O desafio de se manter inovador

A história esta repleta de exemplos de empresas que pereceram pelo caminho por não conseguir inovar. No entanto, se manter uma empresa inovadora tira o sono de milhares de empreendedores ao redor do mundo, em um pais em profunda recessão, como o Brasil, o desafio é ainda maior.

Um recente levantamento da Câmera Americana de Comércio – Amcham, em São Paulo, mostrou que 65% das empresas que atuam no país reduziram os investimentos em inovação. O levantamento ouviu dirigentes de 100 companhias de grande e médio porte, durante o lançamento de um programa de competitividade da organização, em abril deste ano.

Os empresários reclamam da burocratização do país e da falta de incentivos a startups e pesquisas com universidades.

Entre os que não desaceleraram os investimentos,  25% disseram que aumentaram o orçamento para pesquisas e desenvolvimento, 22% adotaram práticas de open innovation, 13% buscaram parcerias com universidades e 7% compraram startups inovadoras.

Para vencer este desafio é preciso de uma decisão clara, da alta direção ou do CEO, que deve sinalizar para toda a organização de que as inovações são bem vindas, quando não fundamentais para sustentação do negócio no médio e longo prazo.

Em muitas empresas novos produtos e processos são designados a pessoas com pouca aptidão para esse tipo de projetos. Para garantir sucesso, alem de deixar clara a importância da inovação é preciso reunir os melhores talentos, buscar consultores e pessoas que possam efetivamente contribuir com insights e estratégias com a modernização do negócio.

Uma vez escolhido a equipe, que poderá ser liderado por uma consultoria especializada, os membros que irão desenvolver o projeto inovador, deverão estar 100% envolvidos nisso e não dividir o seu tempo com suas antigas atribuições que deverão ser ocupadas por um time substituto. É importante misturar e balancear pessoas de dentro e fora da organização para que possa existir uma contribuição efetiva e apoio interno.


As metas e prazos também devem ser bem definidos com a liderança da organização. Em geral, as melhores metas de curto prazo para projetos inovadores são os números de usuários dos produtos e serviços novos. O lucro deve ser uma meta de longo prazo, quando a inovação estiver consolidada.

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