Big Data e Analytics muito antes dos Drones

A evolução dos meios de transporte e dos sistemas de logística tem alavancado o crescimento do varejo ao longo dos anos. Os serviços públicos, levaram os primeiros consumidores as lojas de departamentos nos grandes centros. Depois veio a explosão de shopping centers ao redor do mundo com seus estacionamentos sempre lotados. E por fim os sistemas de entrega rápida viabilizaram a expansão do e-commerce. Agora uma nova combinação entre tecnologia, Big Data e Analytics promete revolucionar novamente a forma como os lojistas irão se relacionar com seus consumidores.

Jeff Bezos, CEO da Amazon, gigante do comércio eletrônico, anunciou recentemente no programa de TV 60 Minutes a criação de um programa de pesquisas “drone delivery”. Isso mesmo, um sistema de entrega utilizando esses equipamentos teleguiados.  Logo após o anúncio, UPS, FedEx e Google também revelaram que realizam pesquisas semelhantes. 

A proposta é que em um futuro próximo, poderemos receber pacotes em nossas residências, com itens que nem tínhamos notado que estavam em falta. Com o uso de algoritmos e a coleta de informações dos dispositivos conectados, a chamada Internet das Coisas – IoT, os varejistas poderão se antecipar em nos remeter aquilo que está em falta na nossa geladeira.

Apesar de ainda parecer distante o dia que veremos drones sobrevoando os céus com pacotes, já existe uma série de implementações que os varejistas tanto das grandes cadeias tradicionais quanto do mundo digital já estão desenvolvendo com os recursos do Big Data e Analytics.

Os varejistas estão descobrindo que a Análise de dados comportamentais está mais acessível e pode trazer uma série de benefícios que vão de uma melhor otimização do pessoal, distribuição de produtos até antecipação de demanda e otimização de preços o que traz um grande diferencial competitivo para quem está usando a tecnologia a seu favor.Vide o artigo Apps, Big Data e Analytics a combinação perfeita para o varejo.

Atualmente, os varejistas têm uma ampla gama de ferramentas para antecipar os itens que serão mais procurados na temporada ou naquela data comemorativa, como o dia das crianças ou natal. Algorítimos preditivos, podem avaliar o que os seus consumidores estão postando nas redes sociais e determinar os itens que serão mais desejados em cada estação. Segundo a The Economist, 72% dos varejistas estão coletando e analisando dados públicos e 64% coletam dados provindos de mídias sociais, como o Facebook e o Twitter.


Portanto, muito antes de esperarmos os drones nos céus das nossas cidades, temos ações, aqui embaixo, que já podemos desenvolver coletando e analisando dados para melhorar a experiência, fidelizar e reter consumidores. E principalmente aumentar receita. Um novo tempo de oportunidades está ao nosso alcance.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas