O desafio de se manter inovador
A história esta repleta de exemplos de empresas que
pereceram pelo caminho por não conseguir inovar. No entanto, se manter uma
empresa inovadora tira o sono de milhares de empreendedores ao redor do mundo,
em um pais em profunda recessão, como o Brasil, o desafio é ainda maior.
Um recente levantamento da Câmera Americana de Comércio –
Amcham, em São Paulo, mostrou que 65% das empresas que atuam no país reduziram
os investimentos em inovação. O levantamento ouviu dirigentes de 100 companhias
de grande e médio porte, durante o lançamento de um programa de competitividade
da organização, em abril deste ano.
Os empresários reclamam da burocratização do país e da falta
de incentivos a startups e pesquisas com universidades.
Entre os que não desaceleraram os investimentos, 25% disseram que aumentaram o orçamento
para pesquisas e desenvolvimento, 22% adotaram práticas de open innovation, 13% buscaram parcerias com universidades e 7%
compraram startups inovadoras.
Para vencer este desafio é preciso de uma decisão clara, da
alta direção ou do CEO, que deve sinalizar para toda a organização de que as inovações são
bem vindas, quando não fundamentais para sustentação do negócio no médio e
longo prazo.
Em muitas empresas novos produtos e processos são designados
a pessoas com pouca aptidão para esse tipo de projetos. Para garantir sucesso,
alem de deixar clara a importância da inovação é preciso reunir os melhores
talentos, buscar consultores e pessoas que possam efetivamente contribuir com insights e estratégias com a modernização do negócio.
Uma vez escolhido a equipe, que poderá ser liderado por uma
consultoria especializada, os membros que irão desenvolver o projeto inovador, deverão estar 100% envolvidos nisso e não dividir o seu tempo com suas antigas
atribuições que deverão ser ocupadas por um time substituto. É importante
misturar e balancear pessoas de dentro e fora da organização para que possa
existir uma contribuição efetiva e apoio interno.
As metas e prazos também devem ser bem definidos com a
liderança da organização. Em geral, as melhores metas de curto prazo para
projetos inovadores são os números de usuários dos produtos e serviços novos. O
lucro deve ser uma meta de longo prazo, quando a inovação estiver consolidada.
Comentários
Postar um comentário