Preparando-se para o Sucesso na Black Friday 2023: Logística e Entrega Rápida em Foco

Uma pesquisa realizada a pedido do Google pela Offerwise, uma empresa global de pesquisas, aponta que dois em cada três brasileiros pretendem comprar produtos durante a próxima Black Friday de 2023, que ocorrerá no próximo dia 24 de novembro. O e-commerce, em especial os Marketplaces, mais uma vez, é o canal preferido. Isso coloca questões como frete, prazo de entrega e estoque como fatores de grande importância na hora do cliente decidir com quem fará o seu pedido.

Das 16 categorias com maior crescimento na intenção de compra, a primeira foi beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais maior do que no ano passado. Eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos de áudio e vídeo, roupas e acessórios também apresentaram forte intenção de compra quando comparados com o ano anterior, com crescimento entre 7 e 10 pontos percentuais.

Neste contexto, a logística aparece como uma das grandes preocupações de quem vende, uma vez que o consumidor está com expectativas cada vez maiores quanto ao nível de serviço e ao prazo de recebimento.

Diante disso, cabe aos profissionais de logística, tanto embarcadores quanto prestadores de serviços, apostar no uso de recursos além do habitual, como a contratação de mais motoristas, mais carros de transferência, mais carretas e mais espaço de estoque.

A tecnologia de TMS (Transport Management System) é um aliado fundamental das empresas para adequar suas operações nestes períodos de grande sazonalidade. A plataforma da Ventuno Log, por exemplo, disponibiliza um workflow de aprovação que facilita a seleção da transportadora mais adequada, conforme o tipo de carga, veículo necessário (cubagem, peso etc), rotas, prioridade de entrega, entre outros.
Além disso, caso os prestadores de serviços já contratados não consigam atender à demanda, é possível realizar um leilão de fretes com profissionais autônomos, que recebem a demanda, e a ferramenta seleciona automaticamente as propostas mais adequadas a cada operação. Todo o processo de cadastramento e auditoria dos profissionais fica a cargo da plataforma.

Todos os custos envolvidos no transporte são administrados de forma centralizada, permitindo realizar adiantamentos dos custos de viagem, pedágio e averbação de seguros.

Com todos os indicadores e os principais KPIs na palma da mão, os gestores podem tomar decisões em tempo real e melhor se programar para eventos sazonais.
De acordo com a Cpterra do Grupo Gartner, 73% das pessoas que compram online consideram a entrega rápida como algo importante e, portanto, como um fator de decisão na hora da compra. O relatório Varejo 2022, repercutido pelo portal Valor Investe, apontou que 7 em cada 10 pessoas afirmam não voltar a comprar de uma marca após experiências frustradas.

Com o crescimento das expectativas do consumidor em relação à qualidade de serviço, os varejistas precisam se antecipar e se programar para a Black Friday, tanto em relação ao estoque quanto à capacidade de entrega, com máxima antecedência. Neste sentido, seu operador logístico precisa estar bem alinhado e dispor de todos os indicadores para não ser pego de surpresa.

Conclusão:

Em um cenário em que a Black Friday se tornou um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros, a logística e a entrega rápida se destacam como fatores-chave para o sucesso das vendas. Como demonstrado pela pesquisa da Offerwise, as expectativas dos consumidores estão em constante crescimento, e as empresas que desejam se destacar devem antecipar-se, planejar com antecedência e investir em soluções tecnológicas como o TMS. Garantir que o estoque esteja alinhado com a demanda e que a entrega seja ágil são elementos cruciais para conquistar a confiança do cliente. Neste contexto, os profissionais de logística desempenham um papel vital, adotando medidas criativas e estratégicas para atender às crescentes necessidades dos consumidores. Com a entrega rápida e eficiente, as empresas têm a oportunidade de conquistar a fidelidade dos clientes e assegurar o sucesso durante a Black Friday e além. Portanto, é fundamental que os varejistas se preparem de forma proativa e se associem a operadores logísticos que estejam igualmente comprometidos com a excelência e o atendimento às expectativas do cliente.

Texto: Francisco Sales D'Almeida

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