Como tirar proveito do SEO para melhorar a visibilidade do seu Website



Um dos termos mais utilizados atualmente no Marketing Digital é o SEO - Search Engine Optimization. Poderíamos resumir como um conjunto de técnicas, métodos e estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas nos mecanismos de busca, especialmente no Google.

O objetivo do SEO é fazer com as páginas do seu website, apareçam entre os primeiros resultados da busca orgânica (não patrocinada).

O termo SEO foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes.

Entre os principais fatores que ajudam a melhorar o ranking do seu site nos mecanismos de busca estão a presença de palavra-chave nos elementos HTML da página, como título, atributos de imagens, headings, bem como a relevância semântica desses termos.

O uso de texto –âncora também influenciam muito nos rankings do Google.

Outro fator que conta é a velocidade de carregamento da página. Os sites mais bem posicionados no Google, Yahoo e Bing, carregam rapidamente tanto no desktop quanto no mobile.

Os estudos também apontam que a presença em redes sociais e o número de “likes” influenciam nos rankings. Aqui vale citar a importância de ter presença nas redes mantidas pelo próprio Google como YouTube e  Google+. 

Outra dica importante é preparar o website para atender às buscas feitas por voz, através do Apple Siri, Google Now e Windows Cortana.

Em 2015 o volume de buscas mobile ultrapassou, pela primeira vez, o volume de buscas feitas por dispositivos desktop. O Google recentemente alterou seu algoritmo para privilegiar os websites responsivos e as buscas em dispositivos móveis, na hora de conferir relevância. Portanto, quem não oferece suporte aos dispositivos moveis, não irá aparecer nas duas primeiras telas dos resultados de exibição, o que implica em perder audiência e consumidores potenciais. Vide o artigo A importância do Responsive Web Design.

Os mecanismos de busca são elementos chaves para aumentar a visibilidade do seu website e aumentar as chances de negócios no mundo digital. Portanto, vale investir nas metodologias de SEO. Atualmente, existem cursos e consultorias especializadas que poderão ajudar sua empresa a ganhar destaque nos rankings.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas