Transforme clientes em fás com o CEM

Cada vez  mais as empresas percebem que o sucesso dos seus negócios, passa não apenas pela qualidade dos seus produtos e serviços mas pelo modo como se relacionam e estabelecem vínculos com os seus clientes, criando um importante desafio para  que as equipes de marketing desenvolvam praticas de CEM (do inglês Customer Experience Management), ou a Gestão da Experiência do Cliente.

O  Gartner define o CEM como praticas desenhadas para reagir as interações dos clientes nos diversos pontos de contato com uma empresa tanto no mundo físico quanto no digital, de forma a exceder as expectativas do consumidor, aumentar sua satisfação, sua fidelidade, convertendo-o em um verdadeiro advogado da marca.

É uma estratégia que requer mudanças nos processos e muita tecnologia para se alcançar os objetivos desejados de criar maior engajamento entre uma marca e seus clientes. O foco passa a ser o cliente e a empresa precisa estabelecer uma mentalidade que deve ser reconhecida e defendida por todos os seus membros a fim de criar a melhor experiência para o cliente e se diferenciar de seus concorrentes.

Para uma experiência ser memorável, ela deve ser especial. Para isso precisamos tratar cada cliente como uma pessoa única e não mais como um grupo de consumidores.

O CEM vai muito além do CRM tradicional ao oferecer a possibilidade de reagir em tempo real a cada interação do cliente e o mais importante de se antecipar as suas necessidades, ofertando o produto certo no momento mais relevante.

O objetivo sempre é transformar clientes em fás, e para isso, você precisa criar uma relação de lealdade e respeito com eles. Com uma boa ferramenta de CEM, você saberá o melhor momento e como escolher o canal correto para se comunicar  com um consumidor específico.  Em algumas situações o e-mail pode ser o meio mais efetivo, em outras o SMS ou mesmo uma rede social se torna o mais indicado.

Lembre que o consumidor atual, demanda a mesma experiência em todos os pontos de relacionamento. Muitas vezes pesquisamos por um produto na loja online porém nos dirigimos para a loja mais próxima de casa para efetuar a compra. Hoje já é possível oferecer ao vendedor da loja física informações importantes sobre o consumidor que acaba de entrar no estabelecimento, a exemplo dos seu hábitos de compra, preferências pessoais, se abriu um e-mail de uma determinada campanha, produtos que pesquisou recentemente no e-commerce, para citar alguns exemplos que tem o poder de enriquecer este contato.


A experiência do cliente está se tornando a grande vantagem competitiva das empresas. Colocar em prática as estratégias do CEM tem um enorme potencial de criar verdadeiros defensores da sua marca potencializando novas vendas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comércio Eletrônico 2025: Tendências, Inovações e a Revolução da Experiência do Cliente

Tendências Tecnológicas que Redefinirão o Varejo em 2025 e serão destaque na NRF 2025

O Surgimento da Era da Interconexão: IoT, IA e o Novo Mundo Autônomo.