Transforme clientes em fás com o CEM
Cada vez mais
as empresas percebem que o sucesso dos seus negócios, passa não apenas pela
qualidade dos seus produtos e serviços mas pelo modo como se relacionam e
estabelecem vínculos com os seus clientes, criando um importante desafio para que as equipes de marketing desenvolvam praticas de CEM (do inglês Customer Experience
Management), ou a Gestão da Experiência do Cliente.
O Gartner
define o CEM como praticas desenhadas para reagir as interações dos clientes
nos diversos pontos de contato com uma empresa tanto no mundo físico quanto
no digital, de forma a exceder as expectativas do consumidor, aumentar sua
satisfação, sua fidelidade, convertendo-o em um verdadeiro advogado da marca.
É uma estratégia que requer mudanças nos processos e muita
tecnologia para se alcançar os objetivos desejados de criar maior engajamento
entre uma marca e seus clientes. O foco passa a ser o cliente e a empresa
precisa estabelecer uma mentalidade que deve ser reconhecida e defendida por
todos os seus membros a fim de criar a melhor experiência para o cliente e se
diferenciar de seus concorrentes.
Para uma experiência ser memorável, ela deve ser especial.
Para isso precisamos tratar cada cliente como uma pessoa única e não mais como
um grupo de consumidores.
O CEM vai muito além do CRM tradicional ao oferecer a possibilidade
de reagir em tempo real a cada interação do cliente e o mais importante de se
antecipar as suas necessidades, ofertando o produto certo no momento mais
relevante.
O objetivo sempre é transformar clientes em fás, e para
isso, você precisa criar uma relação de lealdade e respeito com eles. Com uma boa ferramenta de CEM, você saberá o melhor
momento e como escolher o canal correto para se comunicar com um consumidor específico. Em algumas situações o e-mail pode ser
o meio mais efetivo, em outras o SMS ou mesmo uma rede social se torna o mais
indicado.
Lembre que o consumidor atual, demanda a mesma experiência
em todos os pontos de relacionamento. Muitas vezes pesquisamos por um produto
na loja online porém nos dirigimos para a loja mais próxima de casa para
efetuar a compra. Hoje já é possível oferecer ao vendedor da loja física
informações importantes sobre o consumidor que acaba de entrar no
estabelecimento, a exemplo dos seu hábitos de compra, preferências pessoais, se
abriu um e-mail de uma determinada campanha, produtos que pesquisou
recentemente no e-commerce, para citar alguns exemplos que tem o poder de
enriquecer este contato.
A experiência do cliente está se tornando a grande vantagem
competitiva das empresas. Colocar em prática as estratégias do CEM tem um
enorme potencial de criar verdadeiros defensores da sua marca potencializando
novas vendas.
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