Engajamento: Agora o consumidor é que determina a experiência que deseja.
O crescimento das redes sociais e dos dispositivos móveis
deram ao consumidor um poder nunca visto. Muito se tem falado da necessidade de
novas formas para se comunicar com este cliente, criando uma conexão que gere
engajamento e fidelização. No entanto, algumas empresas se esquecem que agora o
consumidor é quem tem o poder e determina a experiência que deseja.
Muitas vezes, quando mudamos do mundo físico para o digital,
temos a sensação que estamos nos relacionando com duas empresas totalmente
distintas. Temos contéudo, política de preços, forma de pagamento e
até produtos no mundo on-line, diferentes do que encontramos na loja
física. E um canal não sabe nada
sobre os nossos hábitos e preferências no outro.
As vezes entramos em uma loja ou visitamos o seu e-commerce logo após ler um post no facebook ou comentar algo sobre a marca no twitter e o vendedor simplesmente desconhece algo que poderia ser útil na hora de oferecer o que realmente nos interessa.
Para sobreviver neste novo mundo as empresas precisam desenvolver
processos e utilizar tecnologias
que suportem estratégias voltadas para uma comunicação em tempo real, que trate
cada consumidor e cada interação com a empresa de forma totalmente
personalizada e única.
Muito se tem falado da necessidade de criar conteúdo
personalizado, relevante e de se comunicar com cada cliente no momento certo,
evitando mensagens desnecessárias fora do contexto. No entanto, isso demanda que a organização
repense suas estratégias colocando o consumidor no centro das suas
decisões.
Ainda são poucas as empresas que tratam essa nova realidade
de modo efetivo. O que se vê são ações desconexas, suportadas por diversas
soluções de fornecedores distintos, desintegradas que até geram alguma
personalização em um determinado canal, mas que são ineficientes para acompanhar as multiplas interações do consumidor no mundo digital e físico.
Mas do que nunca o marketing precisa entender que o
consumidor assumiu o controle de como ele se comunica com as empresas e
oferecer formas para que ele determine como e quando quer interagir, de forma a realmente prover experiências únicas, que gerem
fidelização e engajamento, tornando-os verdadeiros defensores da sua marca.
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