Criatividade e tecnologia transforma o modo como realizamos compras no mundo físico

Quando lemos  que a nova tendência do varejo físico é transformar visitas em um experiência única, independentemente de realizarmos uma compra, temos uma visão que isso ainda está restrito a  grandes redes com capacidade de investir em tecnologia de ponta.

No entanto, passeando pelas ruas do Brooklin em São Paulo, descobri um pequeno restaurante familiar de comida Baiana, que de forma muito criativa,  já coloca em prática esse conceito. 
Isso nos faz lembrar que o CRM do mercado da esquina, nos anos 80, era a caderneta do proprietário.

Entrei no estabelecimento num sábado à tarde, onde o cardápio se resumia quase que exclusivamente ao Acarajé, feito cuidadosamente por uma baiana caracterizada na frente dos clientes. A proprietária me explicou que aos finais de semana trabalhavam com um cardápio reduzido. A comida estava tão boa e o ambiente tão agradável que retornei na semana seguinte. Tirando a comida que era a mesma a atmosfera do local estava completamente diferente.

A decoração e a musica já não eram a mesma o que me levou a acreditar que tinham feito uma reforma no estabelecimento, porém voltei mais uma vez, na semana seguinte, e para minha surpresa, notei que a atmosfera do local havia sido alterada novamente. Foi ai que percebi que um dos segredos do local é que criam um ambiente completamente novo a cada semana, sem descuidar com isso da qualidade do atendimento e da comida.

Há cerca de 3 anos uma pequena loja de cupcackes, na Vila Olímpia, oferece um App com programa de fidelidade, onde é possível juntar pontos e trocar por produtos na loja, realizar compras pelo dispositivo e enviar cupons de presente para seu amigos,  alem de interações por meio de “pop ups” gerados por ibeacons, sensores que identificam a presença do cliente, por Bluetooth e podem enviar mensagens personalizadas.

Os grandes varejistas estão investindo em totens ou tablets onde o cliente pode realizar auto serviço, ou por meio de realidade aumentada experimentar virtualmente uma roupa ou sapato sem ter a necessidade de ir a um provador, ou mesmo escolher um sofá para a sala de estar visualizando na tela do seu celular como o móvel irá combinar com sua decoração atual.

Uma outra forma de personalizar ainda mais o atendimento no ponto de venda é dotar a equipe de vendedores de informações completas sobre o perfil e histórico de relacionamento com cada cliente.  O vendedor com um App pode ter acesso as últimas compras, lista de desejos,  ou mesmo ter a capacidade de recomendar produtos com base em algoritmos que analisam as ultimas interações do consumidor tanto na loja física quanto em canais digitais.

O grupo Pão de Açúcar  já está oferecendo aos membros do programa Mais, ofertas e descontos exclusivos a medida que os clientes do programa de relacionamento percorrem os corredores de uma loja.

Um cliente que sempre compra massas e vinhos num sexta-feira, pode receber no seu aplicativo uma dica de preparo ou mesmo uma oferta de um acompanhamento para seu prato principal como um bom queijo ou azeite.

Cada vez mais, os estabelecimentos físicos,  tanto do varejo, alimentação ou serviços precisarão usar criatividade e tecnologia para gerar uma experiência que transforme a nossa visita em algo mais que uma ida as compras e sim em um programa diferenciado que nos leve a sair de casa para vivenciar momentos exclusivos.

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