e-Commerce segue crescendo no Brasil, com impulso da mobilidade

O relatório  Webshoppers 35, divulgado pelo Ebit no último dia 16 de fevereiro, que é referência em informações sobre o varejo eletrônico nacional, confirmou o que já se esperava, o setor de e-commerce seguiu na contra mão da economia brasileira que por 3 anos seguidos apresenta recuo. O e-commerce brasileiro fechou 2016 com faturamento de R$ 44,4 bilhões, crescimento nominal de 7,4% ante os R$ 41,3 bilhões registrados em 2015.

O número de pedidos permaneceu estável, em 106,3 milhões, mas o tíquete médio registrou alta de 8% na comparação entre os períodos, passando de R$ 388 para R$ 452.

O crescimento foi o menor da série histórica, que teve início em 2001, mas ainda assim significativo e foi impulsionado por preços mais competitivos que o varejo físico, promoções em datas comemorativas, como a “Black Friday”, ações mais efetivas de marketing de engajamento, aproveitando a grande expansão de novos usuários que agora utilizam seus dispositivos móveis (smartphones e tablets) nas compras digitais.

De acordo com o relatório, o número de e-consumidores ativos cresceu 22% na comparação com 2015, de 39,14 milhões para 47,93 milhões. As vendas em dispositivos móveis representaram 21,5% das transações em 2016. Em 2015 elas foram de apenas 12,5%.

Para 2017, a Ebit prevê para o setor faturamento de R$ 49,7 bilhões, com um crescimento nominal de 12%, sendo que as vendas por dispositivos móveis chegarão a 32% do total.

O consumidor tem utilizado a mobilidade não apenas para fechar uma compra, mas para pesquisar preços, participar de programas de fidelidade e compartilhar sua experiência com sua rede de relacionamentos. Isso aumenta a necessidade do varejo de forma geral, de investir em tecnologia para oferecer a melhor experiência independentemente do ponto de contato, pois a decisão  de compra, agora envolve vários canais, que são utilizados, muitas vezes de forma simultânea.




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