Como iniciar o meu próprio e-Commerce?

Com as vendas no e-Commerce crescendo acima de 7,5 % ao ano no  Brasil, é natural que muitos sonhem em abrir o seu próprio negócio digital. No entanto, muitos não sabem por onde começar o seu empreendimento.

É verdade que abrir um negócio digital exige um investimento menor que um empreendimento físico, afinal os custos de operação podem ser bem reduzidos. Você  pode começar em sua própria casa, sem necessidade contratar uma equipe ou de realizar grandes investimentos em estoque.

Além disso, é possível abrir o seu negócio on-line em paralelo a sua atividade atual. Sendo assim, você só abandona sua outra fonte de renda quando o negócio já estiver consolidado e rendendo lucros.

Como todo negócio é fundamental muito planejamento, iniciando pela definição do seu nicho de mercado. A menos, que você tenha muito capital para brigar de frente com marcas já consolidadas neste mercado, o melhor é focar em um público alvo e em uma linha de produtos que você possa apresentar algum diferencial competitivo.

Pesquise outras empresas que já atuam no mesmo segmento. A ausência de competidores no setor, pode indicar também a falta de um mercado como um todo.

Antes de decidir qual produto você irá vender on-line é importante conhecer e entender os diferentes modelos de negócios para realizar está venda. Afinal, você irá oferecer um serviço, um software ou um produto físico? Neste caso, será necessário ter um grande estoque ou trabalhar com o estoque do fornecedor? O produto é fácil de ser entregue ou exige uma logística sofisticada?

Algumas perguntas a se fazer são: quem eu irei representar?  Qual o meu conhecimento deste nicho? Quem irá comprar o meu produto? Quais os diferenciais que irei oferecer?

Uma vez identificada a imagem do projeto que eu desejo para a minha loja e o consumidor que melhor adere ao perfil de “persona” que pretendo atrair, é o momento de pensar nos produtos que fazem sentido ao modelo desenhado. A sugestão é começar com poucos, entre um e três produtos, para reduzir o investimento inicial e testar o desenho do negócio.

Uma vez definido o modelo de negócios e o público alvo é a vez de investir na criação da sua marca. Ela precisa estar conectada com os consumidores que você pretende atingir e com os valores que você irá oferecer para se diferenciar no mercado.

Você pode optar por fazer tudo sozinho, mas lembre que  a sua marca pode fazer toda a diferença na hora de conquistar o mercado.  O ideal é contar com uma boa acessória de marketing para te ajudar a criar o conceito,  nome, logomarca, visual e cores, alem de te ajudar com registros e licenças.

Uma vez que você já criou e registrou sua marca é chegada a hora de pensar na criação e design do seu site. A primeira etapa é registrar o seu domínio e todas as URLs que possam ser relevantes.

Existem muitas opções no mercado desde o desenvolvimento “open source”, web-designers e programadores que poderão te ajudar a criar suas páginas.

Uma alternativa para os iniciantes é o aluguel. Normalmente os fornecedores já incluem no pacote a hospedagem do site, registro do domínio, e-mail, meio de pagamento e templates gratuitos para você mesmo criar o seu site. Mas lembre que se você não tem muita experiência, essas soluções não são tão fáceis para um usuário iniciante.

Os preços podem variar muito conforme a sua necessidade. No modelo de aluguel, existem boas opções a partir de R$59,00 ao mês, por exemplo.

Existem ainda muitas plataformas prontas de e-commerce que você pode licenciar conforme o tamanho e volume de negócios planejados. O ideal é contar com uma boa consultoria para te ajudar a definir a solução mais adequada tanto do ponto de vista técnico quanto que caiba no seu orçamento.
  
Você pode começar pequeno, mas lembre-se de escolher uma solução que tenha escalabilidade e que permita integração com ERPs de mercado e plataformas de marketplace.

O desenho do site, a velocidade de resposta e portanto o local onde será hospedado terá influência na hora de atrair clientes para o seu negócio, assim como a performance da sua página em smartphones e tablets.

De nada adianta pensar em uma boa marca, se a tua página não ganhar relevância nos mecanismos de busca especialmente no Google.  Para não errar aqui é bom pesquisar e contar com especialistas em SEO (Search Engine Optimization), uma vez que as técnicas para otimizar o seu site e aumentar a relevância estão sempre se atualizando. 

É possível encontrar, na web, e-commerces, que começaram com menos de R$10 mil reais de investimento e que tiveram rápido crescimento e bons lucros. Por outro lado, quanto maior for o seu investimento tanto em capital quanto em planejamento,  maior será a sua chance de sucesso no mundo da web.

Espero que este artigo te ajude a refletir se está realmente preparado para dar o primeiro passo no mundo dos negócios digitais e como buscar ajuda na hora de tirar do papel o seu sonho de empreendedor. 

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