Como a Cloud Computing tem ajudado na manutenção dos negócios em tempos de pandemia

Em tempos de Coronavírus a procura pela chamada computação em nuvem, o Cloud Computing, teve uma explosão de demanda. A computação em nuvem permitiu que as empresas continuassem operando sem problemas durante uma crise sem precedentes que poderia facilmente interromper os processos e a produtividade dos negócios.

Pesquisa da empresa de monitoramento de mercado Hibou, em parceria com a plataforma de dados Indico, revelou que seis em cada dez brasileiros aderiram ao Home Office durante o período de maior restrição a circulação. O levantamento, realizado entre os dias 23 e 24  de março, ouviu 2,4 mil pessoas. A margem de erro é de 1,9 ponto percentual para mais ou para menos.

A Computação na nuvem permitiu que as pessoas trabalhassem de casa e que as empresas que já adotaram a tecnologia, pudessem escalar sua capacidade de processamento de forma rápida e com um menor custo.  

As empresas que não estavam com seus serviços na nuvem tiveram que correr para viabilizar acessos remotos aos sistemas internos por meio de VPNs com muitas limitações, custo maior e a necessidade de equipes de TI internas.

Nos últimos meses multiplicaram-se os usuários de plataformas de vídeo conferência como o Zoom, Microsoft Teams e Google Meet. A Zoom anunciou um aumento de 64% no lucro liquido registrado no último quarter, quando comparado com o período anterior.

A infraestrutura de nuvem permite que as empresas tenham escalabilidade para que possam lidar com condições voláteis, como as que estão sendo vividas atualmente. Isso significa que as empresas não precisam se preocupar em comprar mais hardware ou largura de banda para atender o aumento de demanda por aplicações em SaaS (Software as a Service), como os Apps que estamos utilizando para nos comunicar em larga escala. E quando a demanda retrair as empresas também podem reduzir a alocação de capacidade na nuvem sem precisar ficar com um investimento imobilizado.

As lojas On-line também se beneficiaram dessa flexibilidade que o Cloud Computing oferece para rapidamente  adequarem suas plataformas e atenderem a demanda que se multiplicou nos últimos meses, com um número crescente de consumidores que aderiram a compra digital pela primeira vez. 

Com o isolamento social também aumentou a busca pelos serviços de delivery como restaurantes, mercados e farmácias. Esses serviços são outro bom exemplo de como o SaaS e a Cloud Computing estão proporcionando que as pessoas permaneçam em casa e que as empresas mantenham suas operações sem grandes investimentos. Loggi, Rappi, Uber Eats e Ifood passam a ser uma das principais alternativas diante da necessidade do isolamento e da quarentena. 

Os Serviços de atendimento ao cliente foram vitais durante todo esse período, para continuidade dos negócios. Como resultado de medidas de distanciamento social, os Contact Centers tiveram que mudar para o trabalho remoto, além de lidar com um aumento de chamadas, e a computação em nuvem tem sido fundamental para que muitas organizações, como bancos, cartões de crédito, lojas on-line atendam essa demanda.


A pandemia veio acelerar a busca das empresas em migrar suas operações para a nuvem. Entre os principais benefícios está o custo de oportunidade (a velocidade da inovação e o menor custo total de propriedade) quando comparado ao local. A disponibilidade sob demanda e os modelos de "pagamento conforme o uso" de fornecedores de nuvem pública são certamente muito atraentes para novas experiências de negócios.

Texto: Francisco Sales D'Almeida


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