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As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

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  Os últimos meses foram marcados por mudanças tecnológicas sem precedentes. Muito do que se previa para um futuro próximo, já se tornou uma realidade presente e tem afetado diretamente a maneira como as empresas posicionam seus produtos no mercado e como o consumidor efetua suas compras e engaja com suas marcas favoritas.  Neste artigo vamos abordar as top inovações que já estão presentes e algumas que estão chegando e como  isso afeta o posicionamento de um novo perfil de consumidor, cada vez mais preocupado com os impactos dos seus hábitos de compra tanto nas questões ambientais quanto éticos. IA no e-Mail Marketing O uso da inteligência artificial para gerar conteúdo personalizado com recomendação de produtos e o envio no dia e horário mais adequado para o perfil de cada consumidor já é uma realidade para muitas marcas do varejo eletrônico. No entanto, o uso da IA Generativa, como o Chat GPT  da Open AI ou o Google Bard, dará um grande poder para as marcas criare...

A corrida pelo desenvolvimento da IA generativa e seus impactos no e-commerce.

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  Desde a publicação do  meu artigo  A I já é uma realidade ?  em 2016  a inteligência artificial (IA) vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano, incluindo o comércio eletrônico. Em 2023, a tecnologia da IA generativa se tornou dominante na grande mídia e tem sido tema de discussões em fóruns de tecnologia e inovação, como o recente Web Summit no Rio, deixando muitas empresas se perguntando como e quando utilizar essa tecnologia para alavancar seus negócios. O Chat GPT da startup Open AI, uma ferramenta de processamento de linguagem natural orientada pela IA, é um exemplo de como a tecnologia da IA generativa tem avançado. A Google, por sua vez, lançou o Bard, um concorrente direto do Chat GPT. Contudo, o uso da tecnologia da IA generativa já levantou uma série de questões éticas, incluindo os impactos que trará ao mercado de trabalho, questões ligadas à privacidade do consumidor, direitos humanos e preconceitos.   Quando em novembro de 2022 o Cha...

Como tirar proveito dos E-mails interativos AMP

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Muitos profissionais de Marketing ainda se perguntam sobre a viabilidade de realizarem campanhas com a tecnologia AMP (Acceleratede Mobile Pages) ou páginas móveis aceleradas em uma tradução livre, que traz interatividade em tempo real para dentro do e-mail. Alguns acham que ainda não é o momento e que a tecnologia tem pouca adoção. Neste artigo vamos mostrar como muitas empresas ao redor do mundo estão obtendo grande sucesso com os e-mails AMP.   A tecnologia AMP eleva o e-mail marketing a um nível totalmente novo. Porque agora, ações essenciais, como confirmação de registro, confirmação de agendamento, envio de feedback, preenchimento de formulários, atribuição de notas, compartilhamento/entrega de conteúdo em tempo real e muitas outras coisas podem ser feitas em boletins informativos.    A introdução do AMP deu aos e-mails a capacidade de funcionar quase como um mini-site. Os clientes podem pesquisar, comparar, escolher e comprar sem sair do navegador de e-mail. Os e-m...

Cliente engajado, a fórmula para aumentar sua lucratividade.

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Muito se tem falado da importância de manter clientes engajados com a marca. Deixar o cliente feliz deve ser uma busca constante das organizações. Com esse objetivo alcançado o lucro será uma consequência. No entanto, no mercado brasileiro, muitas empresas ainda visam exclusivamente resultados de curto prazo, sem se preocupar com toda a jornada do cliente nos diversos pontos de contato com a marca, antes, durante e principalmente depois da compra. Isso resulta, por gerar frustrações nos clientes e nos funcionários, que muitas vezes são pressionados por resultados, sem contarem com treinamento e ferramental adequado. Neste artigo, vamos abordar como a tecnologia pode ajudar na criação de organizações focadas na satisfação do cliente. O lucro, então, passa a ser consequência. Um cliente feliz com seu atendimento, serviço ou produto ficará fidelizado. E como sabemos, cliente feliz dá lucro.   Hoje além do lucro, a responsabilidade social também precisa fazer parte do DNA dos negócios,...

AMP - O E-mail 2.0 promete revolucionar o e-Commerce

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  Após 50 anos estamos entrando em uma nova era na comunicação por e-mail, saindo daquelas mensagens estáticas que continham basicamente texto e algumas imagens ou no máximo um link que te redirecionava para uma landing page ou um site externo. Estamos caminhando para um mundo completamente novo, onde é possível interagir com imagens dinâmicas sem a necessidade de sair do navegador de e-mails. A tecnologia AMP nos oferece um grande número de novas possibilidades para os times de marketing. Neste artigo vamos explorar alguns ganhos que o e-mail 2.0 trará para o seu negócio.   Nas últimas duas décadas com o avanço do e-commerce o e-mail assumiu um papel fundamental tanto na geração de campanhas quanto no transacional para confirmar pagamentos, alterar senhas etc. Pouco se mudou neste período e mesmo assim ele segue sendo muito utilizado, afinal além de barato, o e-mail proporciona um rápido retorno sobre o investimento.   No entanto, as empresas querem mais. Não basta inund...

Contextual Nudges: O empurrão para alavancar o seu App

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Você já ouviu falar no termo “Nudges”? O conceito vem da palavra em inglês que significa empurrão. A economia comportamental já existe há algumas décadas e serve para oferecer opções mais racionais e melhores para as pessoas. No mundo dos negócios, o boom desse conceito veio após o lançamento do livro “Nudge – o empurrão para escolha certa”, dos autores Cass Sustein e Richard Thaler, publicado há 14 anos. Neste artigo vamos abordar como o conceito de Nudges & Walkthroughs pode ser aplicado para ajudar aquele cliente que acabou de entrar no seu App, e se sente perdido ou quando você acaba de oferecer uma nova funcionalidade e precisa comunicar isso de forma mais intuitiva, ou mesmo para direcionar o cliente rapidamente para aquele produto que é simplesmente o que ele tanto buscava. O intuito dessa técnica, não é forçar pessoas a realizarem algo que não querem, e sim, dar o empurrãozinho que faltava para tomar decisões melhores, com liberdade de escolha. A chave...