Insurtechs: As startups que estão mudando o mercado de seguros.

Contratar um seguro não costumava ser uma tarefa das mais simples. Envolvia a necessidade de um bom corretor, muitos documentos, burocracia e dificuldade para entender as coberturas. A boa noticia é que a tecnologia começa a revolucionar este mercado que sempre foi muito fechado, graças às insurtechs.

O termo vem da junção das palavras seguros e tecnologia em inglês (isurance + technology).

Depois do mercado financeiro, como bancos, cartões de crédito e meios de pagamento terem passado por um grande processo disruptivo com a chegada de várias startups com processos mais flexíveis, menores custos e soluções personalizadas para diferentes clientes, chegou a vez do mercado de seguros.

A grande promessa dessas startups é reduzir a burocracia, gerando maior acessibilidade financeira, com custos menores e produtos mais personalizados o que irá facilitar a aquisição de planos de saúde, seguros de automóveis, vida, residência, por exemplo.

Muitas companhias tradicionais estão fazendo parcerias com essas startups para se beneficiarem da sua maior agilidade, de olho em consumidores mais jovens que são mais propícios a adotarem novas tecnologias.

Apesar de ser um mercado recente, pesquisa da PWC, aponta que 3 de cada 4 seguradoras, acreditam que parte do seu negócio corre o risco de interrupção por causa das insurtechs. A pressão sobre as margens e a perda de participação no mercado são destacadas pelos líderes como as principais ameaças que essas startups representam para suas companhias.

Outro diferencial dessas startups é a capacidade que elas tem avaliar o perfil do consumidor, durante a vigências do plano, podendo fazer ajustes nas condições. As companhias tradicionais, usam como parâmetros para calcular o valor da apólice, apenas os dados cadastrais preenchidos no momento da contratação.  Isso fazia com que um motorista cuidadoso que usava menos seu veículo pagasse o mesmo que um descuidado que utilizava mais.

Ao usar algoritmos para analisar comportamentos, as insurtechs conseguem entender o perfil de cada consumidor, personalizar os planos e oferecer vantagens a quem dirige melhor.

Entre as companhias que já estão operando no mercado brasileiro estão a Kakau, solução 100% digital. A startup está utilizando inteligência artificial para, em caso de sinistro, dar suporte ao usuário através de qualquer dispositivo seja móvel ou desktop para que ele solucione seu sinistro ou até mesmo solicite algum tipo de assistência visando agilizar ao máximo o processo e entregar a melhor experiência possível ao usuário.

Outro exemplo é a Youse, uma plataforma de seguros online desenvolvida pela Caixa Seguradora. ThinkSeg é outra plataforma que investe no mobile para integrar consumidores, corretores e seguradoras, possibilitando a contratação de planos por dispositivos móveis sem a necessidade de papeis.

A tecnologia também está sendo empregada por muitas corretoras como a Segurize, Bidu e a Genial Seguros, plataforma  do Grupo Futuro, que o Grupo Estado fez um aporte no ano passado, adquirindo 50% da companhia especializada em vender planos online comparando preços e planos com mais de 20 seguradoras.


Estamos assistindo apenas o início de uma profunda transformação deste importante mercado que durante anos foi dominado por companhias muito fechadas e tradicionais, graças as novas tecnologias. Com isso o consumidor ganha maior poder de escolha e comparação e menor burocracia para eleger a solução mais adequada para o seu perfil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas