Estabeleça os objetivos para medir ROI nas redes sociais

Os brasileiros estão entre os que mais utilizam a Internet para se socializar. De acordo com a pesquisa da GlobalWebIndex, 47% possui conta em redes sociais. Isso faz crescer o interesse neste canal quando se pensa em investimentos em Marketing Digital. No entanto, a grande questão para suportar esses investimentos  está em como medir o resultados, o famoso ROI (Return Over Investment).

Redes sociais no Brasil 
As 6 redes mais usadas pelo brasileiros, segundo o IBGE são:

- 6° Instagran
- 5° Google+
- 4° Twitter
- 3°Yahoo! Respostas
- 2° YouTube
- 1° Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil. Além do aplicativo mobile estar presente em 76% dos smartphones, 25% dos brasileiros fazem uso desta rede social. No entanto, o YouTube é considerado pelos profissionais de Marketing como o principal foco de investimentos  para os próximos anos, pois o conteúdo em vídeo ganha cada vez mais espaço e apresenta resultados mais positivos e vantajosos.

Defina objetivos claros
A grande questão antes investir em mídia nas redes sociais é definir quais os objetivos e qual o público que se pretende atingir.  A sua meta pode ser aumentar o reconhecimento da marca, o numero de seguidores, engajamento, visitas ao e-commerce e conversões em vendas, menções positivas, comentários sobre a qualidade dos seus produtos e serviços.

Mensure 
Estabeleça métricas que possam ser mensuradas e defina as ferramentas mais adequadas para acompanhar o numero de visitas, conversões, menções etc.

Existem várias ferramentas que podem auxiliar a acompanhar sua campanha e o que estão falando sobre a sua empresa na rede. Entre as diversas que encontramos no mercado, podemos citar o Google Analytics, Hootsuite, Scup, Buffer, Reputation. A maioria das grandes redes oferecem sua própria ferramenta de analytics, como o Twitter, Google e Facebook.


Uma dica importante para facilitar a mensuração é taggear os seus links  para poder  rastrear e acompanhar nas ferramentas de analytics. Para medir efetivamente o ROI será necessário integrar os dados rastreados com o seu CRM e avaliar os custos envolvidos na produção de conteúdo, anúncios e tempo gasto na gestão de todo o processo.  Somente uma análise detalhada de relatórios poderá mostrar a efetividade quando se quer medir receita. E lembre-se de criar grupos de controle para entender a influência das redes no seu negócio, comparando o tráfego de redes sociais versus não usuários de redes sociais.

Nem todos os  benefícios que o uso de uma rede social pode trazer  são facilmente mostrados por números.  Muitos valores são intangíveis com o reconhecimento de sua marca, o quanto as pessoas lembram e reconhecem sua autoridade, as indicações feitas por fãs e seguidores. Por isso, antes de sair adicionando novas redes sociais, tenha bem claro quais são os reais valores e objetivos que a sua empresa busca com este investimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas