Interoperabilidade o grande desafio para expansão do IoT e das Smart Cities

O  termo Internet das Coisas - do inglês IoT (Internet of Things), vem ganhando o interesse da grande mídia, principalmente pelo potencial de melhorar a vida nas grandes cidades. No entanto, algumas barreiras tecnológicas ainda precisam ser superadas para uma adoção mais ampla.

Atualmente apenas 1% das coisas está conectada a internet. Vide o artigo:O poder transformador da IoT.

São câmeras de vídeo para monitorar o trânsito ou a movimentação de pessoas nos magazines, celulares e relógios inteligentes que controlam a nossa pulsação sanguínea, turbinas de aviões e até tratores e colheitadeiras. Todos estes dispositivos estão produzindo e capturando dados que depois de analisados por ferramentas de Big Data, auxiliam na tomada de decisão em tempo real.

O Instituto Gartner estima que nos próximos 4 anos atingiremos entre 25 e 26 bilhões de dispositivos conectados no mundo. No entanto, estes sensores ainda operam na sua maioria de forma isolada. Se olharmos os principais fornecedores de IoT, como IBM, Microsoft , Google e Apple, veremos que eles ainda estão no modelo tradicional, voltados para tecnologias próprias. O grande limitador é a ausência de protocolos de interoperabilidade.

Este fato tem limitado o surgimento de desenvolvedores autónomos como o que se verificou no mercado dos Apps.  No entanto, isto tende a se modificar rapidamente. A indústria já está se movimentando e os fornecedores de IoT terão que estabelecer uma normatização que permita algum grau de comunicação entre si. Isto permitirá o surgimento de um grande numero de aplicações revolucionárias.

Uma das aplicações mais esperadas está na melhora da mobilidade urbana nos grandes centros e metrópoles. O tempo médio para deslocamento em nove regiões metropolitanas no Brasil é de 82 minutos, que, convertidos em horas de trabalho, representariam cerca de R$ 300 bilhões/ano, ou 7,3% do PIB brasileiro, segundo o Instituto Akatu.

O uso de visualização georreferenciada do tráfego urbano em tempo real para facilitar a decisão da pessoa de ir, trocar de caminho, além de tornar mais eficiente a distribuição e gestão de recursos de infra-estrutura, serviços, segurança pública, planejamento imobiliário e urbano em geral. 

Dispositivos interconectados poderão gerar a redução do consumo de energia melhorando o meio ambiente e a qualidade do ar que respiramos.


O grande valor que o IoT pode trazer para melhorar nossas vidas e gerar novos negócios para uma nova indústria derivada desta tecnologia, virá quando pudermos integrar todo este ambiente de dispositivos conectados, criando soluções de rápida implementação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas