Tecidos inteligentes a verdadeira revolução dos "wearables"

As tecnologias “vestíveis” (wearables) estão crescendo rapidamente com um grande número de lançamentos de novos produtos. São relógios inteligentes (smartwatches), óculos, jóias  inteligentes e outros acessórios. No entanto, o maior potencial para essa nova indústria está nos tecidos inteligentes.

Em um futuro muito próximo, as nossas roupas serão feitas com circuitos eletrônicos flexíveis e resistentes que vão nos conectar a Internet e outros dispositivos, dentro do conceito da Internet das coisas (IoT).

Integrando a microletrônica na estrutura dos tecidos, por meio de serigrafia, impressão 3D ou bordados, esses sistemas bioeletrônicos vão interagir com o nosso corpo e outros sensores criando possibilidades nunca vistas, redefinido, por exemplo, a indústria de fitness e saúde.

Estima-se que 70% dos smartphones, tablets e laptops já estão equipados com a tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE), o que permitirá que novos dispositivos baseados em sensores, como o Apple iBeacon ou  o Google Eddystone, incluindo aqueles integrados a peças do vestuário, possam se conectar a Internet.

Uma questão importante para uma expansão mais rápida da nova tecnologia, que vem desafiando desenvolvedores, investidores e pesquisadores de moda são a criação de fontes de alimentação laváveis, que não necessitem de produtos químicos para recarga e a miniaturização dos sensores.

Um dos Consórcios que trabalham nesta nova tecnologia é o Smart Sensing Consortium, que desenvolveu um protótipo de tecido inteligente em 2012.

Alem dos exemplos já citados para fitness e controle dos nossos indicadores de saúde, poderemos criar trajes para aplicações militares,  para trabalhadores em serviços de riscos, na agricultura, na indústria de petróleo e gás ou simplesmente inspirar a criatividade dos produtores da moda.


Um exemplo é o “vestido Twitter”, criado pela Cute Circuit. Ele foi usado por Nicole Scherzinger, em um evento de tecnolgia, em Londres. O vestido de alta costura foi construído com 8 metros do mais fino chiffon de seda francesa, decorado com mais de 500 cristais Swarovski e mais de 2.000 micro LEDs, que acende-se para visualizar os tweets enviados pelos fãs de Nicole em tempo real.


Outro vestido inteligente, com aplicação mais prática, especialmente em países tropicais, foi projetado pela estilista Matilda Ceesay, nascida na Gâmbia. Trata-se de uma coleção infundida com “cristais” de inseticidas para mosquitos, que são mais seguros e mais duráveis que os tradicionais repelentes em spray.


Os tecidos inteligentes tem tudo para revolucionar o mercado de moda e de tecnologia criando produtos que até recentemente eram pura ficção cientifica.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas