Criatividade e tecnologia transforma o modo como realizamos compras no mundo físico
Quando lemos
que a nova tendência do varejo físico é transformar visitas em um
experiência única, independentemente de realizarmos uma compra, temos uma visão
que isso ainda está restrito a
grandes redes com capacidade de investir em tecnologia de ponta.
No entanto, passeando pelas ruas do Brooklin em São Paulo,
descobri um pequeno restaurante familiar de comida Baiana, que de forma muito
criativa, já coloca em prática
esse conceito.
Isso nos faz
lembrar que o CRM do mercado da esquina, nos anos 80, era a caderneta do
proprietário.
Entrei no estabelecimento num sábado à tarde, onde o
cardápio se resumia quase que exclusivamente ao Acarajé, feito cuidadosamente
por uma baiana caracterizada na frente dos clientes. A proprietária me explicou
que aos finais de semana trabalhavam com um cardápio reduzido. A comida estava
tão boa e o ambiente tão agradável que retornei na semana seguinte. Tirando a
comida que era a mesma a atmosfera do local estava completamente diferente.
A decoração e a musica já não eram a mesma o que me levou a
acreditar que tinham feito uma reforma no estabelecimento, porém voltei mais
uma vez, na semana seguinte, e para minha surpresa, notei que a atmosfera do
local havia sido alterada novamente. Foi ai que percebi que um dos segredos do
local é que criam um ambiente completamente novo a cada semana, sem descuidar
com isso da qualidade do atendimento e da comida.
Há cerca de 3 anos uma pequena loja de cupcackes, na Vila
Olímpia, oferece um App com programa de fidelidade, onde é possível juntar
pontos e trocar por produtos na loja, realizar compras pelo dispositivo e
enviar cupons de presente para seu amigos, alem de interações por meio de “pop ups” gerados por
ibeacons, sensores que identificam a presença do cliente, por Bluetooth e podem
enviar mensagens personalizadas.
Os grandes varejistas estão investindo em totens ou tablets
onde o cliente pode realizar auto serviço, ou por meio de realidade aumentada
experimentar virtualmente uma roupa ou sapato sem ter a necessidade de ir a um
provador, ou mesmo escolher um sofá para a sala de estar visualizando na tela
do seu celular como o móvel irá combinar com sua decoração atual.
Uma
outra forma de personalizar ainda mais o atendimento no ponto de venda é dotar
a equipe de vendedores de informações completas sobre o perfil e histórico de
relacionamento com cada cliente. O
vendedor com um App pode ter acesso as últimas compras, lista de desejos, ou mesmo ter a capacidade de recomendar
produtos com base em algoritmos que analisam as ultimas interações do
consumidor tanto na loja física quanto em canais digitais.
O grupo Pão de Açúcar já está oferecendo aos membros do programa Mais, ofertas e
descontos exclusivos a medida que os clientes do programa de relacionamento
percorrem os corredores de uma loja.
Um cliente que sempre compra massas e vinhos num sexta-feira, pode
receber no seu aplicativo uma dica de preparo ou mesmo uma oferta de um
acompanhamento para seu prato principal como um bom queijo ou azeite.
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