O grande potencial dos produtos e serviços de beleza no mundo digital.

Os brasileiros sempre se preocuparam muito com os cuidados com a aparência e em especial as brasileiras são apaixonadas por cosméticos, produtos e tratamentos para o cabelo, esmaltes, perfumes, secadores, chapinhas suplementos alimentares e afins. Este é um dos segmentos de maior potencial de crescimento para o e-Commerce no Brasil e no mundo.

De acordo com um levantamento da  consultoria Euromonitor, as vendas dos produtos de beleza de luxo atingiram um aumento de 9,1% em 2016, no auge da crise econômica. Os produtos populares no mesmo período tiveram alta de 4,4%.

Este mercado está cada vez mais competitivo e para se destacar é preciso oferecer produtos e serviços de qualidade, se diferenciar pelo bom atendimento e atentar para o público-alvo e seu comportamento nas redes sociais e na internet.

A medida que os equipamentos mobile se tornam responsáveis pela maior parte do trafego global de dados na Internet, as redes sociais se tornam a grande fonte de informação e influência para os consumidores de produtos de beleza,  saúde, moda e cosméticos. 

De acordo com o  relatório do Facebook IQ, 44% dos compradores de produtos de beleza nos EUA, foram influenciados por postagens de amigos, colegas de trabalho e familiares.

Marcas como a L’Oréal, Sephora, Lancôme, MAC, Natura regularmente postam dicas de como utilizar seus produtos com fotos, vídeos, conteúdo editorial e muitas vezes recorrem a blogueiras especializadas em dicas de beleza para conquistarem a preferência dos consumidores.

A Amazon é o maior varejista de produtos de beleza nos EUA, representando mais de 21% de todas as vendas do setor. Este sucesso se deve a grande personalização do site, recomendação de produtos, opinião dos consumidores e o uso combinado de ações de marketing por email e redes sociais.

No Brasil um varejista que nasceu no mundo digital a Beleza na Web, (www.belezanaweb.com.br)  recentemente resolveu levar a experiência digital para o mundo físico, inaugurando uma unidade no bairro de Moema em São Paulo. A loja tem painéis interativos, onde é possível  conhecer todo o catalogo da marca e escolher produtos com facilidade. Além disso, a compra pode ser finalizada pelo celular e você ainda pode optar por receber sua compra em casa. A loja conta ainda com uma unidade pocket do salão Studio W onde se pode realizar escova, hidratação e maquiagem.

A Indústria de Cosméticos também tem se unido aos prestadores de serviços para fomentar negócios, aproximando marcas,  que eram restritas ao uso profissional com os clientes finais. Um exemplo é a One4You (www.oneforyou.com.br) linha de produtos de cabelo que tem realizado eventos e promovido ações de marketing em parceria com estabelecimentos, como o Rafaell Sales (www.rafaellsales.com.br), salão boutique de São Paulo, que atende tanto o público feminino quanto o masculino, o qual conta com um espaço exclusivo. As duas marcas estão realizando campanhas nas redes sociais e investindo em eventos para  demonstração de produtos no estabelecimento.

A Euromonitor International, também apontou que nos últimos 5 anos o setor de beleza masculina, no Brasil, dobrou de tamanho e deve continuar crescendo 7,1% ao ano até 2019, quando deve se tornar o maior mercado do mundo na categoria, movimentando US$6,7 bilhões em vendas, superando os EUA que deve movimentar US$6,4 bilhões em vendas, caindo para a segunda posição.

A indústria de beleza brasileira emprega cerca de 5 milhões de pessoas. Essa demanda é causada pelo alto consumo de cosméticos pela população per capita. Um terço das empresas cadastradas no MEI (Microempreendedor Individualizado), provem de pessoas ligadas ao setor de beleza. São números que reforçam a importância para os participantes do mercado de buscarem parcerias com os prestadores de serviços (salões, clínicas de estética, dermatologista, spas) de modo a aproximar as marcas do consumidor final.


Os cuidados com o corpo e com a saúde tem se tornado cada vez mais uma preocupação de homens e mulheres, que buscam produtos diferenciados, em suplementos alimentares, complexos vitamínicos, e produtos de tratamento para a pele, corpo e o cabelo.  Este segmento tem alto valor agregado o que significa margens de lucro elevados e um bom retorno sobre o investimento o que torna uma grande oportunidade para investimento.

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