Contextual Nudges: O empurrão para alavancar o seu App
Você já ouviu falar no termo “Nudges”? O conceito vem da palavra em inglês que significa empurrão. A economia comportamental já existe há algumas décadas e serve para oferecer opções mais racionais e melhores para as pessoas. No mundo dos negócios, o boom desse conceito veio após o lançamento do livro “Nudge – o empurrão para escolha certa”, dos autores Cass Sustein e Richard Thaler, publicado há 14 anos.
Neste artigo vamos abordar como o conceito de Nudges & Walkthroughs pode ser aplicado para ajudar aquele cliente que acabou de entrar no seu App, e se sente perdido ou quando você acaba de oferecer uma nova funcionalidade e precisa comunicar isso de forma mais intuitiva, ou mesmo para direcionar o cliente rapidamente para aquele produto que é simplesmente o que ele tanto buscava.
O intuito dessa técnica, não é forçar pessoas a realizarem algo que não querem, e sim, dar o empurrãozinho que faltava para tomar decisões melhores, com liberdade de escolha.
A chave do sucesso é criar um “empurrãozinho” certo para cada cliente. Quando isso ocorre chamamos de Empurrões Contextuais ou “Contextual Nudges”.
Quando guiamos o consumidor por uma sequência de etapas nos referimos ao termo em inglês Walkthroughs.
Criar um empurrão ao acaso, sem um contexto apropriado, irá apenas incomodar o cliente, isso é tudo o que não queremos. Por isso é importante contar com a ferramenta certa para analisar o comportamento do cliente e só apresentar o empurrão relevante no local apropriado.
O grande objetivo do uso de nudges contextuais e orientações é garantir que
o usuário não se perca no mundo do seu aplicativo móvel. Isso significa, guiar cada
pessoa até o próximo ponto de ação, que não é apenas o mais benéfico para o
usuário, mas também para você, como marca; proporcionando a melhor experiência de
navegação.
Imagine que você investiu todos os seus esforços de marketing e conteúdo para convencer o usuário a instalar o seu App. E agora? O que fazer para tornar o seu App relevante, de uso recorrente? O usuário está sabendo das novidades? Sabe como e onde usar aquele cupom de desconto que recebeu no e-mail?
O uso correto dos Nudges tem um grande poder de alavancar o uso do seu App, aumentar a conversão de vendas, retenção e tornar mais fácil a adoção das novas funcionalidades.
Agora que sabemos o conceito, vem o desafio de como implementar essa técnica de modo assertivo sem gastar uma fortuna.
Num passado recente a única forma era recorrer as equipes de desenvolvimento
e aguardar a criação de um novo código a cada nova implementação. Isso gerava
uma grande dependência dos times de TI e frequentemente frustração quando as
coisas não ocorriam na mesma velocidade que o Marketing demandava.
Felizmente esses tempos se foram. Agora vivemos na era das aplicações sem código ou plataformas que demandam pouco código (No Code / Low Code platforms), que simplificam esse processo e possibilitam alterações no aplicativo, sem nenhuma dependência de desenvolvedores ou lançamentos de aplicativos.
Com essas plataformas, as orientações estão a apenas alguns cliques de distância. Eles facilitam todo o trabalho de back-end com opções simples de implementação e execução. Isso significa mais velocidade e agilidade para suas equipes de produto; melhor retenção, conversão e adoção para o seu negócio.
Como podemos ver os “Nudges” são o empurrão facilitador para que o usuário tome uma decisão. Muitas vezes uma pessoa quer realizar uma ação e não o faz, por desconhecimento.
Aplicar essa tecnologia nos Apps irá proporcionar aos usuários uma melhor experiência e isso, atualmente é fundamental para determinar quanto tempo ele continuará utilizando um determinado App, para quem ele irá recomendar e quantas vezes ele irá interagir. Se pudermos orientar melhor os usuários com estímulos contextuais, eles aumentarão a satisfação do usuário, contribuindo para maiores taxas de retenção e conversão em seu aplicativo.
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