Chegada do App Starbucks no Brasil mostra o avanço do M-payments na região.
O
número de usuários de dispositivos
móveis que acessam a Internet no Brasil, chegou a 68,4 milhões no primeiro
semestre de 2015, de acordo com o Mobile Report da Nielsen Ibope. Com uma
predominância de acessos sendo realizado por consumidores das classes A e B
(62%), de acordo com a mesma pesquisa era de se esperar o crescimento do M-payments.
O
Brasil se destaca também entre os membros dos BRICS, ficando na segunda posição,
atrás apenas da China.
De
acordo com o levantamento realizado pela Mastercard Mobile Payments Readiness
Index (MPRI), entre 34 países avaliados, o Brasil ficou acima da média mundial,
com o 16° lugar, atrás apenas da China (10º) entre os países que mais crescem
no mundo, no uso do M-Payments, mas à frente de Índia (21º), África do Sul (26º)
e Rússia (28º).
Segundo
levantamento da consultoria Frost & Sullivan, o desenvolvimento do mercado
nacional de Mobile Payment deve alcançar 80 milhões de usuários até 2018.
Com
estes bons números muitas empresas estão lançando sua carteira digital, que
permitem ao usuário armazenar dados financeiros e de identidade de forma que os
mesmos possam ser usados com segurança e privacidade durante operações
financeiras.
Deste modo, criando uma conta em um dos serviços
de carteira móvel como o PayPay, Stelo (associação entre Bradesco e Cielo), Pag
Seguro, do grupo UOL, Oi Carteira, por exemplo, as suas informações bancárias,
seu nome, endereço, e os dados do seu cartão de crédito serão armazenados por
esta empresa.
Ao
realizar uma transação pelo celular, bastará informar o endereço da sua conta
em dos serviços que você utilize, para efetuar o pagamento, sem que você tenha
que informar a sua conta no banco, cartão de crédito ou qualquer outro dado
pessoal, por exemplo.
Muitas
empresas dos setores de varejo, alimentação e serviços estão desenvolvendo a
sua própria carteira virtual. Nos Estados Unidos, de acordo com a Business
Insider, 21% das transações da rede de cafeterias Starbucks foi realizada em
dispositivos móveis. Sendo que
mais de um terço das transações são realizadas por meio do App.
No
Brasil, a Starbucks acabou de lançar o seu App que funciona como um cartão pré
pago e como ferramenta para
acumular e resgatar pontos no seu programa de fidelidade.
O
crescimento do uso de dispositivos móveis abre uma grande oportunidade para
novos negócios. No entanto, primeiro é preciso estabelecer os objetivos, que a sua iniciativa mobile
pretende alcançar para um correto planejamento, de forma a criar engajamento
com seu público alvo e rentabilizar os investimentos no App.
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