Cinco tendências para o eCommerce em 2021

 


O e-Commerce brasileiro que já vinha com crescimento significativo ano a ano, teve sua expansão impulsionada no primeiro semestre 2020, por conta das restrições impostas ao varejo tradicional em meio a crise do Corona Vírus.  Neste artigo analisarei cinco tendências tecnológicas que podem te ajudar a se colocar um passo a frente da concorrência.

Nos primeiro semestre, de 2020, cerca de 7 milhões de novos usuários fizeram sua primeira compra no e-commerce o que proporcionou um faturamento 47% superior em relação aos últimos 12 meses, conforme dados da  Ebit/Nielsen.

VoiceCommerce

Um dos principais vetores de crescimento das vendas online, no mercado americano, ainda parece distante da realidade brasileira, são os Assistentes Virtuais, que permitem o VoiceCommerce como a Alexa e o Google Home. Cerca de 20% dos consumidores americanos já realizaram compras de produtos digitais ou físicos utilizando os seus assistentes virtuais. A indústria prevê um crescimento de 52% nos próximos 4 anos. Por aqui temos que ficar atentos, pois nem o Google nem a Amazon tem previsão de disponibilizar esse recurso em nosso mercado.

Como a tecnologia de reconhecimento de voz é relativamente nova e constantemente melhorada, as línguas com o menor número de potenciais usuários acabam ficando sempre em segundo plano.

Shoppable

Navegar pelo Instagram e comprar aquela camiseta que aparece na foto, já é uma realidade para os brasileiros. Muitas pessoas fizeram a sua primeira compra online, utilizando uma rede social sem precisar, entrar em um marketplace ou baixar um App da sua marca favorita. Empresas de moda estão se beneficiando desse ambiente, onde é possível entregar ao usuário sugestões de compra com base nos seus interesses de navegação.
No mercado americano 2020 será marcado pelo início do Shoppable TV, um sonho antigo que se torna realidade. Quantas vezes você não se interessou por um objeto, ou uma roupa que a protagonista de uma novela estava usando? Já pensou em poder ler um QR Code na tela da sua TV e com poucos comando comprar aquele item? Isso já é a realidade com o lançamento do "NBC roled out Shoppable TV Ads". A Netflix também prepara o lançamento da sua plataforma, onde poderemos comprar itens exibidos nos seriados da plataforma de streaming.

Re-Commerce

Cresce o interesse dos consumidores por produtos usados, o chamado re-commerce, e empreendedores se dão bem ao diversificar a oferta. As mudanças de comportamento do consumidor, especialmente os mais jovens, que passou a se preocupar com questões de sustentabilidade e a rechaçar o consumismo desenfreado, combinado a uma crise econômica, que se prolonga no país, fez com que os brasileiros passassem a considerar a compra de itens usados. 

Entre os itens usados mais comprados, segundo dados da CNDL/SPC estão celulares, eletrônicos,  eletrodomésticos, roupas, sapatos e móveis.

Devemos assistir novos nichos explorando esse crescente interesse por produtos de segunda mão, como itens de luxo, ferramentas, brinquedos e livros.

Customização

Com a grande concorrência no comércio eletrônico, uma das alternativas para o varejista que deseja se destacar é oferecer ao consumidor a possibilidade de personalizar o produto que deseja adquirir. Essa iniciativa costuma trazer bons resultados, mas também apresenta desafios operacionais que, se não forem levados em conta, podem comprometer o sucesso do negócio.

O site da americana Nike,  permite ao consumidor personalizar praticamente todos os aspectos dos seus tênis Nike Airs.

A customização irá trazer novas experiências não apenas na moda, mas também em produtos para decoração.

Com a popularização das impressoras 3D, e processos mais inteligentes de "fullfilment" será questão de tempo, para que a personalização se torne o novo normal.

Pagamentos Instantâneos

Há no mundo, atualmente, 54 países que realizam Pagamentos Instantâneos (PI), com forte adesão na China, India e países da Comunidade Europeia. 

O Brasil, finalmente entrará nessa realidade, com o lançamento do PIX, serviço de pagamentos instantâneos do do Banco Central, previsto para 16 de novembro,  o qual terá grandes impactos nas vendas do e-commerce.

O novo PIX eliminará a resistência das pessoas que ainda tem receio de realizar pagamentos em uma loja virtual,  por medo de fraudes, trazendo novos usuários, incluindo aqueles que estão sem acesso aos cartões de crédito. 

Com o tempo, o boleto entrará em desuso com grandes vantagens para consumidores e varejistas.  Transações instantâneas, 24 horas por dia,  possibilidade de acelerar o prazo de entrega, redução dos custos para o varejista, serão alguns dos benefícios imediatos.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, é importante acompanharmos de perto o que está acontecendo aqui e no mundo para nos mantermos competitivos e nos preparamos para os novos desafios na indústria em 2021.


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