As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

 


Os últimos meses foram marcados por mudanças tecnológicas sem precedentes. Muito do que se previa para um futuro próximo, já se tornou uma realidade presente e tem afetado diretamente a maneira como as empresas posicionam seus produtos no mercado e como o consumidor efetua suas compras e engaja com suas marcas favoritas. 

Neste artigo vamos abordar as top inovações que já estão presentes e algumas que estão chegando e como  isso afeta o posicionamento de um novo perfil de consumidor, cada vez mais preocupado com os impactos dos seus hábitos de compra tanto nas questões ambientais quanto éticos.

IA no e-Mail Marketing

O uso da inteligência artificial para gerar conteúdo personalizado com recomendação de produtos e o envio no dia e horário mais adequado para o perfil de cada consumidor já é uma realidade para muitas marcas do varejo eletrônico. No entanto, o uso da IA Generativa, como o Chat GPT  da Open AI ou o Google Bard, dará um grande poder para as marcas criarem imagens e conteúdo ainda mais relevantes, que potencializarão as vendas.

IA adaptativa

Os últimos avanços na tecnologia da inteligência artificial já estão mudando drasticamente a maneira como trabalhamos. E os avanços não param. Agora vamos viver na era da  IA adaptativa, a qual permite que o comportamento do modelo mude após a implementação, usando feedback em tempo real, para treinar continuamente os modelos e aprender em tempo de execução. Com isso os sistemas de recomendação de produtos ou precificação, poderão corrigir seus modelos quase que instantaneamente, potencializando a venda ou mesmo, corrigindo uma campanha que não está trazendo o resultado esperado.

Uma aplicação da IA adaptativa será no refinamento dos modelos logísticos, permitindo ganhos significativos na correção de rotas em tempo real. De modo que os operadores logísticos poderão rapidamente alterar uma rota, de forma a otimizar o tempo de entrega e com isso atualizar seus modelos constantemente possibilitando redução de custos em todo o processo e ganhos de produtividade que não são possíveis com os modelos atuais.

VR - Realidade Aumentada

O uso da realidade aumentada, dará ao consumidor a possibilidade de visualizar e ter a experiência do produto de forma virtual. Essas aplicações já estão em uso em empresas imobiliárias, onde é possível fazer um tour antes de visitar o seu próximo lar, empresas de turismo e até mesmo empresas aéreas, como a Qatar, que já permite ao cliente navegar pela aeronave e ter uma experiência antecipada da sua próxima viagem.

Com o avanço do Metaverso, o VR vai proporcionar uma experiência 3D com um grande impacto na decisão de compra do consumidor com as mais diferentes aplicações como um provador virtual ou uma forma de visualizar como ficará aquele desejado sofá na sua sala de jantar. E não apenas o tamanho, mas como as cores irão impactar na decoração atual, por exemplo.

O Metaverso permite que as pessoas repliquem ou aprimorem suas atividades físicas, ampliando ou transportando as atividades físicas para o mundo virtual ou transformando o mundo físico.

Super apps

Em até dois anos estaremos utilizando cotidianamente os chamados Super Apps. Eles serão um portal completo para o nosso dia a dia. Algumas fintechs já oferecem parte dessa experiência em aplicativos que permitem não apenas controlar sua vida financeira, mas ter acesso a compra de ingressos para o teatro, reserva de um restaurante, compra do último modelo de celular, para citar algumas aplicações. 

Um superapp combina os recurso de um app, uma plataforma e um ecossistema em um único aplicativo, fornecendo uma plataforma para terceiros desenvolverem seus próprios miniapps.

Já utilizamos apps para quase tudo. Os superapps vão criar um ecossistema unificado, concedendo maior poder de escolha e maior agilidade na hora do consumidor realizar as suas compras e atividades rotineiras.

O futuro é agora

Mais do que nunca podemos usar a expressão: "O futuro é agora".  Alguns institutos prevêem que em até dois anos  30% de todo o conteúdo gerado para as campanhas de e-mail marketing, serão produzidos de forma sintética por uma IA.

Para que uma marca permaneça competitiva neste novo cenário, será necessário acompanhar a velocidade das inovações sob o risco de ficar fora do mercado de uma forma muito rápida.

E as novas tecnologias trazem com elas um novo perfil de consumidor, cada vez mais informado e exigente, não apenas sobre preço e qualidade do produto, mas também atento as responsabilidades éticas, ambientais e de como sua marca favorita trata assuntos como diversidade e questões sociais.

De modo que, para permanecerem competitivas as empresas precisarão combinar um equilíbrio entre inovação e responsabilidade sustentável e saber como comunicar isso ao seu consumidor, destacando sua ações para tratar dados sensíveis e a sua privacidade e também sua política sócio ambiental.


Texto de Francisco Sales D'Almeida

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