AMP - O E-mail 2.0 promete revolucionar o e-Commerce
Após 50 anos estamos entrando em uma nova era na comunicação por e-mail, saindo daquelas mensagens estáticas que continham basicamente texto e algumas imagens ou no máximo um link que te redirecionava para uma landing page ou um site externo. Estamos caminhando para um mundo completamente novo, onde é possível interagir com imagens dinâmicas sem a necessidade de sair do navegador de e-mails. A tecnologia AMP nos oferece um grande número de novas possibilidades para os times de marketing.
Neste artigo vamos explorar alguns ganhos que o e-mail 2.0 trará para o seu negócio.
Nas últimas duas décadas com o avanço do e-commerce o e-mail assumiu um papel fundamental tanto na geração de campanhas quanto no transacional para confirmar pagamentos, alterar senhas etc. Pouco se mudou neste período e mesmo assim ele segue sendo muito utilizado, afinal além de barato, o e-mail proporciona um rápido retorno sobre o investimento.
No entanto, as empresas querem mais. Não basta inundar a caixa de entrada do assinante da sua lista de e-mail se eles não são visualizados na mesma frequência de que são recebidos. Como ganhar destaque no meio de tantas mensagens na nossa caixa de entrada? E o pior com as novas regras de privacidade impostas pela Apple por exemplo, ficou mais difícil medir a efetividade das campanhas, apenas com clicks e taxas de abertura.
Essas dificuldades agora são coisas do passado. Após 50 anos o mercado está sendo revolucionado pela tecnologia AMP (Acceleratede Mobile Pages) ou páginas móveis aceleradas em uma tradução livre. Aplicado ao e-mail ele tem proporcionado ganhos de conversão e engajamento nunca antes vistos.
A tecnologia AMP eleva o e-mail marketing a um nível totalmente novo. Porque agora, ações essenciais, como confirmação de registro, confirmação de agendamento, envio de feedback, preenchimento de formulários, atribuição de notas, compartilhamento/entrega de conteúdo em tempo real e muitas outras coisas podem ser feitas em boletins informativos.
Entre os muitos ganhos eles tem o poder de viralizar. Quanto mais inovador o seu e-mail, maior o número de pessoas que irá compartilhar sua mensagem com os amigos e familiares. A interatividade gera uma experiência completamente nova que impulsiona a conversão de vendas.
A introdução do AMP deu aos e-mails a capacidade de funcionar quase como um mini-site. Os clientes podem pesquisar, comparar, escolher e comprar sem sair do navegador de e-mail. Os e-mails AMP permitem navegar por diferentes opções de produtos com base no preço, comentários de usuários, compras, etc.
Foi se o tempo em que uma vez enviado o e-mail, nada poderia ser alterado. As mensagens permaneciam estáticas. Com a nova tecnologia de e-mails AMP, você pode
alterar o conteúdo várias vezes, e isso também em tempo real. Para o e-commerce, significa uma grande oportunidade de compartilhar e exibir atualizações de eventos promocionais, números de participação em pesquisas, estatísticas ao vivo sobre compras, mudanças, tendências em produtos. As possibilidades de expor conteúdo em tempo real são infinitos.
Uma importante aplicação para o e-commerce é a recuperação de vendas por carrinho abandonado. Ao receber um e-mail com as imagens e descrições dos produtos que deixou no carrinho, o cliente tem a tendência de tomar uma decisão mais rápida, ainda mais podendo mover a transação para finalização do pedido dentro do navegador de e-mail.
Outra grande tendência no e-commerce para impulsionar vendas e gerar fidelização é a gamificação. Com o AMP, você pode gerar jogos interativos e bonificar o seu cliente, gerar cupons de desconto em tempo real, tudo isso, dentro do e-mail.
O e-mail 1.0 além de estático, era muito limitado quando o objetivo era exibir opções de cores de um mesmo produto. Os emails AMP oferecem uma expressão visual fantástica possibilitando exibir várias opções de cores e designs.
A maioria dos profissionais de marketing está ciente da importância do double-opt-in (dupla confirmação de e-mail) como uma boa prática para enviar mensagens apenas a usuários que autorizaram. Então, uma prática comum, no mercado, é enviar um segundo e-mail de confirmação de inscrição. Agora todo esse processo pode ser realizado em uma única mensagem. Isso economiza o tempo do cliente e proporciona uma experiência completamente nova.
As possibilidades de aplicação são enormes, como a realização de pesquisas interativas, mensagens informativas e principalmente a geração de conteúdo ainda mais personalizado e relevante.
Essa tecnologia já é bem suportada nos navegadores do Gmail tanto desktop quanto para dispositivos móveis com Android ou iOS, Yahoo e Mail.ru. Ela também está em implementação na plataforma AOL. A tendência é que novos provedores irão adotar o AMP muito em breve.
É uma tecnologia relativamente nova, mas que já tem provado resultados expressivos, especialmente na Ásia e nos EUA, que saíram na frente na sua adoção. No Brasil essa tecnologia começou a ser discutida, somente agora, com a chegada da Netcore Cloud que oferece esse recurso dentro da sua plataforma SaaS de martech, totalmente integrada com ferramentas de personalização e Customer Experience. Aproveite essa tecnologia para revitalizar suas campanhas de e-mail e se diferenciar na concorrência criando maior engajamento com o seu cliente.
Eu também abordei este tema do e-mail 2.0, na minha recente participação no Podcast For The Love of Emails #EP39 de 01/04/2022, disponível no Spotify (https://open.spotify.com/episode/0nhWeeYXZukboIR5IR7tGH) e nos principais players de podcast.
Texto de Francisco Sales D'Almeida
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