Data Analytics um importante aliado no omni-channel e na prevenção de fraudes

Muito se tem falado no uso de ferramentas de Data Analytics para conhecer melhor o cliente, antecipar demandas, reduzir atritos nos pontos de contato e claro aumentar vendas por meio de experiências únicas não importando mais o canal de relacionamento. No entanto, além dessas aplicações, mais comuns, uma boa análise de dados irá ajudar na prevenção de fraudes.

As grandes corporações do varejo e de serviços financeiros já entenderam que o consumidor quer ter a mesma experiência e facilidade de acesso a empresa em diferentes canais. Desenvolver os conceitos de omni-channel deixou de ser um modismo para se transformar em necessidade.

O consumidor atual, navega em diversos canais e dispositivos antes de concluir o processo de decisão pelo seu produto e empresa.

Estes diversos pontos de contato, servem também para um importante aprendizado que pode identificar comportamentos suspeitos. Com base numa analise em tempo real a empresa consegue realizar ações preventivas, que pode ser um simples contato com o consumidor para identificar se ele realizou aquele acesso ou mesmo a suspensão parcial ou total de um determinado canal ou ainda realizar uma dupla identificação positiva.

Uma empresa de cartão de crédito, poderá por exemplo, considerar suspeito um cliente que altera o seu endereço em um canal e em outro, solicita a emissão de uma segunda via do plástico ou da senha.

De acordo com o Relatório 2014 da ACFE  (Association of Certified Fraud Examination), monitoramento de dados e análise ocupacional estão entre os controles anti-fraude mais eficazes. Organizações que utilizam Data Analytics de forma pró-ativa, para prevenção de fraudes tem custos até 60% menores que as demais.


Coletar e analisar dados e principalmente implementar uma arquitetura de integração de canais que permita tomada de decisões de forma rápida e ágil se tornou um importante aliado não apenas para aumentar vendas, mas para reduzir prejuízos com fraudes e reduzir atritos com clientes evitando que os mesmos passem por problemas com uso indevido dos seus dados.

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