Como o 5G irá revolucionar o modo como compramos online
As redes de celular de
quinta geração, o 5G já estão disponíveis para alguns poucos usuários
em países como Estados Unidos, China, Japão e Turquia. Sua adoção promete ser rápida
e irá revolucionar muitos setores incluindo o comércio eletrônico.
O relatório Adobe
Digital intitulado “A Mobile First Word” com base em dados de
usuários do mobile commerce na América do Norte e em países como
Reino Unido, Alemanha e França, projetam que a nova tecnologia irá
gerar um acréscimo de 12 bilhões de dolares em novas vendas nos
próximos 2 anos.
No Brasil algumas
operadoras como TIM e Claro estão realizando testes regionais, aguardano o leilão das bandas. A expectativa é que a implementação ocorra até 2021 devido
aos altos custos envolvidos, uma vez que as redes 5G exigem um número
maior antenas para cobertura de uma mesma área. A consolidação
deverá ocorrer até 2023.
Diante deste cenário é
bom ficar atento as oportunidades de negócios que as altas
velocidades (até 100 vezes mais rápido que o 4G) e a baixa laténcia
do 5G irão proporcionar para o m-commerce.
Com tanta velocidade a
expressão a um click será mais verdadeira do que nunca.
Literalmente tudo o que você buscar ou aquele anúncio no Instagram
irá carregar instantaneamente. Estudos mostram que boa parte das
vendas são perdidas por demora no carregamento de uma página.
Muito se tem falado da
experiência de compra utilizando-se a realidade virtual e realidade
aumentada (VR e AR), porém a sua adoção com o 5G ganhará um novo
patamar. Você poderá navegar por uma página de movéis e
simultaneamente visualizar aquele que melhor cabe no seu espaço
físico e no seu bolso. A baixa latência e as altas velocidades
fazem com que o carregar de uma página se torne imperceptível ao
olho humano.
Outra recurso que irá
impulsionar as vendas é utilização de Inteligência Artifical (AI)
para prover suporte e sugestões de produtos. Os assistentes virtuais
terão uma capacidade ainda maior de recomendar o produto certo para
cada usuário e com isso melhorar o nível de satisfação dos clientes.
A rede de fast fahion H&M, de origem Sueca, presente em 69 mercados implementou um Chatbot, baseado em AI, que consegue responder questões dos compradores e até mesmo recomendar roupas e acessórios de modo mais eficiente que um personal shoper.
Hoje ao realizarmos uma compra em um smartphone 4G em geral já conseguimos uma navegação de boa qualidade, no entanto quando vamos finalizar o carrinho de compras é comum uma queda significativa na velocidade. Como é de se imaginar isso cria uma certa insegurança ao cliente e não raro, quando ocorre algum erro na transação com o meio de pagamento ele abandone a compra. Com o 5G a experiêcia será totalmente nova sem diferenças visíveis entre o momento de consulta ao catálogo e o serviço de check out.
A rede de fast fahion H&M, de origem Sueca, presente em 69 mercados implementou um Chatbot, baseado em AI, que consegue responder questões dos compradores e até mesmo recomendar roupas e acessórios de modo mais eficiente que um personal shoper.
Hoje ao realizarmos uma compra em um smartphone 4G em geral já conseguimos uma navegação de boa qualidade, no entanto quando vamos finalizar o carrinho de compras é comum uma queda significativa na velocidade. Como é de se imaginar isso cria uma certa insegurança ao cliente e não raro, quando ocorre algum erro na transação com o meio de pagamento ele abandone a compra. Com o 5G a experiêcia será totalmente nova sem diferenças visíveis entre o momento de consulta ao catálogo e o serviço de check out.
Uma boa imagem vale por
mil palavras. Com o 5G não apenas as fotos carregarão
instantaneamente, mas as lojas online poderão usar e abusar dos
recursos de vídeo sem que isso prejudique o carregamento de uma
página ou a experiência de uso.
O 5G também irá
revolucionar os chamados Wearables, aparelhos inteligentes, e a
Internet das Coisas. O usuário poderá iniciar uma compra
visualizando um anúncio em sua conta no Instagram pelo smartphone e
concluir a mesma em seu relógio inteligente ou na sua geladeira
conectada.
A mudança é inevitável, a transição será rápida. O 5G antes mesmo de estar implementado comercialmente já está criando novos padrões que estão transformando o e-commerce em todo o mundo. É preciso desde já se
preparar para aproveitar todo o potencial da nova tecnologia e
extrair o diferencial competitivo que o 5G trará ao comércio
eletrônico.
Comentários
Postar um comentário