As tendências para o e-Mail Marketing no e-Commerce em 2022


 

O e-mail sempre foi um aliado importante para os negócios on-line de todos os tamanhos. O motivo para isso é simples: O e-mail é uma das melhores formas de criar engajamento com a marca, oferecendo uma excelente taxa de retorno sobre o investimento.

Neste artigo discutiremos como enfrentar os novos desafios neste mercado, com as novas politicas de privacidade e como tirar proveito das inovações que serão tendência nas campanhas por e-mail no e-commerce em 2022.

Ofereça recompensas para os clientes fieis.

As estatísticas mostram que há um número crescente de consumidores que esperam algo em troca pela  fidelidade as suas marcas favoritas.

Use a sua plataforma de e-mail marketing para categorizar os clientes conforme o seu nível de engajamento. E-mails com um exclusivo código de desconto tendem a ter uma maior taxa de abertura, a gerar vendas maiores e com um ticket acima da media.

O mesmo vale para seus clientes habituais. Provavelmente a plataforma de e-commerce que você utiliza tem uma forma de segmentar aqueles clientes que compraram mais de uma vez. Você poderá criar ofertas especificas por frequência ou valor das compras. 

Privacidade o novo normal

Os novos padrões adotados pela Apple e Google para proteger a privacidade e limitar a coleta de dados sensíveis criaram novos desafios para os profissionais de Marketing em 2021.

Em 2022 os consumidores se tornarão ainda mais exigentes e cada vez mais preocupados com a forma como suas informações estão sendo compartilhadas e usadas.

Comunique o quão bem você segue todas as diretrizes de privacidade e protege os dados dos consumidores. Demonstrar essa ética nos negócios garantirá a lealdade e a confiança de seus clientes.

Ofereça uma forma rápida para que o consumidor conheça suas politicas de privacidade e segurança de dados. Mantenha um contato para esclarecimentos e cancelamento da assinatura.

Garanta que suas “Landing Pages” são ultra-rápidas

Não resta dúvida que um tempo de resposta lento do seu site gera perda de clientes. No entanto, não basta ficar de olho na velocidade de resposta da home page. As landing pages especificas precisam seguir o mesmo padrão de resposta.

Estudos mostram que 2 a 3 segundos são a marca limite a ser alcançada. Acima disso as taxas de rejeição disparam e você perderá cerca de 40% dos seus visitantes.

Procure otimizar o tamanho das suas fotos e vídeos para garantir que eles não comprometam a velocidade de carregamento da sua página.

Algumas plataformas de e-mail não apenas criam suas campanhas como geram suas landing pages de forma otimizada para garantir uma melhor performance.

Torne as suas campanhas acessíveis a todos os públicos

Seus e-mails podem ser entendidos por todos, incluindo leitores com deficiências cognitivas ou visuais?

Aproximadamente 15% da população mundial vive com alguma forma de deficiência, razão pela qual a acessibilidade se tornou um grande tópico de discussão nos últimos anos.

Chegou o momento das empresas de e-commerce considerarem a acessibilidade do seu conteúdo!

Algumas dicas de como tornar seu e-mail acessível:

·      Use uma fonte e altura de linha maiores para títulos e corpo de texto.

·      Certifique-se de que sua cópia e plano de fundo tenham cores de alto contraste.

·      Evite grandes blocos de texto.

·      Incluir texto alternativo descritivo para imagens.

·      Use texto âncora descritivo para links.

·      Use botões grandes para links.

·      Use frases mais curtas e evite palavras difíceis.

·      Use cabeçalhos para que os leitores possam navegar facilmente pelo conteúdo.

IA além da simples personalização

Foi se o tempo que personalização era incluir o nome do cliente na mensagem ou criar segmentações com base em idade ou gênero.

O uso de IA no e-mail marketing reduz  a carga de trabalho e oferece insights para aumentar a receita, otimizar o conteúdo, reduzir custos e melhorar a capacidade de entrega. Estudo da Netcore Cloud com 50 bilhões de e-mails mostrou que as ferramentas de IA levaram a um salto de 50% na capacidade de entrega.

Por exemplo, uma ferramenta de IA como  o Raman da Netcore pode olhar o histórico de campanhas para:

·      Criar  linhas de assunto envolventes com base nas altas taxas de resposta dos destinatários

·      Personalizar o conteúdo para cada indivíduo com base em dados de interação anteriores

·      Gerenciar a segmentação da lista para atingir usuários com conteúdo de alto impacto

·      Reduzir a rotatividade identificando clientes em risco e formas de retê-los

·      Otimizar os tempos de entrega para obter maior engajamento e conversões

Em 2022, a IA fará a diferença entre resultados satisfatórios e extraordinários nas campanhas de e-mail. Os insights baseados em IA também contribuirão para a retenção de clientes por um período maior.

Ações conjuntas de e-mail e redes sociais

As redes sociais ganharão maior importância entre as grandes marcas para conectar com seus usuários e promover seus produtos. Veremos equipes de e-mail e mídia social trabalhando juntas em 2022.

Exibir avaliações positivas de clientes e o prazer em usar os produtos se tornarão atrativos de compra. Pedir aos clientes para tweetar ou postar sobre sua avaliação ou produto favorito criará conteúdo gerado pelo usuário (UGC – user-generatede content) que influenciará as decisões de compra.

O comércio social representou 11% da receita global de comércio eletrônico de varejo em 2020, gerando US $ 474 bilhões.O UGC não tem nenhum custo extra para você e cria positividade e publicidade para seus produtos. No entanto, lembre-se de que a mídia social é uma faca de dois gumes: seu fracasso em seguir padrões elevados resultará em muitas críticas online. 

É importante ficar atento as mudanças no mercado e no comportamento do consumidor para criar campanhas mais assertivas que ajudem a alavancar o crescimento das suas vendas.

Tente usar algumas dessas técnicas em 2022 e ficará surpreso com os resultados.

Para maiores detalhes entre em contato pelo e-mail: francisco@almeidasalesconsulting.com.br.


Texto de Francisco Sales D'Almeida

Gostou do conteúdo? Siga o nosso blog. 

 


 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas