O futuro da logística: tendências e inovações para uma cadeia de fornecimento eficiente.


Nos últimos três anos, o setor de logística enfrentou desafios significativos e precisou se reinventar para acompanhar as demandas do mercado. Neste artigo, exploraremos algumas das principais mudanças e tendências que ganharam destaque nesse período, impulsionando a transformação da cadeia de fornecimento. Desde soluções baseadas na nuvem e integrações até rastreamento em tempo real e sustentabilidade, veremos como a logística está se adaptando e adotando inovações para oferecer eficiência operacional e satisfação do cliente.

Sistemas na Nuvem e integrações.

As soluções baseadas em nuvem, com distribuição no modelo de Software como serviço (SaaS), são a grande tendência do momento. O desenvolvimento e a distribuição de novos sistemas e integrações baseados em nuvem permitem que as empresas de logística agilizem seus fluxos de trabalho e transfiram informações com mais rapidez e segurança.

Um dos desafios das empresas em migrar para a nuvem é a integração com os sistemas legados. Na hora da escolha, é importante buscar soluções que disponibilizem tanto APIs de integração quanto equipes que garantam uma rápida implementação.

Micro Serviços

Uma das vantagens de se trabalhar em nuvem é a modularização das aplicações, de modo que as empresas podem contratar apenas os serviços essenciais para sua operação, conforme o seu modelo de negócios: TMS, WMS, YMS, PMS.

Dessa forma, as empresas passam a se concentrar no seu core business, deixando o trabalho operacional da logística com sistemas especializados, ao mesmo tempo que ganham autonomia no monitoramento, com relatórios gerados em tempo real de toda a operação.

Rastreamento e Analytics

Graças à ajuda de chips RFID e outras tecnologias avançadas, gerentes e líderes do setor têm acesso a análises e rastreamento em tempo real. Isso permite que as empresas informem aos clientes exatamente onde estão seus produtos e quanto tempo levará para recebê-los. Eles podem identificar e antecipar problemas (e resolvê-los mais rapidamente). Com esses sistemas, é possível até identificar interrupções na produtividade ou eficiência, ajudando-os a uma rápida correção de processos.

Última Milha

A entrega "last mile" é sempre um desafio para as empresas de logística, apresentando alto grau de complexidade e custos elevados (muitas vezes mais da metade do custo total do embarque). Mas estamos prestes a ver grandes avanços na entrega de última milha, como a implantação de drones autônomos para entregar pacotes a destinatários individuais e revisões no modelo da cadeia de suprimentos.

IA e Machine Learning

A inteligência artificial é o grande tema do momento e também está sendo amplamente aplicada na logística para agilizar o planejamento de rotas, controle de estoque, controle de portaria e gestão de pátios, entre outras aplicações.

Sustentabilidade

Outro assunto que está no topo da agenda é a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Para incorporar práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos e na logística, nos Estados Unidos, Europa e China, muitas empresas estão se associando a parceiros que promovem práticas de gestão logística voltadas para o meio ambiente. Eles contam com fornecedores terceirizados de logística

À medida que grandes players do varejo se comprometem com a transição energética e investem em frota elétrica, o cenário para a logística sustentável ganha ainda mais força. Embora haja desafios a serem superados, como a autonomia dos veículos elétricos e os custos de atualização da frota, os avanços tecnológicos, incluindo sistemas na nuvem, estão desempenhando um papel fundamental na redução das emissões de carbono e na busca por uma logística mais verde.

No geral, as tendências e inovações mencionadas neste artigo estão moldando o futuro da logística, impulsionando a eficiência, a agilidade e a sustentabilidade. À medida que o setor continua evoluindo, é essencial que as empresas estejam atentas a essas transformações e estejam dispostas a adotar as mudanças necessárias para se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo e orientado pela tecnologia. A logística do futuro está sendo moldada agora, e aqueles que abraçarem essas tendências estarão bem posicionados para obter sucesso e se destacar no mercado.


Texto de Francisco Sales D'Almeida

Gostou do conteúdo? Siga o nosso blog. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas