Busca por imagem: O e-Commerce entra na era do "Photo Shopping"
A famosa frase “uma imagem vale por mil palavras” nunca
esteve tão atual. Ao invés de digitar palavras chaves na hora de buscar por um
produto ou serviço, muitos consumidores já estão utilizando a pesquisa por
imagem. Este modelo de busca que não é novo deverá se potencializar neste ano e
estima-se que já em 2020 imagem e voz responderão por 50% de todas as buscas.
Na medida que a análise de imagens está se tornando padrão
para os dispositivos móveis, os consumidores vão passar a tirar fotos daquele
produto que desejam comprar e buscarão por meio dessas fotos um produto
similar.
As lojas on-line que saírem na frente e introduzirem está
capacidade na sua estratégia tecnológica serão amplamente beneficiadas. Elas
conseguirão abrir novos mercados com base na qualidade das imagens que
oferecerem para seus produtos, uma vez que não haverá mais a barreira da
linguagem escrita que muitas vezes resulta em respostas pouco relevantes e
obrigam o consumidor a rolar a tela ou fazer diversas buscas até encontrar a
palavra chave relevante.
De acordo com uma pesquisa da Accenture, redes sociais se
tornarão o principal canal de compras da chamada Geração Z, com 69% de jovens
consumidores interessados em comprar diretamente de redes como o Facebook,
Instagram e o Pinterest, rede social que já permite ao consumidor pesquisar,
encontrar e comprar um determinado produto com base em fotos similares.
A americana
Target, vai integrar os recursos de pesquisas de imagem do Pinterest permitindo
que os seus consumidores realizem compras por meio da comparação entre imagens.
O eBay já permite que os consumidores utilizem fotos tiradas em seu dispositivo móvel ou utilizar imagens de um blog ou
website para realizar uma pesquisa por produtos.
A Amazon introduziu a busca visual no seu app para iOS em
2014, possibilitando os consumidores a utilizarem a câmera do celular para
tirar fotos e realizar buscas no site da gigante global do e-commerce.
Outro potencial que irá alavancar o ROI das empresas que
investirem na busca por imagem está o “Cross-selling”. Imagine que você busque
por um produto que a loja não tem em estoque. Ela poderá facilmente exibir um
similar para não perder a venda. Alem disso ao incluir um item no carrinho, a
loja será capaz de sugerir um produto complementar. Digamos que alguém busque
por um vestido e o site retorne não apenas o vestido procurado, mas uma bolsa
que complete o "look" potencializando a compra por impulso.
Antes de investir na pesquisa por imagem diretamente no seu
site é preciso avaliar a qualidade das imagens postadas, como elas estão
indexadas, descritas ou alinhadas, de modo que elas se tornem relevantes para potencializar as
estratégias de busca no Google.
O SEO para fotos, figuras e demais ilustrações não tem
tantas técnicas como as utilizadas para otimizar as buscas por texto, mas
requer algumas modificações importantes para fazer o seu site se tornar melhor ranqueado nas buscas
por imagens.
É importante que o
e-Commerce brasileiro passe a estudar e incluir no seu planejamento tecnológico os novos mecanismos de busca tanto por imagem quanto por voz e as compras por redes sociais. Estamos entrando em uma nova era do “Photo
Shopping”.
Comentários
Postar um comentário