O grande momento do e-Commerce B2B
Eu escrevi recentemente sobre algumas tendências para o
e-Commerce nos próximos dois anos no artigo: As 5 grandes tendências que irão transformar o eCommerce nos próximos 2 anos Eu prometi voltar ao assunto, pois dentre todas as tendências, existe uma que merece um capítulo
especial: O crescimento das transações digitais no mercado B2B.
O comércio digital foi muito alem de se “realizar compras em
um website”. Hoje as lojas não podem mais sobreviver sem estar presentes nos
canais preferenciais de seus clientes. Isso demanda investimento em tecnologia
para integrar os diversos pontos de venda, identificar aqueles que o seu
consumidor deseja se relacionar com a sua marca.
Esse fenômeno que se iniciou no mercado varejista
tradicional o B2C está se tornando cada vez mais freqüente e o ano de 2018
marcará uma grande disrupção no mercado B2B.
Segundo a Forrester Research o mercado de e-commerce B2B
tem o potencial de crescer duas vezes mais que o mercado B2C. Eles estimam para o mercado dos EUA em 2019 vendas de US$1,1 trilhão.
Outros números da pesquisa que impressionam: 71% dos
compradores das empresas iniciam seus processos de compra com buscas no Google.
Eles realizam em média 12 buscas
antes de escolher o vendedor. O ticket médio é 3 vezes maior que no B2C. 30%
dos compradores corporativos fazem
mais da metade de suas compras online hoje. Em 3 anos, 56% farão mais da
metade das suas compras online. A idade media dos compradores está abaixo dos
35 anos.
O consumidor B2C tende a ser mais emocional nas suas
decisões de compra. No entanto, no
mercado empresarial, a maioria das compras são interpretadas como
investimentos.
A pesquisa da Forrester também aponta que o cliente B2B leva
mais tempo pesquisando o fornecedor correto e uma vez escolhido ele tem uma
tendência de realizar recompras mais freqüentemente.
É importante compreender essas diferenças comportamentais na
hora de planejar o seu e-commerce para atender esse ciclo de compras,
entendendo que este público é muito sensível a preço e qualidade e espera
descontos progressivos por volume.
Os gigantes do mercado Amazon e AliBaba estão desenvolvendo
operações focadas no B2B. Em outubro de 2017 a Amazon lançou um programa de
adesão anual, o “Business Prime
shipping”, serviço específico para empresas nos EUA e na Alemanha.
No Amazon Business onde a companhia combina mais de 30 mil
vendedores, teve vendas de US$ 1 bilhão em seu primeiro ano e cresce 20% a cada
mês.
A Alibaba gera 80% de todas as suas vendas on-line na China
e tem por objetivo principal servir de elo para conectar empresas ocidentais
com fabricantes chineses.
Ainda temos poucos números e pesquisas sobre este mercado no
Brasil, mas apesar de um pouco mais lento os números do e-Commerce no Brasil
tem acompanhado de perto o crescimento visto nos EUA. Isso indica que nos
próximos cinco anos assistiremos um grande crescimento no setor B2B.
As empresas estão a cada dia buscando uma forma de realizar
compras de uma forma mais inteligente. É preciso entender bem essas
características do mercado empresarial para planejar corretamente uma operação
de e-Commerce B2B que atenda essas expectativas.
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