As 5 grandes tendências que irão transformar o eCommerce nos próximos 2 anos
Os números do e-Commerce no Brasil continuaram crescendo a
passos largos mesmo durante o longo período de recessão pelo qual o país
atravessou, com índices superando a marca de 7,5% ao ano nos últimos três anos.
Nos EUA as vendas online já representam 10% de todo o varejo e deve alcançar a
marca de 15% nos próximos dois anos. Além disso o digital já influencia 56% das
decisões de compras no mundo físico.
Para se manter neste competitivo mercado é importante ficar
atualizado com as tendências que irão impulsionar ainda mais as vendas digitais
e mudar a forma como clientes e marcas se relacionam. Este artigo discute 5 tecnologias que são tendências globais
para o eCommerce para o período 2018/2020.
1 - Renascimento do varejo físico
Os números mostram que 50% dos chamados “millennials”
preferem fazer suas compras em lojas tradicionais, porém na maioria das vezes
consultam o produto, preço e pesquisam tudo nos seus smartphones. Os
números do Ebit, relatório do setor no Brasil, apontam que no ano passado, os pedidos realizados por celulares cresceram 35,9% em relação a 2016 e
já representam 56,2% em termos de faturamento.
Diante deste cenário assistiremos a integração entre o
digital e o físico e o crescimento de um processo já iniciado: O mundo digital
invadirá o varejo tradicional com a abertura das chamadas “Pop Up Stores”.
Alem de gigantes como a Amazon que estão abrindo pontos
físicos pela América, já podemos encontrar nos Shoppings Centers brasileiros,
diversas “pop up stores,” onde o cliente pode ter contato com o produto,
experimentar e realizar a compra por auto serviço e receber sua encomenda no conforto do seu lar. Também começará a ficar mais rotineiro, que o consumidor inicie a compra no digital e opte por dar uma passada rápida na loja
mais próxima de casa, apenas para retirar a encomenda.
Um exemplo interessante é a marca de moda masculina Frank
and Oak, que já abriu 16 lojas nos EUA, nas quais o cliente tem um show room
completo das coleções e conta com serviços como uma barbearia e uma cafeteria
Premium.
Além da comodidade o consumidor busca uma experiência no
momento de realizar suas compras, por isso veremos tanto o varejo online
abrindo “pop up stores” quanto as lojas físicas investindo em tecnologia,
serviços e entretenimento para brigar pelo cliente que agora não é mais digital
ou físico, pois o que importa é como
se dará o relacionamento com a sua marca favorita e não mais o processo ou canal de contato.
2 - AR – Realidade Aumentada
Com os smartphones cada vez mais sofisticados, poderemos
utilizar a nossa telinha para simular como aquele objeto dos nossos desejos
irá ficar em nossa sala de
estar, se a banheira dos sonhos
caberá em nosso banheiro, se irá combinar com o azulejo, se a textura daquele
sofá irá nos agradar ou mesmo provar uma roupa ou calçado virtualmente.
Algumas lojas já estão oferecendo essa experiência por meio
de simuladores, onde o cliente pode literalmente personalizar uma roupa ou
sapato que será confeccionado sob medida.
Uma empresa brasileira de turismo já oferece o AR para que
os clientes experimentem virtualmente como será sua viagem desde o momento do
embarque a chegada ao aeroporto, o seu quarto de hotel e os passeios que irão realizar.
A fabricantes de móveis IKEA já oferece
desde o ano passado, na Europa, um
APP onde os consumidores podem visualizar qualquer produto em 3D, experimentar
e vivenciar como aquele objeto irá se encaixar em um determinado espaço da sua
casa e compartilhar. De forma que o casal, mesmo distante poder em comum acordo
escolher o móvel adequado e finalizar a compra pelo aplicativo.
Um outro exemplo brasileiro é a fabricante de piscinas IGUI,
que permite ao cliente, munido de um óculos de realidade aumentada, simular e
visualizar o produto que melhor irá se encaixar ao seu quintal.
3 - Mensurando a influência do digital no mundo físico.
Como mencionamos no início deste artigo estimasse nos EUA, que 56% das compras realizadas em
uma loja física tiveram início em uma consulta na loja digital.
As tecnologias
para medir o chamado ROPO “Reserch online Purchase Offline ratio” ou em
tradução livre: taxa de pesquisa online e compra offline, estão cada vez mais
avançadas e acessíveis ao grande varejo.
Pela combinação entre pesquisas realizadas em dispositivos
mobile, redes sociais, personalização, geolocalização/mobile tracking,
inventário em tempo real com ferramentas avançadas de analytics, ERP, CRM e
POS, os varejistas conseguirão mensurar de forma mais precisa como anúncios
digitais, campanhas de e-mail marketing, SMS e visitas na loja online
influenciarão uma decisão de compra em uma loja física.
A britânica Matalan descobriu por exemplo, que cada £1 gasta
em AdWords resulta em £46 em
vendas, sendo £31 realizados em lojas físicas. A varejista de bicicletas
Canadense, Primeau Velo tem um 9:1 ROPO ratio, onde cada $1 gasto online gera $9
em vendas nas lojas.
4 - Machine Learning + AI Irão criar a combinação perfeita de
Customer Experience
Realidade Virtual (AI) e a combinação com a capacidade dos
sistemas de aprender com o comportamento do cliente irão criar uma experiência
de personalização perfeita. 2018 irá marcar o ano em que os varejistas deixarão
de tratar grupos de consumidores como um segmento uniforme como fazem hoje,
criando produtos específicos para o chamados “Millennials” ou “Baby Bommers”,
para tratar cada um individuo de forma única e direta.
Marcas e varejistas tem agora acesso a uma quantidade
gigantesca de dados de comportamento e consumo de cada cliente, possibilitando
a criação de ações de marketing 1:1 nunca visto antes.
A Netflix já divide seus 93 milhões de usuários globais em “taste communities” com preferências
similares entre filmes e programas de TV, fazendo recomendações com base no que
é popular nessas comunidades.
5 - Voz irá mudar o SEO e o eCommerce definitivamente
Como você irá vender online se o cliente nunca visita o seu
website?
Em 2018 os consumidores irão falar mais ao invés de digitar
nos seus dispositivos e utilizar “voice to Interact” (Conversação por AI) como
nunca antes. Varejistas, fabricantes e marcas terão que mudar a forma como se
comunicam.
Para o e-Commerce a maior implicação irá envolver a forma
como disponibilizar informações detalhadas de cada produto com base nas
pesquisas realizadas por voz, otimizando e disponibilizando o inventário em
tempo real.
A popularização dos assistentes virtuais como o Alexa da
Amazon ou a SIRI da Apple também trarão implicações para os especialistas em
SEO, uma vez que os sistemas de voz resultam em uma única resposta ao invés de
múltiplos resultados.
Para anunciantes o desafio será adaptar a essas interações
1:1, uma vez que elas não permitem a publicidade baseada em interrupção que
caracterizou o mercado nos últimos 50 anos.
Nos EUA, empresas como a Lyft, concorrente da UBER ou a
Domino’s pizza já permitem pedidos por voz nos seus Apps ou por meio do Alexa.
Esses são apenas 5 das grandes mudanças que teremos que
lidar nos próximos 2 anos e que já começaram a trazer implicações para o
mercado. Para não perder o bonde da história e permanecer competitivo neste mercado que está em constante
crescimento é importante ficar atento a essas novas tecnologias. Voltaremos com
mais detalhamento a estas e outras tendências nos próximos artigos.
Comentários
Postar um comentário