país elaborado semestralmente pela Ebit/Nielsen - em parceria com a Elo, mostra que o faturamento ultrapassou a marca de R$ 60 bilhões  e atingiu 148 milhões de pedidos em 2020. Entre os dias 17 de março e 27 de abril de 2020, quando se acentuam as políticas de isolamento social devido ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus com restrições de circulação, o comércio online brasileiro chegou a R$ 8,4 bilhões em faturamento, variação de 48,3% sobre o período de 19 de março a 29 de abril de 2019 (R$ 5,7 bilhões). Dos consumidores que realizaram compras em Autoserviço nas últimas semanas, 31%  afirmaram  que compraram pela primei...

Como o 5G irá revolucionar o modo como compramos online

Imagem
As redes de celular de quinta geração, o 5G já estão disponíveis para alguns poucos usuários em países como Estados Unidos, China, Japão e Turquia. Sua adoção promete ser rápida e irá revolucionar muitos setores incluindo o comércio eletrônico. O relatório Adobe Digital intitulado “A Mobile First Word” com base em dados de usuários do mobile commerce na América do Norte e em países como Reino Unido, Alemanha e França, projetam que a nova tecnologia irá gerar um acréscimo de 12 bilhões de dolares em novas vendas nos próximos 2 anos. No Brasil algumas operadoras como TIM e Claro estão realizando testes regionais, aguardano o leilão das bandas. A expectativa é que a implementação  ocorra até 2021 devido aos altos custos envolvidos, uma vez que as redes 5G exigem um número maior antenas para cobertura de uma mesma área. A consolidação deverá ocorrer até 2023. Diante deste cenário é bom ficar atento as oportunidades de negócios que as altas velocidades (até 100 vezes ma...

Dropshipping uma oportunidade para iniciar o seu negócio online

Imagem
A indústria do e-commerce continua crescendo rapidamente em todo o mundo. O instituto  Statista  estima que já em 2021 o comércio eletrônico movimente uma receita global de US$4.88 trilhões. Com tamanho crescimento é natural um aumento na competição e o surgimento de novos competidores e novos modelos de negócios. Um dos modelos que mais atrai a atenção é o dropshipping,  que elimina a necessidade de um estoque físico reduzindo custos de estoque e logística.  A  Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta para este ano um crescimento de 16% quando comparado com o resultado atingido em 2018 pelas lojas virtuais do País, sendo o maior avanço anual verificado desde 2015. Com números de crescimento e geração de receita tão atraentes o e-commerce atrai um novo tipo de   empreendedor que busca abrir o seu primeiro negócio.  O chamado dropshipping é justamente uma das tendências que mais atrai investid...

Recomendação de produtos aumenta as vendas no ecommerce

Imagem
Um dos desafios de uma loja virtual é tornar a navegação a mais agradável possível. Ninguém quer ficar navegando por diferentes categorias até achar o que precisa. A tecnologia de recomendação de produtos permite entregar para cada cliente uma página personalizada com os itens que ele realmente tem interesse. Um bom sistema de recomendações aumenta a taxa de conversão da loja virtual, mas para isso é preciso processar e analisar múltiplos dados, histórico de compras, produtos pesquisados por outros consumidores que geraram o mesmo padrão da navegação, “clicks”, “pageviews”, histórico de interação com campanhas de email marketing. Um dos sistemas mais sofisticados de recomendação de produtos é o que foi desenvolvido pela Amazon. Entre outros recursos ela consegue sugerir acessórios para produtos que o consumidor está prestes a comprar, com base em compras realizadas por outros clientes do mesmo item. A Amazon criou um mecanismo muito assertivo e sofisticado justamente por...

As tecnologias que irão impulsionar o e-Commerce em 2019

Imagem
De acordo com o portal Statista , especializado em estatísticas do e-commerce mundial, cerca de 1.66 bilhões de pessoas realizaram compras online no ano de 2017. No mercado asiático 46% de todas as vendas foi em um aparelho móvel. O crescimento da adoção dos dispositivos “mobile” e do uso da realidade aumentada são apenas algumas das muitas transformações que temos testemunhado e irão acelerar em 2019. Para permanecer competitivo neste mercado em constante evolução é importante acompanhar as tecnologias emergentes em várias partes do mundo e que serão adotadas rapidamente também em terras brasileiras. Atualmente realizar uma compra no mundo físico ou no digital é uma experiência completamente diferente. No entanto, em um futuro próximo a tecnologia permitirá que elas se tornem muito próximas uma da outra. Hoje quando entramos em uma loja física temos a presença de um vendedor que nos ajuda a localizar o produto do nosso interesse. O que vai acontecer é que as plataformas de ...

Como iniciar o meu próprio e-Commerce?

Imagem
Com as vendas no e-Commerce crescendo acima de 7,5 % ao ano no  Brasil, é natural que muitos sonhem em abrir o seu próprio negócio digital. No entanto, muitos não sabem por onde começar o seu empreendimento. É verdade que abrir um negócio digital exige um investimento menor que um empreendimento físico, afinal os custos de operação podem ser bem reduzidos. Você  pode começar em sua própria casa, sem necessidade contratar uma equipe ou de realizar grandes investimentos em estoque. Além disso, é possível abrir o seu negócio on-line em paralelo a sua atividade atual. Sendo assim, você só abandona sua outra fonte de renda quando o negócio já estiver consolidado e rendendo lucros. Como todo negócio é fundamental muito planejamento, iniciando pela definição do seu nicho de mercado. A menos, que você tenha muito capital para brigar de frente com marcas já consolidadas neste mercado, o melhor é focar em um público alvo e em uma linha de produtos que você possa a...

Algumas tendências que estão tornando os marketplaces mais atrativos para os pequenos lojistas

Imagem
Os Marketplaces tiveram um crescimento exponencial em todo o mundo nos últimos 8 anos. De acordo com o instituto Juniper Research ( https://www.juniperresearch.com ) o crescimento será alavancado ainda mais por empresas da chamada economia compartilhada. A estimativa é   passar dos US$18 bilhões registrados em 2017 para US$40bilhões em 2022, com o surgimento de novos modelos de negócios dentro dessa indústria e o crescimento acelerado das transações no B2B. Novos modelos de marketplaces estão surgindo criando processos disruptivos em várias indústrias.   Este mercado foi dominando até agora por nomes tradicionais como os globais eBay, Amazon, Alibaba   e o Mercado Livre, B2W (Americanas, Submarino e SopTime), Magazine Luiza, Ponto Frio no Brasil. No entanto,   estamos assistindo   a chegada de novas empresas como o Airbnb, Uber, Netshoes, Youse e iFood criando processos disruptivos em várias indústrias. Podemos dizer que estamos assistindo ao surgime...