Chegada do App Starbucks no Brasil mostra o avanço do M-payments na região.

O número  de usuários de dispositivos móveis que acessam a Internet no Brasil, chegou a 68,4 milhões no primeiro semestre de 2015, de acordo com o Mobile Report da Nielsen Ibope. Com uma predominância de acessos sendo realizado por consumidores das classes A e B (62%), de acordo com a mesma pesquisa era de se esperar o crescimento do M-payments.

O Brasil se destaca também entre os membros dos BRICS, ficando na segunda posição, atrás apenas da China.

De acordo com o levantamento realizado pela Mastercard Mobile Payments Readiness Index (MPRI), entre 34 países avaliados, o Brasil ficou acima da média mundial, com o 16° lugar, atrás apenas da China (10º) entre os países que mais crescem no mundo, no uso do M-Payments, mas à frente de Índia (21º), África do Sul (26º) e Rússia (28º).

Segundo levantamento da consultoria Frost & Sullivan, o desenvolvimento do mercado nacional de Mobile Payment deve alcançar 80 milhões de usuários até 2018.

Com estes bons números muitas empresas estão lançando sua carteira digital, que permitem ao usuário armazenar dados financeiros e de identidade de forma que os mesmos possam ser usados com segurança e privacidade durante operações financeiras.

Deste  modo, criando uma conta em um dos serviços de carteira móvel como o PayPay, Stelo (associação entre Bradesco e Cielo), Pag Seguro, do grupo UOL, Oi Carteira, por exemplo, as suas informações bancárias, seu nome, endereço, e os dados do seu cartão de crédito serão armazenados por esta empresa.

Ao realizar uma transação pelo celular, bastará informar o endereço da sua conta em dos serviços que você utilize, para efetuar o pagamento, sem que você tenha que informar a sua conta no banco, cartão de crédito ou qualquer outro dado pessoal, por exemplo.

Muitas empresas dos setores de varejo, alimentação e serviços estão desenvolvendo a sua própria carteira virtual. Nos Estados Unidos, de acordo com a Business Insider, 21% das transações da rede de cafeterias Starbucks foi realizada em dispositivos móveis. Sendo  que mais de um terço das transações são realizadas por meio do App.

No Brasil, a Starbucks acabou de lançar o seu App que funciona como um cartão pré pago e como ferramenta para  acumular e resgatar pontos no seu programa de fidelidade.


O crescimento do uso de dispositivos móveis abre uma grande oportunidade para novos negócios. No entanto, primeiro é preciso estabelecer  os objetivos, que a sua iniciativa mobile pretende alcançar para um correto planejamento, de forma a criar engajamento com seu público alvo e rentabilizar os investimentos no App.

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