O SMS ainda é uma boa estratégia de marketing?

Nos últimos anos, com a popularização de novas ferramentas para troca de mensagem entre smartphones, como as redes sociais, mensagens instantâneas e aplicativos como o Whatsapp, Viber, Telegram e WeChat, fizeram muitas pessoas considerarem o SMS como algo ultrapassado. No entanto, ele ainda tem grandes aplicações nas estratégias de marketing de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Um dos principais benefícios do SMS, é que ele tem custos bem baixos se comparado com outras formas de marketing, além de ter uma ótima taxa de abertura.

Por meio das mensagens, as empresas podem anunciar promoções, campanhas em datas comemorativas, lançamentos e descontos especiais para os consumidores. Mas para alcançar os resultados esperados, é preciso utilizar o serviço de SMS somente com os clientes que autorizaram essa comunicação, além disso, é essencial manter uma frequência de envio saudável, evitando uma super abordagem que canse o consumidor.

É essencial que o consumidor tenha um mecanismo fácil para se descadastrar, caso não queira mais receber esse tipo de comunicação.

Outra aplicação do SMS é para empresas que precisam confirmar agendamentos com o consumidor, como prestadores de serviços e clínicas médicas. Além de trazer benefícios para o cliente confirmar sua disponibilidade, reduz custos operacionais para a empresa que pode otimizar os seus recursos para atender com hora marcada.

O SMS também tem sido utilizado para lembrar o consumidor de eventos, promoções personalizadas e para avaliar a qualidade de um produto ou serviço fornecido, uma vez que é possível realizar pesquisas rápidas com um baixo custo e maior eficiência que outros meios.

O ideal é que o marketing conte com ferramentas e processos para automatizar a tomada de decisão do melhor canal a ser utilizado. Em determinados momentos o SMS pode funcionar bem para um cliente específico. Em outro momento, deste mesmo cliente, a melhor comunicação poderá ser pelo email ou mesmo por uma rede social.


Portanto, é bom não descartar o SMS da sua estratégia de marketing e relacionamento e combinar este canal com outras estratégias e outros canais, para maximizar os resultados das suas campanhas.

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