Cinco tendências para o eCommerce em 2021
VoiceCommerce
Shoppable
Re-Commerce
Cresce o interesse dos consumidores por produtos usados, o chamado re-commerce, e empreendedores se dão bem ao diversificar a oferta. As mudanças de comportamento do consumidor, especialmente os mais jovens, que passou a se preocupar com questões de sustentabilidade e a rechaçar o consumismo desenfreado, combinado a uma crise econômica, que se prolonga no país, fez com que os brasileiros passassem a considerar a compra de itens usados.
Entre os itens usados mais comprados, segundo dados da CNDL/SPC estão celulares, eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, sapatos e móveis.
Devemos assistir novos nichos explorando esse crescente interesse por produtos de segunda mão, como itens de luxo, ferramentas, brinquedos e livros.
Customização
Com a grande concorrência no comércio eletrônico, uma das alternativas para o varejista que deseja se destacar é oferecer ao consumidor a possibilidade de personalizar o produto que deseja adquirir. Essa iniciativa costuma trazer bons resultados, mas também apresenta desafios operacionais que, se não forem levados em conta, podem comprometer o sucesso do negócio.
O site da americana Nike, permite ao consumidor personalizar praticamente todos os aspectos dos seus tênis Nike Airs.
A customização irá trazer novas experiências não apenas na moda, mas também em produtos para decoração.
Com a popularização das impressoras 3D, e processos mais inteligentes de "fullfilment" será questão de tempo, para que a personalização se torne o novo normal.
Pagamentos Instantâneos
Há no mundo, atualmente, 54 países que realizam Pagamentos Instantâneos (PI), com forte adesão na China, India e países da Comunidade Europeia.
O Brasil, finalmente entrará nessa realidade, com o lançamento do PIX, serviço de pagamentos instantâneos do do Banco Central, previsto para 16 de novembro, o qual terá grandes impactos nas vendas do e-commerce.
O novo PIX eliminará a resistência das pessoas que ainda tem receio de realizar pagamentos em uma loja virtual, por medo de fraudes, trazendo novos usuários, incluindo aqueles que estão sem acesso aos cartões de crédito.
Com o tempo, o boleto entrará em desuso com grandes vantagens para consumidores e varejistas. Transações instantâneas, 24 horas por dia, possibilidade de acelerar o prazo de entrega, redução dos custos para o varejista, serão alguns dos benefícios imediatos.
Com a concorrência cada vez mais acirrada, é importante acompanharmos de perto o que está acontecendo aqui e no mundo para nos mantermos competitivos e nos preparamos para os novos desafios na indústria em 2021.
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