Conhecer o consumidor é o grande desafio para se obter sucesso no omnicommerce

O conceito de Omni-commerce não é novo e já está bem consolidado em mercados mais estáveis e desenvolvidos, especialmente em grandes varejistas dos EUA, Canadá e Reino Unido. No Brasil, muitos ainda se perguntam se é o momento certo de integrar as operações on-line e off-line.

Em parte isso se explica, pela crise econômica que fez encolher o varejo tradicional, enquanto o e-commerce vem apresentando crescimento anual, superior a 7,5% nos últimos dois anos. O comércio eletrônico cresceu 25% nos últimos 5 anos no Brasil. No mesmo período, o varejo físico cresceu apenas 2,5%.

Apesar do consumidor está cada vez mais digitalizado o comércio tradicional não morreu. Na verdade, o cenário do varejo mudou. O consumidor não consome mais os produtos, as propagandas, os conteúdos como consumia há 10 anos. Prova disso são aquelas empresas que  nasceram digitalizadas e agora fazem o caminho inverso ao investirem no mundo físico.

A Amazom criou sua primeira loja física em 2015. No Brasil a tendência já chegou com muitas lojas on-line abrindo as chamadas "Pop up Stores". São pontos de venda físico, sem estoque, onde o consumidor experimenta o produto e realiza a compra de forma digital. As compras no on-line com retirada no ponto físico também começam a ganhar adeptos, provando que o consumidor é quem determina como quer se relacionar com sua marca favorita.

O conceito de relevância, conveniência e experiência de compra, estão fazendo as empresas repensarem seus modelos de negócios, sendo o conhecimento do comportamento do consumidor um dos maiores ativos de uma empresa hoje.

Ao perceber que o cliente é digital e que abertura de outros canais precisa ser feita, as empresas precisam rever seus processos, capacitar suas equipes e investir em tecnologia para atender o grande desafio de oferecer o produto certo para o cliente certo na hora certa pelo canal que ele quiser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comércio Eletrônico 2025: Tendências, Inovações e a Revolução da Experiência do Cliente

Tendências Tecnológicas que Redefinirão o Varejo em 2025 e serão destaque na NRF 2025

O Surgimento da Era da Interconexão: IoT, IA e o Novo Mundo Autônomo.