Como a tecnologia tem ajudado alguns dos setores mais afetados pela pandemia.




Dois anos de pandemia, mudaram nossos hábitos de consumo e aceleram o crescimento de muitas empresas que já estavam no mundo digital. No entanto, alguns segmentos, seja pela natureza do negócio ou características setoriais, tiveram maior dificuldade de reação. Neste artigo vamos avaliar como alguns dos mercados que mais sofreram nos primeiros momentos da pandemia, como turismo, moda e mercado imobiliário, estão usando a tecnologia para reinventar o relacionamento com seus clientes.

Estudos e análises recentes do setor de viagens apontam que as mudanças de vida geradas pela pandemia criaram maior consciência sobre turismo sustentável e responsável em mais viajantes do que nunca. E mostram aumento realmente significativo no número de turistas que não apenas têm maior entendimento do que é de fato o turismo sustentável como também na própria busca (online ou via agentes de viagem) por mais conhecimentos nessa área. 

Isso tem levado a necessidade de melhorar a comunicação sobre os destinos, políticas ambientais dos operadores e os protocolos de bio-segurança adotados. 

Muitas pessoas haviam perdido o hábito de planejar suas viagens e as empresas não sabiam qual o produto certo para cada cliente. Some-se a isso as incertezas sobre abertura de fronteiras e as constantes mudanças nas regras sanitárias, alta de preços dos combustíveis que refletiram em passagens mais caras, etc.

 A Companhia Indiana, de viagens on-line, Easy Trip, fez uma análise profunda dos dados analíticos da sua base de consumidores no pré-pandemia, para entender os destinos que cada cliente poderia se interessar neste novo cenário. Com uso de inteligência artificial foi possível criar uma estratégia de segmentação e reativação com campanhas de e-mail marketing personalizadas. Os resultados superaram as melhores estimativas com crescimento de transações superior a quatro vezes.

O mercado imobiliário no ano passado, ainda enfrentou respingos da pandemia, porém com um cenário muito favorável para as empresas que investiram nas vendas on-line.

Muitos consumidores foram as compras, buscando proteção de capital, uma vez que imóveis são vistos como um investimento seguro de longo prazo. Houve também aquele consumidor que buscou mais espaço e lazer, diante da tendência do trabalho híbrido e do home-office veio para ficar.

Em 2021, as proptechs, startups do mercado imobiliário, ganharam destaque, com volumes recordes de aporte. Para 2022 apesar das taxas de juros altas, que deve aumentar a aversão ao risco do investidor, ainda existe espaço para novas entrantes, especialmente em nichos de mercado, como aquelas voltadas para sistemas de gestão de condomínios, pontos de venda remotos e minimercados.

Saber o que oferecer, qual o produto mais adequado, qual o momento de cada cliente é o desafio tanto das imobiliárias tradicionais quanto das proptechs. Afinal o usuário que assinou a sua Newsletter ou navegou no seu site está buscando um imóvel para alugar, um investimento, mais espaço ou um aluguel mais baixo? Enviar a mensagem mais relevante, no momento certo, gera engajamento com o lead e aumenta as taxas de conversão. 

A 99 Group, uma protech que opera em Singapura e na Indonésia, reformulou sua estratégia de e-mail marketing, após constatar que as vendas de imóveis, caírem abruptamente, diante das incertezas globais entre março e junho de 2020. 

A companhia focou na comunicação e educação do cliente para o uso das ferramentas digitais.  Naquele momento a negociação de imóveis pelos canais digitais, naquela região, ainda tinha uma pequena participação de mercado. O grande público ainda preferia as imobiliárias tradicionais, visitar o imóvel fisicamente, negociar o financiamento pessoalmente etc.

Segundo, Bharat  Buxani, Vice Presidente de Marketing, da 99 Group, era preciso criar uma relação de confiança com o consumidor e mostrar a praticidade que a plataforma digital oferecia. O e-mail foi peça chave para estabelecer essa relação de confiança, criando engajamento com a marca, além de viabilizar mensagens personalizadas para cada lead que visitava a plataforma da empresa. Hoje a 99 Group é líder na negociação de imóveis em todo o Sudoeste-Asiático. 

O setor da moda, que já há algum tempo vinha investindo em tecnologia, para se adaptar aos hábitos do consumidor, também se viu obrigado, durante a pandemia a automatizar processos.

Verificamos  nesse período os lojistas utilizando aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram para divulgar produtos e promoções personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente; uso das redes sociais, como Instagram, Tik Tok e Facebook para melhorar o engajamento com os consumidores; envio de catálogos de produtos online; delivery de roupas; cadastro automático de itens comercializados; criação de ações estratégicas para comercializar os produtos em estoque e a migração do ambiente físico para o online com o objetivo de alcançar um número maior de pessoas, fidelizar os clientes, aumentar as vendas e fortalecer a marca no mercado.

Um dos grandes desafios era ajudar aquele cliente acostumado a provasr as peças antes da compra a fazer sua escolha no mundo digital.

A Jack&Jones uma das maiores redes de lojas de moda masculina na Europa, com mais de 1000 lojas em 38 países, que já investia em tecnologia para orquestrar toda a jornada do cliente não importando os pontos de contato, Website, Emails, Web Messages e Web Push Notifications, viu os resultados crescerem neste período.

A engine de IA e rede Neural Raman, desenvolvido pela Indiana, Netcore Cloud, possibilitou a Jack&Jones responder em tempo real, criando recomendação de produtos e ofertas mais relevantes, por meio de Widgets que eram exibidos ao longo dos pontos de contato do cliente com a marca.

Aravind Krishnan, Gerente responsável pela América Latina na Netcore, nos informa que a maioria das empresas de Martech, oferece produtos distintos para cada estratégia do negócio, como resultado, as equipes de marketing enfrentam grandes desafios no gerenciamento, na integração e no fluxo de dados usando diferentes ferramentas de várias empresas. Ele nos explica que a Netcore Cloud reuniu em uma única plataforma SaaS o engajamento com a marca, inteligência artificial (IA), Customer Experience (CX), personalização e comunicação (email automation/SMS/WhatsApp, Rede Social, etc). Com essa abordagem unificada eles assumiram a liderança absoluta em toda a Ásia e estão em forte processo de internacionalização, pela Europa, África e Américas. 

Muitos empreendedores já estavam avaliando e adotando novas tecnologias mesmo antes da pandemia, mas o novo cenário global, obrigou a antecipação de investimentos e o processo de transformação digital como um todo.

É importante ficar atento as tecnologias, aos players e consultorias que auxiliam tanto o grande empresário como aquele que está começando. Com certeza estes atuarão junto com você nessa empreitada, ajudando a passar pelos obstáculos de uma maneira mais leve e principalmente, com ideias inovadoras para atingir seu público. Pense nisso.

 

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