Postagens

Preparando-se para o Sucesso na Black Friday 2023: Logística e Entrega Rápida em Foco

Imagem
Uma pesquisa realizada a pedido do Google pela Offerwise, uma empresa global de pesquisas, aponta que dois em cada três brasileiros pretendem comprar produtos durante a próxima Black Friday de 2023, que ocorrerá no próximo dia 24 de novembro. O e-commerce, em especial os Marketplaces, mais uma vez, é o canal preferido. Isso coloca questões como frete, prazo de entrega e estoque como fatores de grande importância na hora do cliente decidir com quem fará o seu pedido. Das 16 categorias com maior crescimento na intenção de compra, a primeira foi beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais maior do que no ano passado. Eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos de áudio e vídeo, roupas e acessórios também apresentaram forte intenção de compra quando comparados com o ano anterior, com crescimento entre 7 e 10 pontos percentuais. Neste contexto, a logística aparece como uma das grandes preocupações de quem vende, uma vez que o consumidor es

Tecnologias Sustentáveis: Inovação para um Futuro Melhor

Imagem
Nos últimos anos, as consequências do descaso com o meio ambiente têm se tornado cada vez mais evidentes em todo o mundo, apesar dos alertas incansáveis da comunidade científica. Não se trata apenas da degradação ambiental e das mudanças climáticas que nos preocupam, mas também da desigualdade econômica e social que persiste em nossa sociedade. É crucial entender que a presença de negócios e empresas pode tanto agravar esses problemas quanto ser parte da solução para eles. Nesse contexto, estamos presenciando um crescente interesse e busca por tecnologias mais sustentáveis. Neste artigo, exploraremos diversos exemplos de inovações que não apenas impulsionam o desenvolvimento econômico e social, mas também levam em consideração a conservação dos recursos naturais, visando evitar riscos ambientais e criar produtos sustentáveis através do uso de tecnologia para otimizar processos e atividades. As ferramentas sustentáveis desempenham um papel fundamental, permitindo a substituição de métod

A Revolução do TMS: Transformando a Logística de Transportes

Imagem
A indústria de transportes e de logística está passando por uma transformação sem precedentes nos últimos dois anos, e essa tendência deverá se acentuar em 2024. O responsável por essa mudança de paradigmas é o TMS, sigla em inglês para Transport Management Software, que vem sendo adotado em larga escala pela indústria de manufatura, atacadistas, varejistas, grandes distribuidores, modificando a forma de gestão da logística de fretes de maneiras inimagináveis há alguns anos. O software de gerenciamento de transporte passou a ter um papel crucial no gerenciamento da cadeia de suprimentos, possibilitando uma visão completa e transparente na seleção de transportadoras e na movimentação física de mercadorias. Ao integrar o TMS nas suas operações, tanto a indústria quanto varejistas e atacadistas conseguem uma maior eficiência, redução de custos e maior agilidade para o cliente final. Essa é uma tendência recente que foi impulsionada com os desafios de maior eficiência durante a pandemia. O

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas

Imagem
Uma das maiores expectativas quando compramos um produto em um e-commerce é a qualidade da entrega, mas muitas vezes a remessa ainda é negligenciada, gerando impacto direto na satisfação do cliente. A experiência da entrega é um dos principais fatores de decisão na escolha dos compradores entre uma marca ou outra. A remessa é muitas vezes negligenciada, pois não é parte do negócio principal das marcas. Portanto, além da falta de domínio sobre o assunto, tendem a vê-la mais como custo do que como investimento. A qualidade da entrega é uma das principais formas de encantar o cliente e fidelizar uma marca. No entanto, para que se tenha êxito, é preciso pensar no processo como um todo, desde o pedido até a entrega, buscando otimizá-lo. A rapidez com que um produto é entregue vai afetar o quanto o consumidor ficará satisfeito ou frustrado com a experiência de compra. A falta de uma informação precisa sobre quando o produto será entregue é um fator crítico para o cliente abandonar o seu carr

A Insatisfação dos Clientes como Oportunidade para Melhorar Produtos e Serviços

Imagem
Conhecer a insatisfação dos clientes é sempre uma oportunidade para melhorar o seu produto ou serviço. A célebre frase de Bill Gates reforça essa ideia: “Seus clientes insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”. No entanto, muitas empresas comentam que recebem avaliações negativas de consumidores que nem mesmo são clientes da marca. Para entendermos esse comportamento, vamos fazer uma análise psicológica desse consumidor da nova era do cliente e entender como transformar uma insatisfação em um aliado na fidelização. Certamente, você já conheceu alguém que está sempre reclamando de tudo e de todos. O hábito de reclamar não é muito saudável para a saúde da mente e do corpo. Todavia, o ato de reclamar é bastante complexo, sendo motivado por diversos fatores e não somente pelo desejo de autoexpressão. Um empresário me questionou o que poderia levar alguém a postar um comentário negativo sobre um serviço que nunca consumiu, baseado apenas numa falsa percepção de que o seu serviço ser

Logística ESG: O Caminho para uma Cadeia de Suprimentos Sustentável

Imagem
A sustentabilidade é atualmente um dos principais temas na agenda dos executivos, e setores como o e-commerce e a logística, devido ao alto impacto em todas as cadeias de produção, assumiram um papel ainda mais proeminente. Investidores e clientes estão se tornando mais seletivos, buscando empresas que adotem práticas de logística sustentável, demonstrando preocupação com o meio ambiente e com as pessoas ao seu redor. O termo ESG, que vem do inglês Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança em português), surgiu em 2004 como uma iniciativa conjunta do Banco Mundial e da ONU, com o objetivo de monitorar esses três aspectos dentro das empresas, avaliando se suas ações estão alinhadas com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. Dessa forma, a cultura ESG compreende que, para alcançar a sustentabilidade nas empresas, é necessário seguir essas práticas: Ambiental (Environmental): adoção de práticas que considerem o meio ambiente, como a gestão

O futuro da logística: tendências e inovações para uma cadeia de fornecimento eficiente.

Imagem
Nos últimos três anos, o setor de logística enfrentou desafios significativos e precisou se reinventar para acompanhar as demandas do mercado. Neste artigo, exploraremos algumas das principais mudanças e tendências que ganharam destaque nesse período, impulsionando a transformação da cadeia de fornecimento. Desde soluções baseadas na nuvem e integrações até rastreamento em tempo real e sustentabilidade, veremos como a logística está se adaptando e adotando inovações para oferecer eficiência operacional e satisfação do cliente. Sistemas na Nuvem e integrações. As soluções baseadas em nuvem, com distribuição no modelo de Software como serviço (SaaS), são a grande tendência do momento. O desenvolvimento e a distribuição de novos sistemas e integrações baseados em nuvem permitem que as empresas de logística agilizem seus fluxos de trabalho e transfiram informações com mais rapidez e segurança. Um dos desafios das empresas em migrar para a nuvem é a integração com os sistemas legados. Na ho