O SMS ainda é uma boa estratégia de marketing?
Nos últimos anos, com a popularização de novas
ferramentas para troca de mensagem entre smartphones, como as redes sociais, mensagens
instantâneas e aplicativos como o Whatsapp, Viber, Telegram e WeChat, fizeram
muitas pessoas considerarem o SMS como algo ultrapassado. No entanto, ele ainda
tem grandes aplicações nas estratégias de marketing de empresas de diferentes
tamanhos e segmentos.
Um dos principais benefícios do SMS, é que ele tem custos
bem baixos se comparado com outras formas de marketing, além de ter uma ótima
taxa de abertura.
Por meio das mensagens, as
empresas podem anunciar promoções, campanhas em datas comemorativas, lançamentos e descontos
especiais para os consumidores. Mas para alcançar os resultados esperados, é
preciso utilizar o serviço de SMS somente com os clientes que autorizaram essa
comunicação, além disso, é essencial manter uma frequência de envio saudável,
evitando uma super abordagem que canse o consumidor.
É essencial que o consumidor tenha um mecanismo fácil
para se descadastrar, caso não queira mais receber esse tipo de comunicação.
Outra aplicação do SMS é para empresas que precisam
confirmar agendamentos com o consumidor, como prestadores de serviços e
clínicas médicas. Além de trazer benefícios para o cliente confirmar sua
disponibilidade, reduz custos operacionais para a empresa que pode otimizar os
seus recursos para atender com hora marcada.
O SMS também tem sido utilizado para lembrar o consumidor
de eventos, promoções personalizadas e para avaliar a qualidade de um produto
ou serviço fornecido, uma vez que é possível realizar pesquisas rápidas com um baixo
custo e maior eficiência que outros meios.
O ideal é que o marketing conte com ferramentas e
processos para automatizar a tomada de decisão do melhor canal a ser utilizado.
Em determinados momentos o SMS pode funcionar bem para um cliente específico.
Em outro momento, deste mesmo cliente, a melhor comunicação poderá ser pelo email
ou mesmo por uma rede social.
Portanto, é bom não descartar o SMS da sua estratégia de
marketing e relacionamento e combinar este canal com outras estratégias e
outros canais, para maximizar os resultados das suas campanhas.
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