Invista no planejamento de KPIs e aumente a chance de sucesso da sua startup
A
definição de KPIs (Key Performance
Indicators) ou em bom português, indicadores chaves de desempenho é de grande
importância para a sobrevivência e sucesso de uma startup.
Eles
variam de acordo com o negócio, diferentes benefícios e atributos. No entanto,
seguem o mesmo propósito: medir e analisar o índice de desempenho e sucesso de
uma organização ou projeto.
A
Fundação Dom Cabral em recente pesquisa, revelou que 25% das startups
brasileiras fecham antes do 1º ano de vida e 50%, em menos de 4 anos. O estudo
consultou os fundadores de 221 empresas, sendo 130 ainda em operação e 91 já
descontinuadas.
Em
um momento de crescimento nos índices de desemprego é natural que aumente o
entusiasmo na busca pelo empreendedorismo, especialmente no setor de tecnologia
da informação, porém muitos esquecem de investir tempo e recursos em
planejamento e partem direto para a execução de uma “grande idéia”.
O
estudo da Dom Cabral aponta entre os fatores que afetam a longevidade das
empresas o número de sócios: a cada sócio a mais que trabalha em tempo integral
na empresa, a chance de descontinuidade da startup aumenta 1,24 vez. Muitas
vezes os interesses pessoais e profissionais dos fundadores não convergem e
surgem questões de relacionamentos ente eles e de adaptação ao mercado.
Outro
fator importante na continuidade da startup é o volume de capital investido no
início das vendas. Investir uma grande quantidade de capital, antes da empresa começar a faturar aumenta
significativamente a chance do negócio não prosperar.
A
pesquisa também aponta que startups
inseridas em incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos tem 3,45
vezes menos chance de insucesso. A prática do home-office, coworking e escritório
virtual, aumentam a cooperação e reduzem custos e riscos para os novos
empreendedores.
Uma
forma de minimizar riscos de insucesso é contar com empresas especializadas em
planejamento e desenvolvimento de MVP (Minimum Viable Product), que irão
avaliar sua idéia, dimensionar riscos, levantar pontos falhos e proceder os
devidos ajustes, por meio de testes de laboratórios e construção de protótipos.
Muitas
vezes o novo empreendedor não tem todos
os conhecimentos de negócios para vender sua idéia, de forma a captar investidores para o
seu projeto. Uma consultoria especializada
irá auxiliar no planejamento do lançamento da empresa, captação de recursos e
estabelecimento de alianças e parceiros para o novo negócio. Alem disso, irá te auxiliar na definição das ações
de vendas, para estabelecimento dos canais, estratégias de marketing e na definição
dos indicadores chave de desempenho que possam ser facilmente monitorados.
Independente
do tipo de negócio ou empresa, é preciso enfatizar que um KPI deve estar focado
nos fatores que realmente importam para atingir os objetivos da organização. E
para isso, todos os colaboradores
e departamentos devem ter as suas metas e saber como anda o status do
processo.
Planejamento
do produto e definição de objetivos e metas claras e mensuráveis, com uma boa
mentoria irão colaborar para transformar um boa idéia em uma startup de
sucesso.
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