Busca por imagem: O e-Commerce entra na era do "Photo Shopping"

A famosa frase “uma imagem vale por mil palavras” nunca esteve tão atual. Ao invés de digitar palavras chaves na hora de buscar por um produto ou serviço, muitos consumidores já estão utilizando a pesquisa por imagem. Este modelo de busca que não é novo deverá se potencializar neste ano e estima-se que já em 2020 imagem e voz responderão por 50% de todas as buscas.

Na medida que a análise de imagens está se tornando padrão para os dispositivos móveis, os consumidores vão passar a tirar fotos daquele produto que desejam comprar e buscarão por meio dessas fotos um produto similar.

As lojas on-line que saírem na frente e introduzirem está capacidade na sua estratégia tecnológica serão amplamente beneficiadas. Elas conseguirão abrir novos mercados com base na qualidade das imagens que oferecerem para seus produtos, uma vez que não haverá mais a barreira da linguagem escrita que muitas vezes resulta em respostas pouco relevantes e obrigam o consumidor a rolar a tela ou fazer diversas buscas até encontrar a palavra chave relevante.

De acordo com uma pesquisa da Accenture, redes sociais se tornarão o principal canal de compras da chamada Geração Z, com 69% de jovens consumidores interessados em comprar diretamente de redes como o Facebook, Instagram e o Pinterest, rede social que já permite ao consumidor pesquisar, encontrar e comprar um determinado produto com base em fotos similares.

A  americana Target, vai integrar os recursos de pesquisas de imagem do Pinterest permitindo que os seus consumidores realizem compras por meio da comparação entre imagens.

O eBay já permite que os consumidores utilizem fotos tiradas em seu dispositivo móvel ou utilizar imagens de um blog ou website para realizar uma pesquisa por produtos.

A Amazon introduziu a busca visual no seu app para iOS em 2014, possibilitando os consumidores a utilizarem a câmera do celular para tirar fotos e realizar buscas no site da gigante global do e-commerce.

Outro potencial que irá alavancar o ROI das empresas que investirem na busca por imagem está o “Cross-selling”. Imagine que você busque por um produto que a loja não tem em estoque. Ela poderá facilmente exibir um similar para não perder a venda. Alem disso ao incluir um item no carrinho, a loja será capaz de sugerir um produto complementar. Digamos que alguém busque por um vestido e o site retorne não apenas o vestido procurado, mas uma bolsa que complete o "look" potencializando a compra por impulso.

Antes de investir na pesquisa por imagem diretamente no seu site é preciso avaliar a qualidade das imagens postadas, como elas estão indexadas, descritas ou alinhadas,  de modo que elas se tornem relevantes para potencializar as estratégias de busca no Google. 

O SEO para fotos, figuras e demais ilustrações não tem tantas técnicas como as utilizadas para otimizar as buscas por texto, mas requer algumas modificações importantes para fazer o seu site  se tornar melhor ranqueado nas buscas por imagens.


É importante que o e-Commerce brasileiro passe a estudar e incluir no seu planejamento tecnológico os novos mecanismos de busca tanto por imagem quanto por voz e as compras por redes sociais.  Estamos entrando em uma nova era do “Photo Shopping”.

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