Omnichannel uma tendência sem volta

Com um consumidor cada vez mais conectado, não faz mais sentido se falar em uma empresa multicanal, onde cada ponto de contato representava uma experiência distinta. O novo consumidor agora exige uma experiência única de compra, independentemente do ponto de interação ser físico ou digital. A estratégia omni-channel começou a ser desenvolvida, com base nessa mudança de comportamento, impulsionada pelos seu smartphones e dispositivos móveis.

Para exemplificar, pense que o cliente pesquisa por um produto na internet antes de comprá-lo na loja física, e isso é natural. Agora imagine o inverso: o cliente vê o produto na loja física, compra no e-commerce e retira em uma outra loja física.

Esse cruzamento de pontos de venda torna a experiência do cliente mais cativante, facilita sua vida e cria engajamento, pois a empresa está preocupada em vender e entregar o produto da maneira que melhor convier ao cliente.

A importância do omni-channel é tanta que, segundo o grupo Aberdeen, empresas que utilizam uma estratégia omni-channel forte retêm 89% dos seus clientes (contra 33% retidos por empresas que não investem o suficiente em omni-channel).

Essa é uma tendência sem volta e as empresas do varejo, precisam, rapidamente planejar a implementação desta nova estratégia de como promover e entregar o seu produto, dentro do conceito de promoção e praça do marketing.

Para oferecer uma experiência positiva e se beneficiar de um maior engajamento com o cliente, o varejo, precisará investir em tecnologia para integração de todos os seus canais de venda e relacionamento com o consumidor. Alem da tecnologia, os processos devem estar bem delineados para que seja possível realizar a entrega dos produtos de acordo com a vontade do cliente, gerando satisfação do início ao fim do processo de compra.


Alem de potencializar vendas e gerar fidelização, o omni-channel da ao consumidor o poder de escolher o processo mais conveniente para se relacionar com sua marca favorita e de compartilhar essa experiência em tempo real, com outros tantos consumidores potenciais para sua empresa.

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