Omnichannel uma tendência sem volta
Com
um consumidor cada vez mais conectado, não faz mais sentido se falar em uma
empresa multicanal, onde cada ponto de contato representava uma experiência
distinta. O novo consumidor agora exige uma experiência única de compra,
independentemente do ponto de interação ser físico ou digital. A estratégia
omni-channel começou a ser desenvolvida, com base nessa mudança de
comportamento, impulsionada pelos seu smartphones e dispositivos móveis.
Para
exemplificar, pense que o cliente pesquisa por um produto na internet antes de
comprá-lo na loja física, e isso é natural. Agora imagine o inverso: o cliente
vê o produto na loja física, compra no e-commerce e retira em uma outra loja
física.
Esse
cruzamento de pontos de venda torna a experiência do cliente mais cativante,
facilita sua vida e cria engajamento, pois a empresa está preocupada em vender
e entregar o produto da maneira que melhor convier ao cliente.
A
importância do omni-channel é tanta que, segundo o grupo Aberdeen, empresas que
utilizam uma estratégia omni-channel forte retêm 89% dos seus clientes (contra
33% retidos por empresas que não investem o suficiente em omni-channel).
Essa
é uma tendência sem volta e as empresas do varejo, precisam, rapidamente
planejar a implementação desta nova estratégia de como promover e entregar o
seu produto, dentro do conceito de promoção e praça do marketing.
Para
oferecer uma experiência positiva e se beneficiar de um maior engajamento com o
cliente, o varejo, precisará investir em tecnologia para integração de todos os
seus canais de venda e relacionamento com o consumidor. Alem da tecnologia, os
processos devem estar bem delineados para que seja possível realizar a entrega
dos produtos de acordo com a vontade do cliente, gerando satisfação do início
ao fim do processo de compra.
Alem
de potencializar vendas e gerar fidelização, o omni-channel da ao consumidor o
poder de escolher o processo mais conveniente para se relacionar com sua marca
favorita e de compartilhar essa experiência em tempo real, com outros tantos
consumidores potenciais para sua empresa.
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