Data Analytics um importante aliado no omni-channel e na prevenção de fraudes
Muito
se tem falado no uso de ferramentas de Data Analytics para conhecer melhor o
cliente, antecipar demandas, reduzir atritos nos pontos de contato e claro
aumentar vendas por meio de experiências únicas não importando mais o canal de
relacionamento. No entanto, além dessas aplicações, mais comuns, uma boa
análise de dados irá ajudar na prevenção de fraudes.
As
grandes corporações do varejo e de serviços financeiros já entenderam que o
consumidor quer ter a mesma experiência e facilidade de acesso a empresa em
diferentes canais. Desenvolver os conceitos de omni-channel deixou de ser um
modismo para se transformar em necessidade.
O
consumidor atual, navega em diversos canais e dispositivos antes de concluir o
processo de decisão pelo seu produto e empresa.
Estes
diversos pontos de contato, servem também para um importante aprendizado que
pode identificar comportamentos suspeitos. Com base numa analise em tempo real
a empresa consegue realizar ações preventivas, que pode ser um simples contato
com o consumidor para identificar se ele realizou aquele acesso ou mesmo a
suspensão parcial ou total de um determinado canal ou ainda realizar uma dupla
identificação positiva.
Uma
empresa de cartão de crédito, poderá por exemplo, considerar suspeito um
cliente que altera o seu endereço em um canal e em outro, solicita a emissão de
uma segunda via do plástico ou da senha.
De
acordo com o Relatório 2014 da ACFE
(Association of Certified Fraud Examination), monitoramento de dados e
análise ocupacional estão entre os controles anti-fraude mais eficazes.
Organizações que utilizam Data Analytics de forma pró-ativa, para prevenção de fraudes
tem custos até 60% menores que as demais.
Coletar
e analisar dados e principalmente implementar uma arquitetura de integração de
canais que permita tomada de decisões de forma rápida e ágil se tornou um
importante aliado não apenas para aumentar vendas, mas para reduzir prejuízos
com fraudes e reduzir atritos com clientes evitando que os mesmos passem por problemas
com uso indevido dos seus dados.
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