Invista no planejamento de KPIs e aumente a chance de sucesso da sua startup

A definição de KPIs  (Key Performance Indicators) ou em bom português, indicadores chaves de desempenho é de grande importância para a sobrevivência e sucesso de uma startup.

Eles variam de acordo com o negócio, diferentes benefícios e atributos. No entanto, seguem o mesmo propósito: medir e analisar o índice de desempenho e sucesso de uma organização ou projeto.

A Fundação Dom Cabral em recente pesquisa, revelou que 25% das startups brasileiras fecham antes do 1º ano de vida e 50%, em menos de 4 anos. O estudo consultou os fundadores de 221 empresas, sendo 130 ainda em operação e 91 já descontinuadas.

Em um momento de crescimento nos índices de desemprego é natural que aumente o entusiasmo na busca pelo empreendedorismo, especialmente no setor de tecnologia da informação, porém muitos esquecem de investir tempo e recursos em planejamento e partem direto para a execução de uma “grande idéia”.

O estudo da Dom Cabral aponta entre os fatores que afetam a longevidade das empresas o número de sócios: a cada sócio a mais que trabalha em tempo integral na empresa, a chance de descontinuidade da startup aumenta 1,24 vez. Muitas vezes os interesses pessoais e profissionais dos fundadores não convergem e surgem questões de relacionamentos ente eles e de adaptação ao mercado.

Outro fator importante na continuidade da startup é o volume de capital investido no início das vendas. Investir uma grande quantidade de capital, antes  da empresa começar a faturar aumenta significativamente a chance do negócio não prosperar.

A pesquisa também aponta que startups  inseridas em incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos tem 3,45 vezes menos chance de insucesso. A prática do home-office, coworking e escritório virtual, aumentam a cooperação e reduzem custos e riscos para os novos empreendedores.

Uma forma de minimizar riscos de insucesso é contar com empresas especializadas em planejamento e desenvolvimento de MVP (Minimum Viable Product), que irão avaliar sua idéia, dimensionar riscos, levantar pontos falhos e proceder os devidos ajustes, por meio de testes de laboratórios e construção de protótipos.


Muitas vezes o novo empreendedor não tem todos  os conhecimentos de negócios para vender sua idéia,  de forma a captar investidores para o seu projeto.  Uma consultoria especializada irá auxiliar no planejamento do lançamento da empresa, captação de recursos e estabelecimento de alianças e parceiros para o novo negócio. Alem disso,  irá te auxiliar na definição das ações de vendas, para estabelecimento dos canais, estratégias de marketing e na definição dos indicadores chave de desempenho que possam ser facilmente monitorados.

Independente do tipo de negócio ou empresa, é preciso enfatizar que um KPI deve estar focado nos fatores que realmente importam para atingir os objetivos da organização. E para isso, todos os colaboradores  e departamentos devem ter as suas metas e saber como anda o status do processo.


Planejamento do produto e definição de objetivos e metas claras e mensuráveis, com uma boa mentoria irão colaborar para transformar um boa idéia em uma startup de sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tendências Atuais para Potencializar Vendas Outbound no Mercado B2B/SaaS

Supermercados em Transformação: 5 Tendências Tecnológicas para Aumentar Lucratividade no Setor

5 Tecnologias que Estão Moldando o Futuro do E-commerce em 2025