Dropshipping uma oportunidade para iniciar o seu negócio online
A
indústria do e-commerce continua crescendo rapidamente em todo o
mundo. O instituto Statista estima
que já em 2021 o comércio eletrônico movimente uma receita global
de US$4.88 trilhões. Com tamanho crescimento é natural um aumento
na competição e o surgimento de novos competidores e novos modelos
de negócios. Um dos modelos que mais atrai a atenção é o
dropshipping, que
elimina a necessidade de um estoque físico reduzindo custos de
estoque e logística.
A Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta para este ano um
crescimento de 16% quando comparado com o resultado atingido em 2018
pelas lojas virtuais do País, sendo o maior avanço anual verificado
desde 2015.
Com
números de crescimento e geração de receita tão
atraentes o e-commerce atrai um novo tipo de empreendedor
que busca abrir o seu primeiro negócio. O chamado
dropshipping é justamente uma das tendências que mais atrai
investidores pelo baixo custo de investimento.
Neste
modelo o cliente coloca um pedido online e só então você faz a
compra junto ao fornecedor ou fabricante que se encarrega
da logística de entrega. A sua loja funciona como um
intermediário entre o fabricante ou fornecedor e o cliente. Isso
elimina a necessidade de estoque e reduz os riscos de um novo
empreendedor.
O
dropshipping é muito útil para negócios que trabalham com
itens muito volumosos que ocupam grande espaço de armazenamento ou
para produtos de nicho que são mais difíceis de se encontrar
em lojas tradicionais. Moveis, itens de decoração, luminárias,
itens que permitem personalização como canecas e brindes,
bijuterias e semi joias são alguns dos exemplos de produtos que
estão sendo comercializados com sucesso neste modelo.
Apesar
das vantagens citadas o dropshopping tem seus desafios,
como uma maior complexidade no suporte pós venda, uma vez que
o vendedor não tem controle sobre o processo de entrega.
Outra dificuldade é encontrar fornecedores de meios de
pagamento com soluções prontas para o novo modelo.
É
importante ter uma boa gestão dos fornecedores e acompanhar a
qualidade entregada do produto e o mais difícil avaliar se o
prazo está atendendo as expectativas do cliente. Não
tenha medo de reduzir itens da loja ou remover fornecedores que não
entregam o prometido.
O
dropshipping também demanda um certo conhecimento de ferramentas
de marketing de performance, SEO, social commerce e uma boa
gestão de suas redes sociais.
Cerca
de 87% dos internautas brasileiros tem uma conta no Facebook. É
importante desenvolver ações como anúncios segmentados nas redes
para atrair clientes potenciais, especialmente em se tratando de
produtos de nicho.
Está
interessado em abrir o seu e-commerce com um investimento baixo? O
dropshipping é uma opção bastante interessante. Para começar
defina os nichos que irá atuar, selecione fornecedores confiáveis
para uma parceria de longo prazo e busque a ajuda de especialistas em
e-commerce para dar apoio na escolha da plataforma mais adequada para
o seu modelo de loja.
Otimo artigo !
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